PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
TEXTO 1
Em 2020, o Sistema Único de Saúde (SUS) entrou em evidência pela sua importância nos atendimentos e ações durante a pandemia de covid-19. Tradicionalmente lembrado pela demora no atendimento e falta de equipamentos médicos e de recursos humanos, a mídia tem destacado o quanto o SUS é importante para a saúde pública, indo além da crise do novo coronavírus.
Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe um sistema público de saúde e a população às vezes deixa de ir ao médico ou hospital por não ter condição financeira de pagar consultas, exames e cirurgias. Fonte: Brasil Escola.
TEXTO 2
Comenta-se, há algum tempo no país, a respeito da precariedade do sistema público de saúde no Brasil. Desde a Constituição Federal de 1988, tornou-se dever do Estado promover o acesso a um serviço de saúde de qualidade gratuitamente a todos que necessitarem, porém os constantes cortes nas verbas dos hospitais demonstra o descaso dos governantes para com os direitos da população e trazem à tona a importância da reivindicação de mudanças dessa realidade por parte dos cidadãos. Em primeiro plano, sabe-se que a instabilidade no cenário político brasileiro colaboraram para o desenvolvimento de uma crise econômica que afetou a saúde pública. Uma das medidas tomadas para atenuar os problemas no cenário financeiro foi diminuir os gastos nesse setor, porém o índice de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) cresceu devido ao aumento no número de desempregados no país. Segundo o site do G1, pacientes renais, em Pouso Alegre – MG, não conseguiam acesso aos remédios que deveriam ser distribuídos gratuitamente pelo governo há um mês, não somente prejudicando o tratamento daqueles que não possuíam condições de arcar com os custos dos medicamentos como ferindo a direito constitucional. Fonte: Imaginie.
TEXTO 3
O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. Esta definição é utilizada também pela Organização Mundial de Saúde, o principal órgão internacional que visa a manutenção do bem-estar físico, psíquico e social.
A ação do Estado é central na promoção da Saúde Pública. É ele que a organiza de acordo com suas questões sociais e políticas fazendo aplicar os serviços médicos na organização do sistema de saúde. A Saúde Pública visa combater os fatores condicionantes da propagação de doenças, ou seja, tenta manter um controle das incidências nas populações por meio de ações de vigilância e de investigações governamentais.
PROPOSTA
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios da saúde pública no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Comentários
Postar um comentário