PROPOPOSTA DE REDAÇÃO

TEMA: OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MERCADO DE TRABALHO.



TEXTO 1

É notório que com os avanços da tecnologia na sociedade, as grandes empresas sentiram-se na obrigação de se adaptar a essas mudanças. E dentre os principais fatores causados por essa adaptação, destacam-se: o desemprego, devido à substituição dos indivíduos por máquinas, como também a desvalorização de instituições que não se adaptam a essas tecnologias. Em relação à substituição de seres humanos por máquinas, pode se dizer que já na primeira Revolução Industrial, com a invenção das máquinas movidas a carvão, houve a ocorrência da automatização do trabalho. No entanto, por ainda se necessitar da mão de obra humana para abastecer as máquinas com carvão, o serviço do homem não foi totalmente dispensado. Entretanto nos tempos atuais, a capacidade tecnológica do maquinário das empresas é mais abrangente, uma vez que estas já operam por programas computadorizados no qual se necessita apenas de um cidadão para que seja iniciado o processo.
  Com relação à desvalorização das empresas que não se adaptam a essa inovação tecnológica da época contemporânea em que ela se encontra, é possível afirmar que existe o risco desta se tornar obsoleta perante a concorrência, chegando assim à falência. Adaptações como: A utilização de equipamentos para a produção em massa, máquinas que efetuam a inspeção do controle de qualidade, o uso de aviões não tripulados, drones, para a melhor visualização de um terreno, são necessárias, uma vez que o sistema atual é capitalista, e tem como prioridade maior produção juntamente com maior lucro. Dado isso, é necessário que o Governo Federal abra oportunidades de emprego totalmente manuais, através do auxílio e entendimento da sociedade, para que estes não fiquem à mercê do desemprego por conta do avanço tecnológico. Também é cabível que os chefes de empresas, não desfaçam de seus empregados, através da introdução destes em outros setores dentro da instituição, para que assim ocorra a redução do número de inativos no país. Fonte: Imagine.

TEXTO 2

As novas tecnologias ameaçam substituir os próprios profissionais especializados. Os médicos poderão ser substituídos por equipamentos que fazem diagnósticos e prescrevem a terapia. Os milhões de professores poderão ser trocados por alguns tutores que ensinam multidões a distância. Os pesquisadores poderão sofrer a concorrência de sistemas digitais que realizam milhões de experimentos até encontrar a resposta para a questão pesquisada. Ao lado dessas previsões catastróficas, muitos analistas argumentam, porém, que os impactos positivos das inovações tecnológicas são demorados, mas vêm. Assim ocorreu com a introdução da mecanização na agricultura, com o invento da máquina a vapor e com a entrada do motor elétrico e da telefonia na indústria e nos serviços. Em todos os casos, o emprego cresceu e os salários subiram depois de certo tempo. Na verdade, o mundo nunca assistiu a uma avalanche de desemprego e a uma deterioração dos salários em decorrência de inovações que elevam a produtividade. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,a-revolucao-digital-e-o-emprego-imp-,1580020 Acesso em 15 agosto 2017

TEXTO 3

A tecnologia, desde os tempos antigos, até o mundo contemporâneo, tem contribuído para o avanço da humanidade, possibilitando assim uma série de benefícios para a melhora na qualidade de vida no âmbito tecnológico. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) representa uma grande conquista para a sociedade, porém possui muitos desafios com os impactos sociais causados, como a falta de controle humano e a substituição de pessoas no mercado de trabalho. A princípio, é relevante destacar que a falta do controle humano é um problema gerado por essa inovação. Nesse sentido, Albert Einstein, se referiu a isso dizendo: " Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade ", sendo assim, o ser humano criou algo que ultrapassou ele mesmo, apresentando um risco ao seu bem-estar. Ademais, é inegável o fato que a Inteligência Artificial pode substituir a mão de obra humana, acarretando assim no aumento do desemprego. Nesse viés, segundo o site do "Brasil escola" , o desenvolvimento tecnológico leva à exclusão da mão de obra , gerando um processo de desemprego estrutural, ou seja, servindo como um empecilho para a vida em sociedade. Portanto, é essencial que o governo amenize os desafios apresentados. É necessário que os agentes responsáveis por essa tecnologia-seus criadores- diminuam a sua capacidade de tomar decisões sem intervenção humana, e que o Estado invista na qualificação de pessoas para o trabalho por meio de verbas e cursos gratuitos, interferindo assim na sua substituição por máquinas. Assim, resultando em uma maior segurança na utilização dessa inovação e na diminuição do desemprego. Fonte: Brasil Escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações subordinadas substantivas

SINTAXE - O SUJEITO

GRAMÁTICA - PERÍODO COMPOSTO