PRINCIPAIS TEÓRICOS NA REDAÇÃO + CONTEXTO HISTÓRICO NA REDAÇÃO
PRINCIPAIS TEORIAS PARA USO NA REDAÇÃO VESTIBULAR
TEORIA EXISTENCIALISTA DE SARTRE
Também chamada de "Questão de Liberdade de
Sartre", o "Existencialismo" é um conjunto de doutrinas
filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com
o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição
humana.
Somos os responsáveis por nossa existência -
"Somos responsáveis por nossas ações" (Jean-Paul Sartre).
Eu não escolho nascer no Brasil ou nos EUA, pobre
ou rico, branco ou preto, saudável ou doente: sou "jogado" no mundo.
Existo. Mas o que eu faço de minha vida, o significado que dou à minha
existência, é parte da liberdade da qual não posso me furtar.
TEORIA DE THOMAS HOBBES
Thomas Hobbes defendia a
ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em
submeter-se a um poder absoluto e centralizado. O Estado não pode estar sujeito
às leis por ele criadas pois isso seria infringir sua soberania.
"O homem é o lobo do próprio
homem".
Obra "Leviatã".
TEORIAS DE ZIGMUNT
BAUMAN
Modernidade Líquida é o termo usado pelo sociólogo
polonês Zygmunt Bauman para definir o tempo presente,
também chamado de pós-moderno por alguns sociólogos e
cientistas sociais. A associação com o líquido vem do fato de que a sociedade
atual seria, segundo Bauman, marcada pela liquidez, volatilidade e fluidez.
As relações e acontecimentos não são feitos para durar, são rápidos,
estão em constante mudança e não conservam sua forma por muito
tempo. O conceito da Modernidade Líquida contrasta com o da Modernidade Sólida,
presente nas sociedades até a primeira metade do século XX. A Modernidade
Sólida foi marcada pelo excesso de ordem, repressão, dureza e regulação.
É também característica da modernidade sólida a aceitação de autoritarismo e violência para
garantir a estabilidade a regra e a ordem,
tanto na vida social e emprego quanto nas instituições sociais. Bauman afirma
que na Modernidade Sólida as estruturas, as regras, as instituições sociais, os
comportamentos e as ações sociais eram rígidas, inflexíveis e duras. O mundo,
as pessoas e instituições eram todos cheios de certeza e buscavam sempre a ordem
e a dureza. A Modernidade líquida para Bauman seria uma nova época de incertezas, sinais
confusos, mudanças rápidas e imprevisíveis.
Para Bauman, a sociedade da segunda metade do século XX em diante seria
mais emancipada em relação às anteriores. A sociedade
passou a ser mais livre, mais ligada aos seus próprios desejos e sonhos,
passou a encarar a vida e as ações de maneira mais leve, mais liberdade, com
mais possibilidades de experimentação e menos amarras. No entanto, Bauman
aponta que essa nova forma de comportamento social e toda a liberdade adquirida
não garantem, automaticamente, alegria, felicidade ou satisfação. A responsabilidade dos
atos e das decisões tomadas recai diretamente sobre os indivíduos e passa a ser
fundamental compreender as consequências das ações. O polonês
afirma também que essa nova configuração social aflora o individualismo,
a volatilidade e fluidez das relações. A
busca pelo sucesso e felicidade torna-se individual
e muitas vezes solitária, porque os indivíduos passam a crer que
depende exclusivamente de suas ações individuais. A busca pelas realizações é
contínua porque tudo torna-se muito rápido e passageiro.
Assim como um líquido, é impossível manter as estruturas, ações e decisões nas
mãos por muito tempo. Para Bauman, em tempos de modernidade líquida as únicas
certezas da sociedade são, em primeiro lugar, a convicção de que tudo vai mudar
a qualquer momento e que tudo na verdade, não passa de incerteza,
pois nada mais é rígido e definido.
TEORIA DE BOURDIEU
Capital cultural: aglutina o conhecimento formal, isto é, o saber socialmente
reconhecido por meio de diplomas. O habitus é um sistema
de repertórios de modos de pensar, gostos, comportamentos, estilos de
vida, herdado da família e reforçado na escola. É a articulação dos
capitais econômico, cultural, social e simbólico que confere a determinados
grupos alta posição na hierarquia social.
TEORIA DE ÉMILE DURKHEIM
Fato social é
um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos
indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile
Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos
sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem
sobre elas.
Os fatos sociais são conjuntos de hábitos praticados pelas pessoas, por
meio de suas ações, que permitem a identificação de uma consciência
coletiva, a qual age por trás dos indivíduos, influenciando as suas
ações de alguma maneira.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA PARA
REDAÇÃO
1. Fascismo
Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns
países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que
ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise
econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo
líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do
fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam estreitamento da liberdade individual, censura,
perseguição política, aceitação do diferente e preconceito (pesquise sobre
quais grupos foram vítimas do Holocausto) e propaganda e manipulação da mídia.
2. Roma e Grécia Antiga
A cultura grega clássica, especialmente a filosofia, teve uma influência
poderosa sobre o Império Romano, que espalhou a sua versão dessa cultura para
muitas partes da região do Mediterrâneo e da Europa, razão pela qual a Grécia
Clássica é geralmente considerada a cultura seminal da cultura ocidental
moderna.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam valorização da arte, da língua
escrita, da filosofia e da cultura em geral, desenvolvimento do Direito e da
Política, e evolução da arquitetura e engenharia.
3. Crise de 1929
A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi uma grande
depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década
de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é
considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX.
Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas
do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na
produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de
atividade econômica, em diversos países no mundo.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam desemprego, fome,
miséria,distribuição de renda, economia sustentável e consumismo.
4. Ditadura Militar no Brasil
A ditadura militar no Brasil foi o regime instaurado em 1 de abril de
1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos
militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe
militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente
democraticamente eleito. Apesar das promessas iniciais de uma intervenção
breve, a ditadura militar durou 21 anos. Além disso, o regime pôs em prática
vários Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco
(AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos. A Constituição de 1946 foi
substituída pela Constituição de 1967 e, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional
foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e foi criado um código de
processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia
Militar pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de
impossibilitar qualquer revisão judicial. O regime só acabou quando José Sarney
assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova
República (ou Sexta República).
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam falta de democracia, supressão de direitos
constitucionais, censura e perseguição política, propaganda e manipulação da
mídia.
5. Idade Média
A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento
comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e por sua
sociedade hierarquizada.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam desigualdades sociais [hierarquia
da sociedade], intolerância religiosa (pesquise sobre As Cruzadas),
condições higiênicas e má gestão da saúde pública (pesquise sobre a Peste).
6. Primeira e Segunda Guerras Mundiais
Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e
zonas rurais arrasadas. Além disso, geraram grandes prejuízos econômicos e
dívidas incalculáveis em todos os países envolvidos. O racismo e a xenofobia
esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os
nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis
milhões de judeus.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam aceitação do diferente e combate ao preconceito
(pesquise sobre o Holocausto), como a disputa por poder pode prejudicar pessoas
inocentes (Pesquise principalmente sobre Hiroshima e Nagasaki), evolução da
indústria e inclusão da mulher nos ambientes de trabalho.
7. Escravidão Colonial
Durante o Brasil Colonial, a mão-de-obra escrava foi de suma importância
para a exploração das riquezas. Portugal – pretendendo dar sustentação ao seu
modelo de colonização exploratória – buscou na exploração da força de trabalho
dos negros uma rentável alternativa. Além de viabilizar a exploração das terras
brasileiras, o tráfico negreiro potencializou o desenvolvimento de outras
atividades econômicas.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam liberdade, preconceito racial, combate ao
trabalho escravo e desigualdades sociais.
8. Revolução Industrial
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na
Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi
a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam desenvolvimento industrial,consumismo,
sustentabilidade, direitos trabalhistas, desemprego e desigualdade
social.~
9. A Era Vargas
Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou
o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um
marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio
Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam direitos trabalhistas,limitação da liberdade
individual e desenvolvimento industrial.
10. República Velha
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha.
Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites
agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país
exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área
social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do
território brasileiro.
Em que temas você pode usar?: Temas que envolvam industrialização, fraudes eleitorais,
influência religiosa na política e desigualdades sociais; Combate à fome e
desigualdades (pesquise sobre a Revolta de Canudos); Políticas de saúde
pública(pesquise sobre a Revolta da Vacina); Luta por direitos trabalhistas
(pesquise sobre Revolta da Chibata).
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