Escrita argumentativa. O que é argumentar?

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Argumentar é relacionar fatos, dados, estudos e opiniões a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. Ou seja, é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado.

Depois de definida a tese que irá defender, a partir do tema proposto, segue-se a argumentação. É preciso recolher todas as informações pertinentes ao seu posicionamento sobre o assunto. Mas, quais os tipos de informações que você deve usar para ser persuasivo, convincente em sua argumentação?

Tipos de argumentação:

●fatos históricos;
●dados estatísticos;
●comparação;
●citação;
●raciocínio lógico.

Fatos históricos 

Tese: os grupos sociais tendem a considerar sua cultura como correta e julgar como incorreta as diferentes culturas. 

A história mundial está repleta de fatos que comprovam que os grupos sociais tendem a impor sua própria cultura perante outros grupos. A perseguição sofrida pelos protestantes no século XVII, a europeização das colônias europeias no período colonial e a proibição das expressões culturais dos negros no período da escravidão no Brasil são alguns dos incontáveis exemplos de culturas em conflito. Nestes casos, sempre venceram aquelas sociedades que possuíram maior poder bélico.

Dados estatísticos / comprovação

Tese: o trabalho infantil é diretamente relacionado à pobreza. 

Os dados comprovam que em locais onde existe mais pobreza, o trabalho infantil é mais evidente. O norte e o nordeste brasileiros, bem como as favelas das grandes cidades são exemplos de que a baixa renda e o trabalho infantil são diretamente relacionados. Claro que este não é o único fator que deve ser levado em consideração, a educação dos pais e da criança é outro ponto importante. Mas a principal motivação para que uma criança deixe de estudar para trabalhar são as necessidades materiais familiares.

Comparação

Deve ser usada no texto das mais diferentes formas: compare geograficamente, socialmente, identifique características específicas, diferenças e semelhanças; observe as diferenças culturais, sempre de acordo com sua tese.

Tese: o idoso não é valorizado na sociedade capitalista ocidental. 

Estudos antropológicos comprovam que em algumas sociedades diferentes da nossa, como, por exemplo, em tribos indígenas brasileiras, os idosos possuem uma posição completamente diferente da que ocupam em nossa sociedade capitalista ocidental. Normalmente os mais velhos são considerados os mais sábios da tribo, exercem funções mágicas e de liderança. Em nossa sociedade os idosos são esquecidos em asilos.

Citação

Sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em evidência. Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.

Tese: o jovem é influenciado a não gostar de política.

O jovem é constantemente influenciado a não gostar de política, os meios de comunicação de massa e as escolas, que deveriam ensinar o jovem a viver em sociedade, são maus exemplos no que se refere à formação política dos jovens. Nas escolas é mais comum o estudante decorar fórmulas que jamais utilizará em sua vida, do que aprender a função de um vereador, por exemplo. O jovem cresce e se torna um adulto analfabeto politicamente, como diz Bertolt Brecht “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. (…) da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista(...).”

Raciocínio Lógico 

A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.

Tese: as empresas que dominam os meios de comunicação de massa tem como principal objetivo o lucro. 


A disputa entre empresas para se manter em mercados cada vez mais competitivos, exige que as mesmas busquem aumentar seu poder de investimento. O aumento dos lucros aumentam também o potencial de investimento das empresas. Desta forma o lucro é o principal objetivo de qualquer empresa. O que não é diferente entre as empresas que dominam o mercado de comunicação de massa, acima de qualquer qualidade na programação ou na informação que as mesmas passam ao consumidor, elas buscam o lucro.

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