A CONCLUSÃO
Na conclusão, a missão principal é elaborar uma proposta de intervenção completa, pensada para
solucionar o problema proposto naquela edição da prova. Por exemplo: em 2022, o
tema foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais
no Brasil".
Seria necessário, portanto,
apresentar argumentos que defendam uma tese e, no fim do texto, escrever uma
ideia de como solucionar, de forma concreta, a questão.
Essa proposta deve deixar claro
qual:
·
a
ação: qual
é a iniciativa sugerida?
·
o
agente: quem
deve executar a ação?
·
o
meio de execução: de
que forma o "projeto" vai ser colocado em prática?
·
a
finalidade: qual
é o objetivo?
·
o
detalhamento: que outra
informação pode ser acrescentada para esmiuçar a proposta?
EXEMPLO 1
EXEMPLO 2
tema Democratização do acesso ao cinema no Brasil do
ENEM 2019 para se inspirar e não errar mais a estrutura:
"Logo, medidas são necessárias para solucionar
esse impasse. É necessário que o Ministério da Cidadania invista na inauguração
e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres, através do recolhimento
e da redistribuição dos impostos para que eles sejam mais acessíveis à
população carente e garantam o acesso à cultura e ao lazer. Somente assim o
acesso ao cinema será mais democrático para todos e, como disse Gandhi, será
possível observar à mudança que queremos ver."
·
Conectivo: "logo"
·
Retomada
do problema: "medidas
são necessárias para solucionar esse impasse"
·
Agente
da proposta de solução: "Ministério da Cidadania"
·
Ação
a ser feita: "invista
na inauguração e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres"
·
Modo
que ação será feita: "através
do recolhimento e da redistribuição dos impostos"
·
Finalidade
da proposta: "para
que eles (os cinemas) sejam mais acessíveis à população carente e garantam o
acesso à cultura e ao lazer"
·
Detalhamento: "assim o acesso ao
cinema será mais democrático para todos" (detalhamento da finalidade)
·
Retomada
do repertório utilizado na introdução: "como disse Gandhi, será possível
observar à mudança que queremos ver."
E, por fim, não se esqueça de retomar, no fim da conclusão, o repertório que você utilizou na
introdução - que pode ser a citação de um livro, frase ou
evento histórico, para demostrar que você possui projeto de texto.
O que significa GOMIFES e qual
a função de cada agente na proposta de intervenção?
Ao escrever o último parágrafo da redação Enem,
você deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema em
destaque. Uma das melhores formas de garantir a pontuação máxima nessa
parte do texto é detalhar sua ideia, apresentando o agente responsável pela
execução da proposta e o caminho a ser traçado. Não tem mistério! Basta
entender o que significa “GOMIFES” para mandar bem na sua conclusão.
Entenda o que significa GOMIFES
GOMIFES é a sigla que utilizamos para designar
os agentes
responsáveis por colocar uma proposta de intervenção em prática na comunidade.
Os agentes são sete:
- Governo;
- Organizações Não Governamentais
(ONGs);
- Mídia;
- Indivíduo ou Iniciativa Privada;
- Família;
- Escola;
- Sociedade.
Quando for planejar a sua proposta de
intervenção, você precisa definir quais dessas esferas será a responsável pela
ação, associando-a aos demais elementos exigidos nessa etapa: o modo como a proposta será
colocada em prática e os seus propósitos.
Você pode (e em algumas situações até
deve) indicar mais de um agente como responsável pela ação. Para tanto, é
necessário que você entenda quais são as funções de cada um. Vamos lá?
Saiba quais são as funções de cada agente
Além da falta de um agente responsável,
a atribuição de responsabilidades de forma incoerente de acordo com as funções
de cada esfera também pode prejudicar a sua nota na redação.
Um erro bastante cometido nas redações
do Enem está relacionado à atribuição de uma função inadequada a determinado
agente. Por isso, é fundamental que você entenda como cada um deles atua para
não ter descontos na sua nota. Confira!
Governo
Este agente talvez seja o mais difícil
de responsabilizar. É extremamente vago dizer apenas que “o governo deve fazer
X”, pois denota desconhecimento de funções dentro da esfera
governamental. Então, para fazer uma proposta de intervenção excelente,
precisamos entender como esse agente funciona de maneira aprofundada. No
nosso regime democrático, há três tipos de poderes:
- Executivo;
- Legislativo;
- Judiciário.
O Poder Executivo, como o
próprio nome sugere, executa leis, ou
seja, as implementa e pode também vetar algum projeto de lei. Em âmbito
federal, quem atua no Executivo é o presidente. No estadual, os governadores.
Já no municipal, os prefeitos. Já o Poder Legislativo é o responsável por criar
e elaborar as leis. No Brasil, ele é composto pelas Câmaras de
Vereadores, Câmaras dos Deputados e pelo Senado Federal. As leis propostas
pelos vereadores, deputados e senadores buscam regular o Estado, a conduta dos
cidadãos e das organizações públicas e privadas.
Por último, o Poder Judiciário fiscaliza o cumprimento das leis
e julga aqueles que não as cumprem. Ele é respaldado pela Constituição e exercido por
Juízes, como no Supremo Tribunal Federal. Dentro do Poder Executivo
existem os Ministérios do Brasil, que são nomeados pelo presidente em exercício. Os ministros têm o papel de
mediar o Poder Executivo e o Legislativo.
Veja alguns exemplos:
- Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento;
- Ministério da Ciência, Tecnologia
e Inovação;
- Ministério da Cultura;
- Ministério da Defesa;
- Ministério da Educação;
- Ministério da Fazenda;
- Ministério da Justiça;
- Ministério da Previdência Social;
- Ministério da Saúde.
Como proposta de intervenção, você pode
sugerir que o governo (em um nível específico) crie, amplie, reformule e
fiscalize leis, aumente salários, faça investimentos e estabeleça parcerias com
outros agentes,
por exemplo.
ONGs
As ONGs são instituições sem fins
lucrativos que
podem atuar em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente e educação. Elas não
fazem parte do Estado, mas também são responsáveis por oferecer serviços
sociais. Esse agente é responsável por fazer ações solidárias e tem um papel
importante de pressão política na sociedade. ONGs podem atuar complementando
e auxiliando projetos, promovendo campanhas de conscientização e prevenção,
organizando oficinas e palestras. Elas também podem doar e
receber investimentos para aplicar em melhorias almejadas pela organização.
Mídia
A mídia nada mais é do que os meios de
comunicação utilizados para transmitir mensagens. Por alcançar diversos
públicos, ela tem grande poder de influenciar os cidadãos e pautar
debates. Nesse sentido, a mídia pode ser responsável pela promoção
de informação e de campanhas educativas, além de ser um canal de comunicação
entre o governo e a sociedade. Os principais veículos midiáticos são jornais, revistas, televisão
e rádio. Há, ainda, as mídias sociais, hoje tão presentes em nosso cotidiano
informacional. Ferramentas como Twitter podem ser citadas como agentes de
proposta, se você refletir bem em como será aplicada a sua atuação.
Indivíduo
e Iniciativa Privada
Quando o indivíduo tem o acesso
necessário à informação e é consciente sobre o seu papel na sociedade, ele pode
ser utilizado como agente para a mobilização de outras pessoas, a divulgação de
informações por meios próprios e até mesmo para uma mudança de atitude.
Por outro lado, a Iniciativa Privada
pode fazer parcerias
com órgãos públicos,
por exemplo, que favorecem a sociedade de determinada forma e, ao mesmo tempo,
lhe garantem benefícios, como a isenção fiscal.
Família
A família tem um papel social fundamental
na formação
ética, educacional e emocional de cada pessoa. Por isso, quando os seus membros
são conscientes e atuam em conjunto com outros agentes, como é o caso da
escola, eles podem receber parte da responsabilidade de uma proposta de
intervenção.
Escola
A instituição escola e toda e qualquer
outra que esteja relacionada ao âmbito educacional (como as universidades e
centros preparatórios) estão diretamente ligadas à construção e ao
reconhecimento de saberes. Podem fazer palestras, oficinas educativas, criar
disciplinas, aprimorar conteúdos e têm poder fundamental de conscientização. Além disso, podem atuar em parceria
com as famílias, delegando tarefas que vão influenciar na formação ética dos
educandos. Ao utilizar esse agente, se possível, especifique se a proposta é
direcionada ao ensino básico em geral, fundamental, médio ou superior. E
indique quem vai atuar diretamente: professores, coordenadores, pais,
estudantes, etc.
Sociedade
A sociedade, por sua vez, tem um papel
importante para a mobilização de grupos e a pressão popular para que
iniciativas de intervenção social sejam tomadas. Além das manifestações, esse
agente pode atuar por meio da criação de espaços para discussão e
conscientização dos cidadãos, projetos de voluntariado etc.
LISTA ATUALIZADA DE MINISTÉRIOS DO BRASIL
- Ministério de Estado da Casa
Civil da Presidência da República
- Ministério de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da
República
- Ministério de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da
Presidência da República
- Ministério de Estado da Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República
- Ministério de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional
da Presidência da República
- Advocacia-Geral da União
- Controladoria-Geral da União
- Ministério de Estado da Agricultura e Pecuária
- Ministério de Estado das Cidades
- Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Ministério de Estado das Comunicações
- Ministério de Estado da Cultura
- Ministério de Estado da Defesa
- Ministério de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura
Familiar
- Ministério de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social,
Família e Combate à Fome
- Ministério de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e
Serviços
- Ministério de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania
- Ministério de Estado da Educação
- Ministério de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da
Empresa de Pequeno Porte
- Ministério de Estado do Esporte
- Ministério de Estado da Fazenda
- Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
- Ministério de Estado da Igualdade Racial
- Ministério de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional
- Ministério de Estado da Justiça e Segurança Pública
- Ministério de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima
- Ministério de Estado de Minas e Energia
- Ministério de Estado das Mulheres
- Ministério de Estado da Pesca
e Aquicultura
- Ministério de Estado do
Planejamento e Orçamento
- Ministério de Estado de Portos
e Aeroportos
- Ministério de Estado dos Povos Indígenas
- Ministério de Estado da
Previdência Social
- Ministério de Estado das
Relações Exteriores
- Ministério de Estado de Saúde
- Ministério de Estado do
Trabalho e Emprego
- Ministério de Estado dos
Transportes
- Ministério de Estado do Turismo
Comentários
Postar um comentário