PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Texto I
A humanização é vista como a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos
com o bom relacionamento. O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) destaca a importância da
conjugação do binômio “tecnologia” e “fator humano e de relacionamento”. Há um diagnóstico sobre o divórcio entre dispor
de alta tecnologia e nem sempre dispor da delicadeza do cuidado, o que desumaniza a assistência. Por outro lado, reconhece-se
que não ter recursos tecnológicos, quando estes são necessários, pode ser um fator de estresse e conflito entre profissionais e
usuários, igualmente desumanizando o cuidado. Assim, embora se afirme que ambos os itens constituem a qualidade do sistema,
o “fator humano” é considerado o mais estratégico pelo documento do PNHAH, que afirma: (…) as tecnologias e os dispositivos
organizacionais, sobretudo numa área como a da saúde, não funcionam sozinhos – sua eficácia é fortemente influenciada pela
qualidade do fator humano e do relacionamento que se estabelece entre profissionais e usuários no processo de atendimento.
Ministério da Saúde, 2000). (Adaptado de Suely F. Deslandes, Análise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalar. Ciência & saúde coletiva.
Vol. 9, n. 1, p. 9-10. Rio de Janeiro, 2004.
Disponível em: .
Acesso em: 08.01.2020
Texto II
Nascido em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi gradualmente transformando-se em símbolo de ineficiência, atraso
e mau atendimento. Seus baixos níveis de qualidade impulsionaram a criação de diversos planos governamentais de humanização,
sobretudo a partir dos anos 2000. Entra aí o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), do Ministério
da Saúde, que foi substituído pela Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS) em 2003.
Mas qual a explicação para todos esses anos com resultados tão pouco efetivos? Quais têm sido os desafios que distanciam
as instituições públicas do sucesso da humanização hospitalar? O que pode ser feito pelos secretários de saúde para, com poucos
recursos, realmente avançar nesse processo de transformação? Vamos pensar juntos nas respostas para essas perguntas? Então
continue a leitura!
Disponível em: .
Acesso em: 08.01.2020.
Texto III
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) está entre os cinco hospitais mais bem avaliados no Brasil
quando o assunto é atendimento humanizado. A conquista foi divulgada por meio de nota à imprensa, na manhã desta terça-feira
(14), que destacou também a quantidade de atendimentos que foram realizados em 2019. Reconhecido nacionalmente como
um dos mais humanizados do país, o hospital cumpriu 97% da meta de implementação das diretrizes de humanização propostas
pelo Ministério da Saúde. Esse índice coloca o hospital da Ufal entre os cinco mais bem avaliados no Brasil nesse processo de
diretrizes nacionais para HU’s.
Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2020.
Texto IV
DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO
• Má remuneração de servidores e falta de políticas remuneratórias por desempenho;
• Ausência de programas de capacitação e ascensão na carreira – muito devido à rigidez dos estatutos dos servidores públicos;
• Inexistência de um sistema de avaliação de performance efetivo – os existentes são meramente burocráticos, sem qualquer
poder de transformação;
• Cultura organizacional fraca, dificultando o comprometimento das equipes de saúde – fator motivado principalmente pela
alta rotatividade dos cargos de alto escalão;
• Amplitude do sistema, que cobre as dimensões continentais do país e atende às infinitas peculiaridades regionais de seus
usuários – a solução passa pela descentralização, com reforço nas transferências constitucionais orçamentárias a estados
e municípios, além de fortalecimento da atuação dos Tribunais de Contas, para análise e eventuais punições contra uso
inadequado de recursos;
• Baixo investimento em TI, que gera improdutividade, induz a erros e ocasiona insatisfação pelo atendimento demorado e
pouco eficiente.
Em pleno século XXI, os usuários dos serviços públicos ainda perdem horas em filas para agendar consultas e exames, o
que poderia ser solucionado com a simples implementação de um sistema de gestão com agendamento eletrônico. Em muitas
cidades, agentes comunitários de saúde visitam famílias com pranchetas, perdendo produtividade e ainda correndo riscos de
extravio de papel. Em relação a isso, é essencial reforçar que é sim possível produzir mudanças práticas na gestão sem comprometer
as finanças públicas ou aumentar impostos. Um SUS mais acolhedor, ágil e confortável demanda tecnologia.
Disponível em: BLOG HUMANIZAÇÃO ESCOLAR.
PROPOSTA (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios para implantar um
sistema de humanização no atendimento à saúde no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
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