A CONCLUSÃO

 

Na conclusão, a missão principal é elaborar uma proposta de intervenção completa, pensada para solucionar o problema proposto naquela edição da prova. Por exemplo: em 2022, o tema foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Seria necessário, portanto, apresentar argumentos que defendam uma tese e, no fim do texto, escrever uma ideia de como solucionar, de forma concreta, a questão.

Essa proposta deve deixar claro qual:

·        a ação: qual é a iniciativa sugerida?

·        o agente: quem deve executar a ação?

·        o meio de execução: de que forma o "projeto" vai ser colocado em prática?

·        a finalidade: qual é o objetivo?

·        o detalhamento: que outra informação pode ser acrescentada para esmiuçar a proposta?

 

EXEMPLO 1



 

EXEMPLO 2

tema Democratização do acesso ao cinema no Brasil do ENEM 2019 para se inspirar e não errar mais a estrutura:

"Logo, medidas são necessárias para solucionar esse impasse. É necessário que o Ministério da Cidadania invista na inauguração e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres, através do recolhimento e da redistribuição dos impostos para que eles sejam mais acessíveis à população carente e garantam o acesso à cultura e ao lazer. Somente assim o acesso ao cinema será mais democrático para todos e, como disse Gandhi, será possível observar à mudança que queremos ver."

·        Conectivo: "logo"

·        Retomada do problema: "medidas são necessárias para solucionar esse impasse"

·        Agente da proposta de solução: "Ministério da Cidadania"

·        Ação a ser feita: "invista na inauguração e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres"

·        Modo que ação será feita: "através do recolhimento e da redistribuição dos impostos"

·        Finalidade da proposta: "para que eles (os cinemas) sejam mais acessíveis à população carente e garantam o acesso à cultura e ao lazer"

·        Detalhamento: "assim o acesso ao cinema será mais democrático para todos" (detalhamento da finalidade)

·        Retomada do repertório utilizado na introdução: "como disse Gandhi, será possível observar à mudança que queremos ver."

E, por fim, não se esqueça de retomar, no fim da conclusão, o repertório que você utilizou na introdução - que pode ser a citação de um livro, frase ou evento histórico, para demostrar que você possui projeto de texto.

 

 

O que significa GOMIFES e qual a função de cada agente na proposta de intervenção?

Ao escrever o último parágrafo da redação Enem, você deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema em destaque.  Uma das melhores formas de garantir a pontuação máxima nessa parte do texto é detalhar sua ideia, apresentando o agente responsável pela execução da proposta e o caminho a ser traçado. Não tem mistério! Basta entender o que significa “GOMIFES” para mandar bem na sua conclusão.

Entenda o que significa GOMIFES

GOMIFES é a sigla que utilizamos para designar os agentes responsáveis por colocar uma proposta de intervenção em prática na comunidade. 

Os agentes são sete: 

  • Governo;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • Mídia;
  • Indivíduo ou Iniciativa Privada;
  • Família;
  • Escola;
  • Sociedade.

Quando for planejar a sua proposta de intervenção, você precisa definir quais dessas esferas será a responsável pela ação, associando-a aos demais elementos exigidos nessa etapa: o modo como a proposta será colocada em prática e os seus propósitos.

Você pode (e em algumas situações até deve) indicar mais de um agente como responsável pela ação. Para tanto, é necessário que você entenda quais são as funções de cada um. Vamos lá?

Saiba quais são as funções de cada agente

Além da falta de um agente responsável, a atribuição de responsabilidades de forma incoerente de acordo com as funções de cada esfera também pode prejudicar a sua nota na redação.

Um erro bastante cometido nas redações do Enem está relacionado à atribuição de uma função inadequada a determinado agente. Por isso, é fundamental que você entenda como cada um deles atua para não ter descontos na sua nota. Confira!

Governo

Este agente talvez seja o mais difícil de responsabilizar. É extremamente vago dizer apenas que “o governo deve fazer X”, pois denota desconhecimento de funções dentro da esfera governamental. Então, para fazer uma proposta de intervenção excelente, precisamos entender como esse agente funciona de maneira aprofundada. No nosso regime democrático, há três tipos de poderes: 

  • Executivo;
  • Legislativo;
  • Judiciário.

O Poder Executivo, como o próprio nome sugere, executa leis, ou seja, as implementa e pode também vetar algum projeto de lei. Em âmbito federal, quem atua no Executivo é o presidente. No estadual, os governadores. Já no municipal, os prefeitos. Já o Poder Legislativo é o responsável por criar e elaborar as leis. No Brasil, ele é composto pelas Câmaras de Vereadores, Câmaras dos Deputados e pelo Senado Federal. As leis propostas pelos vereadores, deputados e senadores buscam regular o Estado, a conduta dos cidadãos e das organizações públicas e privadas.

Por último, o Poder Judiciário fiscaliza o cumprimento das leis e julga aqueles que não as cumprem. Ele é respaldado pela Constituição e exercido por Juízes, como no Supremo Tribunal Federal. Dentro do Poder Executivo existem os Ministérios do Brasil, que são nomeados pelo presidente em exercício. Os ministros têm o papel de mediar o Poder Executivo e o Legislativo.

Veja alguns exemplos:

  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Ministério da Cultura;
  • Ministério da Defesa;
  • Ministério da Educação;
  • Ministério da Fazenda;
  • Ministério da Justiça;
  • Ministério da Previdência Social;
  • Ministério da Saúde.

Como proposta de intervenção, você pode sugerir que o governo (em um nível específico) crie, amplie, reformule e fiscalize leis, aumente salários, faça investimentos e estabeleça parcerias com outros agentes, por exemplo.

ONGs

As ONGs são instituições sem fins lucrativos que podem atuar em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente e educação. Elas não fazem parte do Estado, mas também são responsáveis por oferecer serviços sociais. Esse agente é responsável por fazer ações solidárias e tem um papel importante de pressão política na sociedade. ONGs podem atuar complementando e auxiliando projetos, promovendo campanhas de conscientização e prevenção, organizando oficinas e palestras. Elas também podem doar e receber investimentos para aplicar em melhorias almejadas pela organização.

Mídia

A mídia nada mais é do que os meios de comunicação utilizados para transmitir mensagens. Por alcançar diversos públicos, ela tem grande poder de influenciar os cidadãos e pautar debates.  Nesse sentido, a mídia pode ser responsável pela promoção de informação e de campanhas educativas, além de ser um canal de comunicação entre o governo e a sociedade Os principais veículos midiáticos são jornais, revistas, televisão e rádio. Há, ainda, as mídias sociais, hoje tão presentes em nosso cotidiano informacional. Ferramentas como Twitter podem ser citadas como agentes de proposta, se você refletir bem em como será aplicada a sua atuação.

Indivíduo e Iniciativa Privada

Quando o indivíduo tem o acesso necessário à informação e é consciente sobre o seu papel na sociedade, ele pode ser utilizado como agente para a mobilização de outras pessoas, a divulgação de informações por meios próprios e até mesmo para uma mudança de atitude.

Por outro lado, a Iniciativa Privada pode fazer parcerias com órgãos públicos, por exemplo, que favorecem a sociedade de determinada forma e, ao mesmo tempo, lhe garantem benefícios, como a isenção fiscal.

Família

A família tem um papel social fundamental na formação ética, educacional e emocional de cada pessoa. Por isso, quando os seus membros são conscientes e atuam em conjunto com outros agentes, como é o caso da escola, eles podem receber parte da responsabilidade de uma proposta de intervenção.

Escola

A instituição escola e toda e qualquer outra que esteja relacionada ao âmbito educacional (como as universidades e centros preparatórios) estão diretamente ligadas à construção e ao reconhecimento de saberes. Podem fazer palestras, oficinas educativas, criar disciplinas, aprimorar conteúdos e têm poder fundamental de conscientização. Além disso, podem atuar em parceria com as famílias, delegando tarefas que vão influenciar na formação ética dos educandos.  Ao utilizar esse agente, se possível, especifique se a proposta é direcionada ao ensino básico em geral, fundamental, médio ou superior. E indique quem vai atuar diretamente: professores, coordenadores, pais, estudantes, etc.

Sociedade

A sociedade, por sua vez, tem um papel importante para a mobilização de grupos e a pressão popular para que iniciativas de intervenção social sejam tomadas. Além das manifestações, esse agente pode atuar por meio da criação de espaços para discussão e conscientização dos cidadãos, projetos de voluntariado etc.

 

LISTA ATUALIZADA DE MINISTÉRIOS DO BRASIL

- Ministério de Estado da Casa Civil da Presidência da República 

- Ministério de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República 

- Ministério de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República 

- Ministério de Estado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

- Ministério de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

- Advocacia-Geral da União

- Controladoria-Geral da União

- Ministério de Estado da Agricultura e Pecuária

- Ministério de Estado das Cidades

- Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação 

- Ministério de Estado das Comunicações

- Ministério de Estado da Cultura 

- Ministério de Estado da Defesa

- Ministério de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

- Ministério de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

- Ministério de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

- Ministério de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania

- Ministério de Estado da Educação

- Ministério de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

- Ministério de Estado do Esporte

- Ministério de Estado da Fazenda

- Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

- Ministério de Estado da Igualdade Racial

- Ministério de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional

- Ministério de Estado da Justiça e Segurança Pública

- Ministério de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima

- Ministério de Estado de Minas e Energia

- Ministério de Estado das Mulheres

- Ministério de Estado da Pesca e Aquicultura

- Ministério de Estado do Planejamento e Orçamento

- Ministério de Estado de Portos e Aeroportos

- Ministério de Estado dos Povos Indígenas

- Ministério de Estado da Previdência Social

- Ministério de Estado das Relações Exteriores

- Ministério de Estado de Saúde

- Ministério de Estado do Trabalho e Emprego

- Ministério de Estado dos Transportes

- Ministério de Estado do Turismo

 

 

 

 

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