Escrita argumentativa. O que é argumentar?
Argumentar é relacionar fatos, dados, estudos e opiniões a fim de
embasar determinado pensamento ou ideia. Ou seja, é um recurso que tem como
propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento
alterado.
Depois
de definida a tese que irá defender, a partir do tema proposto, segue-se a
argumentação. É preciso recolher todas as informações pertinentes ao seu
posicionamento sobre o assunto. Mas, quais os tipos de informações que você
deve usar para ser persuasivo, convincente em sua argumentação?
Tipos
de argumentação:
●fatos
históricos;
●dados
estatísticos;
●comparação;
●citação;
●raciocínio
lógico.
Fatos
históricos
Tese: os
grupos sociais tendem a considerar sua cultura como correta e julgar como
incorreta as diferentes culturas.
A
história mundial está repleta de fatos que comprovam que os grupos sociais
tendem a impor sua própria cultura perante outros grupos. A perseguição sofrida
pelos protestantes no século XVII, a europeização das colônias europeias no
período colonial e a proibição das expressões culturais dos negros no período
da escravidão no Brasil são alguns dos incontáveis exemplos de culturas em
conflito. Nestes casos, sempre venceram aquelas sociedades que possuíram maior
poder bélico.
Dados
estatísticos / comprovação
Tese: o
trabalho infantil é diretamente relacionado à pobreza.
Os
dados comprovam que em locais onde existe mais pobreza, o trabalho infantil é
mais evidente. O norte e o nordeste brasileiros, bem como as favelas das grandes
cidades são exemplos de que a baixa renda e o trabalho infantil são diretamente
relacionados. Claro que este não é o único fator que deve ser levado em
consideração, a educação dos pais e da criança é outro ponto importante. Mas a
principal motivação para que uma criança deixe de estudar para trabalhar são as
necessidades materiais familiares.
Comparação
Deve
ser usada no texto das mais diferentes formas: compare geograficamente,
socialmente, identifique características específicas, diferenças e semelhanças;
observe as diferenças culturais, sempre de acordo com sua tese.
Tese: o
idoso não é valorizado na sociedade capitalista ocidental.
Estudos
antropológicos comprovam que em algumas sociedades diferentes da nossa, como,
por exemplo, em tribos indígenas brasileiras, os idosos possuem uma posição
completamente diferente da que ocupam em nossa sociedade capitalista ocidental.
Normalmente os mais velhos são considerados os mais sábios da tribo, exercem
funções mágicas e de liderança. Em nossa sociedade os idosos são esquecidos em
asilos.
Citação
Sempre
que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam
como nós acerca do tema em evidência. Apresentamos no corpo de nosso texto a
menção de uma informação extraída de outra fonte.
Tese: o
jovem é influenciado a não gostar de política.
O jovem
é constantemente influenciado a não gostar de política, os meios de comunicação
de massa e as escolas, que deveriam ensinar o jovem a viver em sociedade, são
maus exemplos no que se refere à formação política dos jovens. Nas escolas é
mais comum o estudante decorar fórmulas que jamais utilizará em sua vida, do
que aprender a função de um vereador, por exemplo. O jovem cresce e se torna um
adulto analfabeto politicamente, como diz Bertolt Brecht “O pior analfabeto é o
analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos
políticos. (…) da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor
abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista(...).”
Raciocínio
Lógico
A
criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar
que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma
interpretação pessoal que pode ser contestada.
Tese:
as empresas que dominam os meios de comunicação de massa tem como principal
objetivo o lucro.
A
disputa entre empresas para se manter em mercados cada vez mais competitivos, exige
que as mesmas busquem aumentar seu poder de investimento. O aumento dos lucros
aumentam também o potencial de investimento das empresas. Desta forma o lucro é
o principal objetivo de qualquer empresa. O que não é diferente entre as
empresas que dominam o mercado de comunicação de massa, acima de qualquer
qualidade na programação ou na informação que as mesmas passam ao consumidor,
elas buscam o lucro.
Comentários
Postar um comentário