REDAÇÃO VESTIBULAR – regras técnicas
Título
Dever ser
centralizado, só a 1ª inicial maiúscula. Nele, não pode haver ponto final,
entretanto, outros pontos podem ser utilizados. Se fizer uma interrogação, a
resposta deve estar, obrigatoriamente, ao longo da redação.
As aspas
no título devem ser colocadas em apenas um dos termos, pois ele já está em
evidência.
Lembre-se
ainda que uma palavra usada no título não deve ser repetida na 1ª linha da
introdução.
A
criatividade também deve ser levada em consideração, pois um título sem
criatividade ocorre uma perda de ponto de argumentação.
O que é
um título não criativo? é aquele que copia o tema, por exemplo. Não existe
tema-título há muitos anos no vestibular, apenas a UFU (Universidade Federal de
Uberlândia) às vezes ainda o utiliza. Além disso, títulos banais, simplórios
demais também perdem ponto de argumentação. Uma dica é você transformar o
argumento principal no seu título, assim você não perderá ponto de argumentação
nesse quesito.
Lembre-se
de que no Enem o título NÃO é obrigatório.
Introdução
É a
entrada da redação, e obrigatoriamente, apresenta-se o tema com a tese do
candidato. Essa seria a crítica principal que o vestibulando vai seguir durante
toda a redação. Tudo o que for dito na introdução deve ser provado no
desenvolvimento e solucionado na conclusão. Se fizer uma pergunta, por exemplo,
ele deve ser respondida ao longo do texto.
Desenvolvimento
É bom
salientar que um texto argumentativo tem no mínimo 3 parágrafos. Embora uma
redação padrão Enem, 4 parágrafos são ideais. Dessa forma, um bom
desenvolvimento compõe-se em 2 parágrafos.
Para cada
parágrafo, o ideal é ter no mínimo 4 linhas e no máximo 6 linhas. Isso não é
regra, mas uma orientação. Dentro dos parágrafos de desenvolvimento,
deve-se provar o problema encontrado sobre o tema que foi apresentado na
introdução, assim como também sustentar a crítica realizada no primeiro
parágrafo. Essa comprovação é feita por meio de exemplos ou de argumentos de
autoridade (citação ou paráfrase).
Lembre-se
sempre de que uma citação deve ter em média duas linhas e não compor o
parágrafo inteiro. O importante não é citar, parafrasear ou expor exemplos, mas
argumentar a informação que tiver.
Conclusão
O último
parágrafo ou fechamento do texto. O lugar de uma solução para o problema
apresentado na introdução. Como é o parágrafo para respostas, não pode haver
perguntas. O questionamento poderá ser feito entre a introdução e o último
parágrafo de desenvolvimento, na conclusão não.
Também
não é bom colocar citação, contudo, não é proibido. Há pessoas que conseguem
muito bem pôr uma citação na conclusão, mas não é uma tarefa fácil e muitos não
conseguem, por isso falo para evitar.
Questões
estruturais a serem evitadas no texto argumentativo:
- não
repetir palavras na mesma linha e nem entre uma linha e outra;
-
"onde" só relaciona antecedente lugar;
- erros
de acentuação, ortografia;
-
utilização de vocabulário inadequado como vulgarismos, gírias, palavras
rebuscadas demais e arcaísmos;
- erro de
margem;
-
parágrafo longo ou curto;
- uso de
clichês;
- mudança
de pessoa discursiva;
- uso
direcionado de 2ª pessoa;
-
intromissão;
- letra
ruim;
-
pontuação errada;
- usar
"conclui-se que " e a palavra "solução" na conclusão.
Questões
argumentativas a serem evitadas:
- não
apresentar o tema na introdução;
- não
apresentar a crítica/problema na introdução;
- não
colocar provas no desenvolvimento;
- não
elaborar proposta de solução na conclusão.
Prova
zerada:
- fuga ao
tema;
- ferir
os direitos humanos;
- fuga à
tipologia textual;
- plágio.
*Autora:
Kerlly Herênio - professora, corretora de redação, especialista em Gêneros
textuais, mestre em Linguística, doutora em redação.
ESQUEMA
PARA PRODUÇÃO DE REDAÇÃO
INTRODUÇÃO:
1) CONTEXTUALIZAÇÃO;
2) PROBLEMA (APRESENTAÇÃO DO TEMA);
3) TESE (CRÍTICA - O QUE O PROBLEMA
SIGNIFICA, A CAUSA OU CONSEQUÊNCIA)
ITENS 1, 2 E 3 NO PRIMEIRO PARÁGRAFO.
DESENVOLVIMENTO:
4) PROVAS:
4.1) 2ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA
INTRODUÇÃO - PROBLEMA - ARGUMENTO 1 = PROVA + CRÍTICA;
4.2) 3ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA
INTRODUÇÃO - TESE - ARGUMENTO 2 = PROVA + CRÍTICA.
CONCLUSÃO:
5) PROPOSTA DE INTERVENÇÃO = SOLUÇÃO
PARA O PROBLEMA CITADO NA INTRODUÇÃO. INTERVENÇÃO COM DUAS AGÊNCIAS.
Comentários
Postar um comentário