GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR - TEXTO DISSERTATIVO-RGUMENTATIVO

 

 



Dever ser centralizado, só a 1ª inicial maiúscula. Nele, não pode haver ponto final, entretanto, outros pontos podem ser utilizados. Se fizer uma interrogação, a resposta deve estar, obrigatoriamente, ao longo da redação. 

As aspas no título devem ser colocadas em apenas um dos termos, pois ele já está em evidência. 

Lembre-se ainda que uma palavra usada no título não deve ser repetida na 1ª linha da introdução. 

A criatividade também deve ser levada em consideração, pois um título sem criatividade ocorre uma perda de ponto de argumentação. 

O que é um título não criativo? é aquele que copia o tema, por exemplo. Não existe tema-título há muitos anos no vestibular. Além disso, títulos banais, simplórios demais também perdem ponto de argumentação. Uma dica é você transformar o argumento principal no seu título, assim você não perderá ponto de argumentação nesse quesito.

Lembre-se de que no Enem o título NÃO é obrigatório.

 

Introdução



 

É a entrada da redação, e obrigatoriamente, apresenta-se o tema com a tese do candidato. Essa seria a crítica principal que o vestibulando vai seguir durante toda a redação. Tudo o que for dito na introdução deve ser provado no desenvolvimento e solucionado na conclusão. Se fizer uma pergunta, por exemplo, ele deve ser respondida ao longo do texto.

Critérios obrigatórios na introdução: apresentação de um problema e a causa ou consequência do problema. A introdução completa seria com a seguinte composição: contextualização, problema e consequência.

Uma sugestão para o número de linhas é que esteja entre 5 a 7 linhas.

 

Desenvolvimento

 


 

 

 

É bom salientar que um texto argumentativo tem no mínimo 3 parágrafos. Embora uma redação padrão Enem, 4 parágrafos são ideais. Dessa forma, um bom desenvolvimento compõe-se em 2 parágrafos (D1 e D2).

Para cada parágrafo, o ideal é ter no mínimo 5 linhas e no máximo 9 linhas. Isso não é regra, mas uma orientação. Dentro dos parágrafos de desenvolvimento, deve-se provar o problema encontrado sobre o tema que foi apresentado na introdução, assim como também sustentar a crítica realizada no primeiro parágrafo. Essa comprovação é feita por meio de exemplos ou de argumentos de autoridade (paráfrase), uso de teóricos (filósofos, sociólogos), dados estatísticos, obras literárias, trecho de música, contexto histórico, etc.

Lembre-se sempre de que uma citação deve ter em média uma linha e meia, não compor o parágrafo inteiro. O importante não é citar, parafrasear ou expor exemplos, mas argumentar a informação que tiver.

 

Conclusão

 

O último parágrafo ou fechamento do texto. O lugar de uma solução para o problema apresentado na introdução. Como é o parágrafo para respostas, não podem haver perguntas. O questionamento poderá ser feito entre a introdução e o último parágrafo de desenvolvimento, na conclusão não. 

Também não é bom colocar citação, contudo, não é proibido. Há pessoas que conseguem muito bem pôr uma citação na conclusão, mas não é uma tarefa fácil e muitos não conseguem, por isso falo para evitar.

Critérios obrigatórios para a conclusão: agente, ação, modo, finalidade.

 

Questões estruturais a serem evitadas no texto argumentativo:

 

- não repetir palavras na mesma linha e nem entre uma linha e outra; 

- "onde" só relaciona antecedente lugar;

- erros de acentuação, ortografia;

- utilização de vocabulário inadequado como vulgarismos, gírias, palavras rebuscadas demais e arcaísmos;

- erro de margem;

- parágrafo longo ou curto;

- uso de clichês;

- mudança de pessoa discursiva;

- uso direcionado de 2ª pessoa;

- intromissão;

- letra ruim;

- pontuação errada;

- usar "conclui-se que " e a palavra "solução" na conclusão.

 

Questões argumentativas a serem evitadas:

 

- não apresentar o tema na introdução;

- não apresentar a crítica/problema na introdução;

- não colocar provas no desenvolvimento;

- não elaborar proposta de solução na conclusão.

 

Prova zerada:

 

- fuga ao tema;

- ferir os direitos humanos;

- fuga à tipologia textual;

- plágio.

 

ESQUEMA PARA PRODUÇÃO DE REDAÇÃO

 

INTRODUÇÃO:

 

1) CONTEXTUALIZAÇÃO;

2) PROBLEMA (APRESENTAÇÃO DO TEMA);

3) TESE (CRÍTICA - O QUE O PROBLEMA SIGNIFICA, A CAUSA OU CONSEQUÊNCIA)

ITENS 1, 2 E 3 NO PRIMEIRO PARÁGRAFO.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

4) PROVAS:

4.1) 2ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA INTRODUÇÃO - PROBLEMA - ARGUMENTO 1 = PROVA + CRÍTICA;

4.2) 3ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA INTRODUÇÃO - TESE - ARGUMENTO 2 = PROVA + CRÍTICA.

 

CONCLUSÃO:

 

5) PROPOSTA DE INTERVENÇÃO = SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA CITADO NA INTRODUÇÃO. INTERVENÇÃO COM DUAS AGÊNCIAS.

 

 

 

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