PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

TEXTO 1

Fonte: Google Imagens.


TEXTO 2

Vivemos numa sociedade de padronização. Seja ela de saúde, beleza, conceitos, cultura e até mesmo da língua. Na verdade a padronização pode ser entendida melhor se pensarmos em cada uma delas como um todo, já que estão amplamente interligadas e atendem muito bem os objetivos, muitas vezes econômicos, por trás disso tudo. A partir desses padrões, cria-se na sociedade a ideia do bonito e do feio, do correto e errado, do bom e do mau, dentre outros. Isso acaba formando uma classe de cidadãos submissos a tais conceitos, o que limita o pensamento, impossibilitando-o de refletir sobre algumas questões que são mais complexas do que parecem.

É fácil notar que a maneira dita formal de se expressar é interpretada como intelectual, bonita e culta, já a maneira dita informal de se expressar é interpretada de prontidão com inculta ou feia. Mas o conceito de beleza e intelectualidade não deveria partir da análise particular de cada um ? Deveria, mas pela padronização cultural somos bombardeados de informações sobre o que é uma família ideal, o que é o estilo de vida ideal, a maneira ideal de conversar e agir, isso acaba implicando numa desaceitação do que não segue as normas estabelecidas e gera como, por exemplo, o preconceito linguístico.

No Brasil, que é marcado por ser um país de tantas discrepância, é muito evidente presenciar o preconceito linguístico. Em uma grande metrópole como São Paulo, há uma boa diversidade de pessoas de diferentes regiões interagindo todos os dias. O que significa interação de culturas, de modos diferentes de se manifestar e de se expressar, mas como também é uma cidade caracterizada pela economia dinâmica, é um lugar onde há muito mais pessoas letradas, acadêmicas, e também padronizadas culturalmente. E a consequência é a manifestação dos preconceitos de diversos gêneros, na verdade o preconceito linguístico é apenas um reflexo de todos os outros que ainda se manifestam devido essa padronização.

Devemos entender que cada região passou por momentos históricos diferentes, sofrendo influências diferentes, então não é possível afirmar que a maneira como as pessoas do sul do país falam é a verdadeira, ou como as pessoas do norte do país falam é errada. Ou ainda não podemos afirmar que a linguagem formal deve ser usada sempre, pois se a fala é uma mistura de sons, ela possibilita diversas variações que podem ser adequadas de acordo com a necessidade.

Assim a padronização é válida apenas na escrita, já que serve para o entendimento geral como ocorre na química, que para nomear e identificar certo elemento deve-se seguir algumas regras. Agora a fala é muito ampla e varia de acordo com a necessidade e cultura de cada um. Fonte: Brasil Escola.

TEXTO 3

Nota sobre a padronização da cultura

Por PEDRO HENRIQUE M. ANICETO*

A superficialização dos objetos de cultura tem se tornado um fenômeno cada vez mais presente. No mundo contemporâneo, a superficialização dos objetos de cultura tem se tornado um fenômeno cada vez mais presente. Essa tendência pode ser compreendida sob uma lógica econômica e antropológica, relacionada à indústria cultural e à evolução das mídias sociais associadas à sociedade do espetáculo. Neste artigo, iremos explorar esse fenômeno, porém, vale ressaltar que essa análise não tem como objetivo criar juízo de valor em relação à suposta “alta” e “baixa” cultura, mas sim evidenciar um fenômeno global que ocorre no mundo contemporâneo.

A indústria cultural, conforme teorizada pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer, descreve a produção em massa de bens culturais como filmes, músicas, programas de televisão e outros produtos midiáticos. Nessa perspectiva, a cultura é tratada como uma mercadoria e seu principal objetivo é gerar lucro. Sob essa lógica econômica, os objetos culturais são produzidos de forma padronizada, visando alcançar um público amplo e maximizar os ganhos financeiros.

Essa padronização da cultura contribui para a sua superficialização, uma que para atingir um público maior, muitas vezes é necessário simplificar e diluir os conteúdos, resultando em uma perda de complexidade e profundidade. Nesse sentido, elementos reflexivos e desafiadores são frequentemente substituídos por narrativas previsíveis e estereotipadas. Assim, a criatividade e a originalidade são sacrificadas em favor de fórmulas já testadas e comprovadas de sucesso. Por fim, a cultura se torna rasa, desprovida de significado e de uma análise mais profunda.

A evolução das mídias sociais desempenha um papel fundamental na superficialização dos objetos de cultura, já que com o surgimento e a popularização das redes sociais, a atenção do público tornou-se uma mercadoria valiosa. As plataformas digitais competem entre si pela atenção dos usuários e o conteúdo que consegue capturar essa atenção de forma rápida e fácil acaba sendo privilegiado.

Nesse contexto, a sociedade do espetáculo, conceito desenvolvido pelo filósofo Guy Debord, exerce uma influência significativa, uma vez que valoriza a imagem e a aparência em detrimento da essência e do conteúdo. Nas redes sociais, é comum observar a busca por uma imagem perfeita, o culto à superficialidade e o consumo instantâneo. A atenção do público é frequentemente direcionada para o espetáculo momentâneo, enquanto a reflexão crítica e a análise aprofundada são deixadas de lado.

Para ilustrar esse processo de superficialização, podemos analisar algumas letras de músicas contemporâneas. Embora seja importante ressaltar que esses exemplos não refletem toda a diversidade da produção musical atual, eles nos permitem observar alguns elementos característicos desse fenômeno. Por exemplo, muitas músicas populares apresentam letras que se concentram em temas superficiais, como festas, relacionamentos superficiais, consumo excessivo e imagem corporal. As letras tendem a ser simplificadas, com estruturas repetitivas e rimas fáceis. A criatividade lírica e a profundidade temática são frequentemente sacrificadas em prol da capacidade de capturar a atenção imediata do ouvinte.

Por outro lado, ao examinarmos obras musicais de épocas anteriores, como canções dos movimentos de contracultura dos anos 1960, encontramos uma abordagem mais engajada e crítica. Letras como Blowin’ in the Wind, de Bob Dylan, ou Imagine, de John Lennon, eram marcadas por uma profundidade conceitual e um apelo à reflexão sobre questões sociais, políticas e existenciais. Essas músicas buscavam estimular a consciência do ouvinte, questionar o status quo e propor transformações sociais.

O mesmo fenômeno pode ser observado no cinema contemporâneo. Muitos filmes se concentram em narrativas superficiais, cheias de clichês e efeitos especiais deslumbrantes, mas que carecem de uma abordagem mais aprofundada dos temas. Enredos previsíveis, personagens estereotipados e diálogos simplificados são características comuns. Em contraste, clássicos do cinema, como Cidadão Kane, de Orson Welles, ou 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, apresentam uma complexidade narrativa e simbólica que desafia o espectador a refletir sobre os aspectos mais profundos da existência humana.

É importante ressaltar que não se trata de menosprezar ou desqualificar essas produções, mas sim de identificar um padrão presente em uma parcela significativa da música popular contemporânea. A análise dessas letras não tem como objetivo julgar a qualidade artística, mas evidenciar o processo de superficialização cultural que ocorre em nosso contexto sociocultural.

Tem-se, dessa forma, que esse é um fenômeno complexo, relacionado à lógica econômica da indústria cultural e à influência das mídias sociais associadas à sociedade do espetáculo, que resulta na perda de complexidade e profundidade dos objetos culturais, que são produzidos de forma padronizada e simplificada para atender a uma demanda de consumo imediato. A análise de letras de músicas contemporâneas nos permite observar esse processo, com ênfase em temas superficiais e estruturas líricas simplificadas.

Para lidar com essa tendência de superficialização, é necessário promover uma cultura que valorize a diversidade, a criatividade e a reflexão crítica. É importante buscar uma apreciação mais ampla e inclusiva das diversas expressões culturais, reconhecendo que a cultura é um fenômeno multifacetado e dinâmico. Somente assim poderemos desenvolver uma sociedade que valorize a profundidade e a complexidade cultural, indo além das aparências e do consumo superficial.

*Pedro Henrique M. Aniceto é graduando em ciências econômicas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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