REDAÇÃO - REVISÃO PRÉ-ENEM

REVISÃO DE ESTRUTURA

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO ESTILO ENEM

INTRODUÇÃO

CONTEXTUALIZAÇÃO - INFORMAÇÃO EXTERNA RELACIONADA AO TEMA - OBRA LITERÁRIA; CONTEXTO HISTÓRICO OU; TEÓRICO (FILÓSOFO, SOCIÓLOGO);

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA - PROBLEMA ENCONTRADO DENTRO DO TEMA E QUE DEVE SER SOLUCIONADO NA CONCLUSÃO;

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

TEMA PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Em "Jeca Tatu", obra de Monteiro Lobato, há uma construção caricata do homem campesino, representação do atraso que convencionou-se associar ao falar caipira. Nesse sentido, é perceptível, ainda na hodiernidade, a difusão de tais estereótipos pejorativos, uma vez que o preconceito linguístico representa uma mazela em relação aos direitos humanos no país, seja pela marginalização social, seja pelo preconceito exacerbado. 

DESENVOLVIMENTO

RETOMADA DA INTRODUÇÃO PROVANDO SEUS ELEMENTOS.

D1 (DESENVOLVIMENTO 1) - RETOMADA DO PROBLEMA APRESENTADO NA INTRODUÇÃO, PROVANDO-O E SE POSICIONANDO.

D1 = PROVA + POSICIONAMENTO.

D2 (DESENVOLVIMENTO 2) - RETOMADA DA CAUSA OU CONSEQUÊNCIA APRESENTADO NA INTRODUÇÃO, PROVANDO E POSICIONANDO.

D2 = PROVA + POSICIONAMENTO.

EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO


DESENVOLVIMENTO 1


De acordo com Vygotsky, a linguagem é o fator que concede ao homem a possibilidade de compreender e interpretar o mundo ao seu redor. Nessa perspectiva, privar indivíduos da expressão pessoal, baseado somente em uma visão purista da língua, é lhes cercear a criticidade e a própria manifestação de suas particularidades. Ademais, destaca-se o caráter cultural do falar, sobre o qual há desconhecimento e pouco interesse, elementos que fomentam as atitudes discriminatórias. 


DESENVOLVIMENTO 2

 

Consoante ao filósofo e linguista Saussure, a fala não pode ser entendida como estática ou única, uma vez que é ela um ente vivo, transformado constantemente pelas interações sociais. Nesse ínterim, a esfera de valores e formações distintas peculiares ao Brasil torna, também, nossa língua móbil e diversa, condição enriquecedora que, oposto ao que se vê hodiernamente, deve ser valorizada.

CONCLUSÃO

VOCÊ DEVE SOLUCIONAR O PROBLEMA ENCONTRADO NA INTRODUÇÃO POR MEIOS DE 4 ELEMENTOS:

AGENTE - INSTITUIÇÃO A QUAL SERÁ RESPONSÁVEL PELA AÇÃO - GOVERNO, ESCOLA, ETC.

AÇÃO - DEVE SER CONCRETA;

MODO - ESPECIFICAR COMO A AÇÃO OCORRERÁ;

FINALIDADE - OBJETIVO DA AÇÃO.

EXEMPLO DE CONCLUSÃO COM A TEMÁTICA PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Cabe às universidades e escolas promoverem no currículo da disciplina de Língua Portuguesa, planejamentos voltados para o estudo mais aprofundado da variabilidade linguística. Nesse ínterim, podem ser realizadas oficinas de leitura e encenação de manifestações artísticas regionais, que demonstrem o valor do diferente. Dessarte, será tangível, pelo saber, dissipar os pressupostos arraigados que segregam e rotulam inúmeros "Jecas" na atualidade.


TEMÁTICAS

Apostas para 2020

Em setembro, no mês de prevenção ao suicídio, o Inep publicou que 12 mil casos são registrados no Brasil todos os anos, principalmente entre os mais jovens. A postagem também traz informações sobre onde as pessoas podem buscar ajuda no Sistema Único de Saúde (SUS). “A questão da saúde mental pode aparecer na prova. Não diretamente relacionada ao suicídio, porque isso pode causar gatilhos nos estudantes, mas de outra maneira”.

ALFABETIZAÇÃO

Outro tema recorrente nas redes sociais do MEC e Inep é sobre a importância da alfabetização na infância. Diversas postagens com conteúdos e estatísticas foram feitas ao longo ano. Além disso, o MEC está desenvolvendo o projeto “Conta Pra Mim”, em que o personagem Tico incentiva familiares a lerem histórias para crianças. “Talvez esse tema posso surgir como desdobramento dos altos índices de evasão escolar, em especial no ensino público, que sofreu muito com isso durante a pandemia”. É importante É importante lembrar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 30 anos em 2020. No início de dezembro, o Governo Federal lançou, por meio do MEC em parceira com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência), que oferecerá uma qualificação de nível internacional aos professores da alfabetização. O MEC também lançou o aplicativo “GraphoGame”, que auxilia estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender as ler as primeiras letras, sílabas e palavras. Segundo o ministério, o software foi criado com base em evidências cientificas que estimulam o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas.

EXPLICANDO MELHOR...

Alfabetização 

Ao longo de 2020, o MEC fez diversas postagens no Instragram abordando questões ligadas à alfabetização. A preocupação com a infância e, em especial, com medidas que garantam a alfabetização na idade certa estão em pauta há algum tempo. O Ministério da Educação divulgou com bastante frequência o programa “Tempo de Aprender“, que visa o enfrentamento das principais causas das deficiências na alfabetização no Brasil. Assim, o programa propões ações estruturadas em 4 eixos que vão desde a formação continuada até a valorização dos profissionais da área.

É importante, portanto, que você conheça esse programa e também procure alguns dados sobre alfabetização bem como sobre analfabetismo no país. Em julho deste ano divulgou-se que, com atraso, o Brasil atingiu a meta de alfabetização projetada para 2015, e o país ainda possui cerca de 11 milhões de analfabetos. Além de fazer essa pesquisa, aproveite e já vá pensando em possibilidades de propostas de intervenção.

Literacia familiar

Você sabe o que é literacia familiar? Trata-se de um conjunto de práticas e experiências relacionadas com linguagem, leitura e escrita vivenciadas entre pais/cuidadores e filhos. Esse conceito tem contato com o tema da alfabetização e também consta na política nacional sobre o tema. Assim, encontramos no perfil do MEC uma série de postagens sobre a questão, especialmente divulgando outro programa: o Conta pra mim. Nele, há orientações e técnicas facilitadoras e inovadoras da alfabetização.

A ideia é estimular a leitura de forma lúdica e participativa, preparando desde cedo as crianças para os anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, propõe momentos que podem fortalecer o vínculo familiar. O projeto conta com materiais multimídia e uma coleção de livros que podem ser acessados e lidos por pais para seus filhos. Pesquise sobre a leitura literária e sua importância para a primeira infância e conheça bem esse projeto. Como não é um conceito muito divulgado, cabe se apropriar dele. Busque referências de projetos como esse em outros lugares e seus efeitos. Assim desenvolverá a sua argumentação sem dificuldades.

Educação Especial

Outro tema que frequentou o perfil do MEC foi a Educação Especial. Certamente isso ocorreu porque, neste ano o governo instituiu a PNEE – Política Nacional de Educação Especial. Assim, por tratar-se de uma questão bastante polêmica, pode estar cotada para aparecer como tema de alguma forma. Há, de fato, um esforço governamental para divulgar essa política como positiva, com muitas propagandas nas mídias tradicionais sobre o assunto. Por outro lado, porém, há diversas entidades ligadas às pessoas com deficiência que a consideram um retrocesso. Recentemente lançamos um tema de redação para debater o capacitismo no Brasil. Desse modo, caso queira treinar, acesse também os repertórios para esse tema e saiba um pouco mais sobre como isso pode aparecer no Enem.

Alimentação escolar

Procurando com atenção, você encontrará algumas postagens sobre alimentação escolar. Desde o processo de escolha dos itens até a importância da nutrição na infância e adolescência, o tema aparece aqui e ali. Mas por que isso pode ser um tema? Bom, provavelmente você viu notícias que mostram o aumento da pobreza no país. O Banco Mundial divulgou que após 11 anos de redução da pobreza, o país retrocedeu nessa questão nos últimos 5 anos.

Não é necessário ir muito longe para constatar esse dado na prática. Na sua cidade, aumentou o número de pessoas em situação de rua? Há mais pedintes? Está mais difícil comprar os itens da cesta básica? Possivelmente a sua resposta seja sim para uma ou mais dessas perguntas. Isso, obviamente, impacta a sociedade como um todo. Desse modo, a alimentação escolar têm novamente o papel central de talvez ser o único acesso à comida diário para muitas crianças adolescentes. 

Uma das grandes apostas de tema para a redação 2020 são os efeitos do tabagismo na saúde, sobretudo devido ao uso de cigarro eletrônico por muitos jovens no Brasil. De acordo com Cristina, não existem campanhas nacionais ou na televisão sobre o combate ao tabagismo. 

Outras apostas de tema para o Enem

Por conta da pandemia, tanto o perfil do MEC como do Inep trouxeram muitas postagens relativas ao coronavírus e seus efeitos na educação e na ciência. É pouco provável, no entanto, que a Covid-19 apareça como um tema de redação. Mas é possível que situações que tivemos que enfrentar em função da doença sejam abordados. Citamos duas que apareceram com frequência: ensino remoto e incentivo à pesquisa.

Pois é, o distanciamento social e o fechamento das escolas forçou uma adaptação que nem todos puderam acompanhar. Isso porque ficou evidente a exclusão digital de uma grande parcela da população. Essa e outras questões podem aparecer na hora de escrever o texto para o Enem. A necessidade de uma vacina e a mobilização mundial para isso fez emergir uma grande valorização da ciência. Inep e MEC publicaram sobre isso. Por outro lado, também vimos muito negacionismo circulando por aí, o que também poderá virar uma proposta de redação.

LEIS QUE FORAM CRIADAS RELACIONADAS À INTERNET

LEI 14108 - "INTERNET DAS COISAS" - DESONERA TRIBUTOS SETORIAIS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS;

14109 - DESTINAÇÃO DE RECURSOS À ADMINISTRAÇÃO E OBJETIVOS DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO.

FORAM LEIS CRIADAS EM VIRTUDE DA SITUAÇÃO DE PANDEMIA, ENSINO A DISTÂNCIA DE FORMA QUE VIABILIZASSE O ACESSO À INTERNET. CONTUDO, BARRA-SE EM OUTRO PROBLEMA O ANALFABETISMO DIGITAL.



 











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