Análise da prova de Linguagens do Enem 2017 e o que esperar da prova deste ano?
2017:
"Foi uma prova mais densa, com textos mais longos, mas que ao mesmo tempo mostra como o ENEM vem se modernizando. A prova de Linguagens contou com figuras clássicas do ENEM, como Chico Buarque e Paulo Leminski, mas também trabalhou uma imagem de grafite. As questões mantiveram o caráter de cobrar muito texto publicitário, além de poemas, variações Linguísticas, a relação entre as línguas, função de linguagem, gêneros textuais e textos teatrais. A questão social marcou presença na prova, utilizando uma imagem super forte sobre a violência contra a mulher." Fonte https://blog.enem.com.br/enem-2017-analise-das-provas-dia-1/
LINGUAGENS NO ENEM: TEMAS MAIS COBRADOS
Quem está na maratona de estudos para o Enem sabe que, apesar do edital indicar todo o conteúdo do ensino médio, existem alguns assuntos que caem mais que outros. Por isso, separamos neste texto os temas mais recorrentes na prova de Linguagens no Enem.
SAIBA O QUE ESTUDAR EM LINGUAGENS NO ENEM
LÍNGUA PORTUGUESA
Variação linguística: estuda a variação da língua, baseando-se principalmente em fatores históricos e culturais. Compreende também dialetos, socioletos, etnoletos, idioletos, ecoletos e linguagem padrão e culta.
Interpretação de textos: aborda os gêneros jornalísticos, informativos e também propagandas. Na verdade, esse tema está presente em toda a prova, inclusive de outras áreas de conhecimento.
Figuras de linguagem: identificação das figuras de linguagens. As principais são: metonímia, metáfora, hipérbole, ironia, antítese, eufemismo etc.
Gêneros textuais: aborda artigos de opinião, manifesto, reportagem, carta de reclamação, resenha, dentre outros
https://foconoenem.com/linguagens-no-enem/
https://foconoenem.com/linguagens-no-enem/
Comentários
Postar um comentário