PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL - estilo UNB.

ATENÇÃO: Nesta redação, faça o que se pede. Em seguida, escreva o texto na folha de texto definitivo da Prova de Redação em Língua Portuguesa, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Respeite o limite máximo de linhas disponibilizado. Qualquer fragmento de texto além desse limite será desconsiderado. Utilize apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. Receberá nota zero a redação que: a) tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”; b) fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativoargumentativo; c) apresentar parte do texto deliberadamente desconectado do tema proposto.

TEXTO I 

 A ideia da Terra como fonte inesgotável de recursos para a geração de riquezas e o progresso material tem sido muito criticada diante dos graves impactos ambientais que têm afetado o nosso planeta. A visão iluminista da ciência e da técnica, que tem como fundamento a dominação e a exploração da natureza a serviço dos homens, aprisionou o pensamento em uma racionalidade fragmentadora, que dilacera a realidade em detrimento do entendimento da interação complexa entre natureza e sociedade. Disponível em: http://aguasdobrasil.org/edicao-03/educacao-ambientalpara-a-gestao-de-recursos-hidricos-da-nascente-a-foz.html. Acesso em: 01 dez. 2018 (adaptado).

TEXTO II


TEXTO III 
Em março de 2009, foi promulgada a Resolução CNRH n.º 98, que estabeleceu princípios, fundamentos e diretrizes para a educação, o desenvolvimento de capacidades, a mobilização social e a informação para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). As diretrizes propostas pela referida resolução objetivam a democratização das informações ambientais e contribuem para o fortalecimento de uma consciência crítica e o incentivo à participação e à solidariedade na preservação do equilíbrio dos recursos hídricos, com fundamento nas seguintes definições legais. I. Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) – a gestão em que todos os usos da água são considerados interdependentes, sob o enfoque ecossistêmico e da sustentabilidade. II. Desenvolvimento de capacidades em GIRH – os processos formativos que contribuem para a ampliação de conhecimentos e competências de indivíduos e grupos sociais, contribuindo para a qualificação das instituições do SINGREH, para a gestão integrada dos recursos hídricos e para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). III. Programas de educação ambiental em GIRH – os processos de ensino aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de capacidades, de indivíduos e grupos sociais visando à participação e ao controle social, na GIRH e na implementação da PNRH, bem como a qualificação das instituições do SINGREH. IV. Mobilização social para a GIRH – os processos que sensibilizam, envolvem ou convocam a sociedade para a atuação crítica e continuada, orientada pelas políticas de recursos hídricos, meio ambiente e educação ambiental, visando ao fortalecimento da cidadania ambiental. V. Comunicação em GIRH – processos de comunicação educativos, que compreendem a produção, a acessibilidade e a socialização de informações pertinentes à implementação da GIRH e que favorecem o diálogo entre as instituições do SINGREH e entre o SINGREH e a sociedade, contribuindo para o fortalecimento da participação e do controle social na gestão democrática da água. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 01 dez. 2018 (adaptado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO 
 A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos sobre o seguinte tema. Eficiência nos usos da água no Brasil: impactos da escassez desse recurso natural

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