PADRÃO UFT / UFNT DE REDAÇÃ


Redação é classificatória e eliminatória. Deve possuir, no mínimo, 7 linhas e, no máximo, 30 linhas (igual Enem). 

Os candidatos só podem deixar o local de prova após o período de 1 hora e 20 minutos por questões de segurança e sigilo do conteúdo da prova.

O resultado da prova de redação é a média entre as notas atribuídas por dois avaliadores. A Redação vale de zero a dez (diferente do Enem), sendo que notas menores que três implicam em desclassificação.

Cópia dos textos apresentados anula a redação. No Enem está bem explícito essa proibição, na UFT/UFNT também é igual, anula a prova.

Caneta azul ou preta.

Letra de forma (diferenciar maiúsculas, de minúsculas).

Texto dissertativo-argumentativo em prosa (mesma tipologia do Enem). Texto em prosa significa que é dividido em parágrafos.

Proibido o uso de corretivo.

Elementos de identificação do texto (não escrever, desenhar, inclusivo no verso -  zera a prova).

Proibido o uso de clichês e frases feitas. (caso o candidato use, é considerado aspecto negativo e implica perda de pontos). O candidato deve ser inovador, assertivo, ter autoria. Uso de repertório validado, pertinente.

Proibido uso de estrangeirismos.

Rasura e letra ilegível.

Competências: (igual a Enem)

Escrita Formal (gramática, estética, legilibilidade, margem)

Composição da proposta e área de conhecimento (tangenciamento do tema, fugir do tema, uso de repertório no desenvolvimento).

Argumentos, ponto de vista (posicionamentos).

Mecanismos linguísticos: coesão e coerência (uso de conectivos).

Proposta de intervenção. (projeto que você vai elaborar para apontar as possíveis soluções que você apontou na introdução). A UFT/UFNT não traz a obrigatoriedade dos cinco elementos como o Enem. Veja bem, é igual ao Enem porque exige uma proposta de intervenção, contudo não traz em edital escrito que precisa de todos os cinco elementos igual ao Enem que é o agente, ação, modo, finalidade e detalhamento, sobretudo o detalhamento, que é uma obrigatoriedade apenas do Enem. Agente, ação e finalidade são os critérios fundamentais para a proposta de intervenção no padrão de redação UFT/UFNT.

É bom salientar que na UFT/UFNT traz em edital um grupo de obras literárias obrigatórias. É bom usar em algum momento na redação uma desses livros como repertório sociocultural validado. Obviamente, trazer o uso dessas obras relacionando ao tema e à argumentação envolvida em sua produção escrita.

ÚLTIMOS TEMAS:

A fome e seus impactos no contexto brasileiro.

Efeitos da ausência de empatia nas relações sociais.

 

 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações subordinadas substantivas

SINTAXE

SINTAXE - O SUJEITO