REDAÇÃO PRONTA SOBRE "OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA"



INTRODUÇÃO

Em 1956, na Conferência de Dartmouth, a sociedade deu seus primeiros passos rumo a uma revolução tecnológica ao introduzir o conceito de inteligência artificial, idealizando máquinas capazes de imitar a cognição humana. Todavia, décadas depois, os avanços nesse campo ainda coexistem com desafios éticos e sociais, como a desigualdade de acesso e os impactos no mercado de trabalho

DESENVOLVIMENTO

Acerca dessa lógica, em primeiro plano, cabe ressaltar que a ausência de regulamentação adequada contribui para os impactos negativos da inteligência artificial na sociedade contemporânea. Nesse sentido, o filósofo Byung-Chul Han alerta para o uso indiscriminado da tecnologia que pode aprofundar desigualdades sociais e econômicas. Nesse viés, a falta de diretrizes claras para o uso ético da inteligência artificial permite práticas como a discriminação algorítmica e a precarização do trabalho humano, prejudicando a equidade e o bem-estar social. 

Nesse cenário, em segundo plano, o filósofo alemão Jürgen Habermas destaca a importância da ética comunicativa, que exige transparência e responsabilidade nas interações sociais e tecnológicas. Nessa lógica, a sociedade falha ao ignorar os riscos associados ao uso de algoritmos opacos que podem reproduzir preconceitos estruturais e comprometer direitos fundamentais, como a privacidade e a igualdade. Portanto, há, nesse ínterim, falta de  transparência e equidade no uso da inteligência artificial, e seus impactos continuarão a reforçar desigualdades sociais.

CONCLUSÃO

Observa-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar os impactos negativos da inteligência artificial na sociedade contemporânea. Para isso, o Governo Federal – instância de máxima autoridade regulatória – deve criar leis específicas, por meio do Ministério da Justiça e Poder Legislativo, para o desenvolvimento e uso ético da IA, com regulamentações que garantam transparência, proteção de dados e igualdade de acesso. Faz-se, necessário, o regimento específico da IA, sobre os riscos e benefícios da tecnologia, a fim de promover seu uso de forma responsável. Afinal, somente assim será possível alinhar os avanços tecnológicos com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO