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Mostrando postagens de março, 2017

A redação de tipologia dissertativo-argumentativa: texto superficial?

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Texto de Kerlly Karine P. Herênio A redação de tipologia dissertativo-argumentativa é tratada como um texto convencional, tradicional, por ter sido extremamente difundido devido à Portaria Ministerial nº 391, ainda por ser moldado em regras. Luna (2004) diz que é uma situação em que o aluno observa um tema, e deve obrigatoriamente escrever com originalidade. Guedes (2009, p.89) observa que essa realidade teve influência ainda na década de 50, pois o uso do termo redação intensificou-se a partir do desenvolvimentismo dos anos 1950, perpassa todo o período do chamado milagre econômico e começa a findar com a crise econômica da segunda metade dos anos 1970. Redação expressa a eficiência tecnocrática dos engenheiros, economistas, administradores, politicólogos civis e militares que foram substituindo os bacharéis no comando dos negócios, eficiência que acabou por se tornar o emblema da sociedade brasileira nesse período. Eficiência é a palavra que culminou para o conceit

Instruções para redação acadêmica

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1.1. Como ler um texto acadêmico:  Seja qual for a técnica de leitura adotada, é imprescindível ter como ponto de partida que toda leitura exige concentração. Nenhum texto jamais será suficientemente claro se o leitor não prestar atenção nele.  Muitas vezes, mais de uma leitura é necessária para se alcançar uma compreensão razoável do texto. Faça anotações, grife, consulte dicionários, discuta com os colegas, pergunte-se se o que está lendo faz sentido.  Também é importante salientar que a bibliografia secundária ou bibliografia de apoio nunca substitui a leitura da bibliografia básica. Os manuais, livros paradidáticos e de divulgação podem eventualmente ajudar a esclarecer dificuldades encontradas na interpretação dos textos indicados na bibliografia básica. Entretanto, por seu caráter introdutório, costumam abusar de informações de senso comum, quando não resultam em meras simplificações de conceitos e argumentos. Uma formação acadêmica sólida exige o enfrentamento com o
https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21451/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20L%C3%ADngua%20Inglesa%20na%20sala%20de%20aula%20%28livro%20digital%29.pdf

Temas de Redação

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1. Família:  O seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio. 2. Água:  A falta, os problemas enfrentados pela sua falta, o problema na vida da população do sudeste nos últimos anos e há cerca de um século no nordeste do país. A prova pode solicitar do estudante a discussão das políticas públicas para reverter o problema e também ao comportamento da população para evitar o gasto de água. 3. Mobilidade Urbana:  Esse é um problema na maioria dos países, inclusive no Brasil, ainda mais nas grandes cidades do país. A discussão de melhorias e fornecimento de opções de transporte e ainda na melhoria para o uso de transporte alternativo (bicicletas). O tema pode pedir que o estudante trate desse problema analisando o ponto de vista de ciclistas, pedestres e motoristas, além de requerer proposta da melhoria e resolução dos conflitos. 4. Preconceito racial:  Um tema bem pres

A METÁFORA N O LIVRO DIDÁTICO D E ENSINO MÉDIO: U M ESTUDO FEITO A PARTIR DOS MANUAIS APROVADOS PELO PNLD 2014

https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2015v12n3p711

Gênero Textual

A escrita proporcionou ao homem poderosas funções na sociedade. Desde seu advento, há cerca de cinco mil anos, o texto escrito tem sido um grande fator de mediação entre as pessoas. Com o desenvolvimento dessa escritura, ocorreram outras formas de escrever e de situações que a requereram. Ao longo do tempo, o ensino da escrita preocupou-se com adequação de regras e correções textuais (Cf. Bazerman, 2011, p. 15). Hoje, ter sucesso na escrita requer a produção de muitas de suas formas e em diferentes gêneros textuais. Tal qual a língua, os gêneros textuais fazem parte da ação comunicativa do homem. Uns mais ativos, outros, já considerados inativos, a depender das características de cada cultura, história e necessidade de comunicação. Marcuschi (2010, p. 20) ressalta que em uma comunidade oral, por exemplo, desenvolveu-se um número limitado de gêneros; contudo, após o advento da escrita, por volta do século VII a.C., os gêneros multiplicaram-se. A partir do século XV, com a cultura i