GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR - TEXTO DISSERTATIVO-RGUMENTATIVO
Dever ser centralizado, só a 1ª
inicial maiúscula. Nele, não pode haver ponto final, entretanto, outros pontos
podem ser utilizados. Se fizer uma interrogação, a resposta deve estar,
obrigatoriamente, ao longo da redação.
As aspas no título devem ser
colocadas em apenas um dos termos, pois ele já está em evidência.
Lembre-se ainda que uma palavra usada
no título não deve ser repetida na 1ª linha da introdução.
A criatividade também deve ser levada
em consideração, pois um título sem criatividade ocorre uma perda de ponto de
argumentação.
O que é um título não criativo? é
aquele que copia o tema, por exemplo. Não existe tema-título há muitos anos no
vestibular. Além disso, títulos banais, simplórios demais também perdem ponto
de argumentação. Uma dica é você transformar o argumento principal no seu
título, assim você não perderá ponto de argumentação nesse quesito.
Lembre-se de que no Enem o título NÃO
é obrigatório.
Introdução
É a entrada da redação, e
obrigatoriamente, apresenta-se o tema com a tese do candidato. Essa seria a
crítica principal que o vestibulando vai seguir durante toda a redação. Tudo o
que for dito na introdução deve ser provado no desenvolvimento e solucionado na
conclusão. Se fizer uma pergunta, por exemplo, ele deve ser respondida ao longo
do texto.
Critérios obrigatórios na introdução:
apresentação de um problema e a causa ou consequência do problema. A introdução
completa seria com a seguinte composição: contextualização, problema e
consequência.
Uma sugestão para o número de linhas
é que esteja entre 5 a 7 linhas.
Desenvolvimento
É bom salientar que um texto
argumentativo tem no mínimo 3 parágrafos. Embora uma redação padrão Enem, 4 parágrafos
são ideais. Dessa forma, um bom desenvolvimento compõe-se em 2 parágrafos (D1 e
D2).
Para cada parágrafo, o ideal é ter no
mínimo 5 linhas e no máximo 9 linhas. Isso não é regra, mas uma orientação.
Dentro dos parágrafos de desenvolvimento, deve-se provar o problema
encontrado sobre o tema que foi apresentado na introdução, assim como também
sustentar a crítica realizada no primeiro parágrafo. Essa comprovação é feita
por meio de exemplos ou de argumentos de autoridade (paráfrase), uso de teóricos
(filósofos, sociólogos), dados estatísticos, obras literárias, trecho de
música, contexto histórico, etc.
Lembre-se sempre de que uma citação
deve ter em média uma linha e meia, não compor o parágrafo inteiro. O
importante não é citar, parafrasear ou expor exemplos, mas argumentar a
informação que tiver.
Conclusão
O último parágrafo ou fechamento do
texto. O lugar de uma solução para o problema apresentado na introdução. Como é
o parágrafo para respostas, não podem haver perguntas. O questionamento poderá
ser feito entre a introdução e o último parágrafo de desenvolvimento, na
conclusão não.
Também não é bom colocar citação,
contudo, não é proibido. Há pessoas que conseguem muito bem pôr uma citação na
conclusão, mas não é uma tarefa fácil e muitos não conseguem, por isso falo
para evitar.
Critérios obrigatórios para a
conclusão: agente, ação, modo, finalidade.
Questões estruturais a serem evitadas
no texto argumentativo:
- não repetir palavras na mesma linha
e nem entre uma linha e outra;
- "onde" só relaciona
antecedente lugar;
- erros de acentuação, ortografia;
- utilização de vocabulário
inadequado como vulgarismos, gírias, palavras rebuscadas demais e arcaísmos;
- erro de margem;
- parágrafo longo ou curto;
- uso de clichês;
- mudança de pessoa discursiva;
- uso direcionado de 2ª pessoa;
- intromissão;
- letra ruim;
- pontuação errada;
- usar "conclui-se que " e
a palavra "solução" na conclusão.
Questões argumentativas a serem
evitadas:
- não apresentar o tema na
introdução;
- não apresentar a crítica/problema
na introdução;
- não colocar provas no
desenvolvimento;
- não elaborar proposta de solução na
conclusão.
Prova zerada:
- fuga ao tema;
- ferir os direitos humanos;
- fuga à tipologia textual;
- plágio.
ESQUEMA PARA
PRODUÇÃO DE REDAÇÃO
INTRODUÇÃO:
1) CONTEXTUALIZAÇÃO;
2) PROBLEMA (APRESENTAÇÃO DO TEMA);
3) TESE (CRÍTICA - O QUE O PROBLEMA
SIGNIFICA, A CAUSA OU CONSEQUÊNCIA)
ITENS 1, 2 E 3 NO PRIMEIRO PARÁGRAFO.
DESENVOLVIMENTO:
4) PROVAS:
4.1) 2ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA
INTRODUÇÃO - PROBLEMA - ARGUMENTO 1 = PROVA + CRÍTICA;
4.2) 3ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA
INTRODUÇÃO - TESE - ARGUMENTO 2 = PROVA + CRÍTICA.
CONCLUSÃO:
5) PROPOSTA DE INTERVENÇÃO = SOLUÇÃO
PARA O PROBLEMA CITADO NA INTRODUÇÃO. INTERVENÇÃO COM DUAS AGÊNCIAS.
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