ATENÇÃO: Nesta redação, faça o que se pede. Em seguida, escreva
o texto na folha de texto definitivo da Prova de Redação em Língua Portuguesa, no local apropriado, pois não serão
avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Respeite o limite máximo de linhas disponibilizado. Qualquer
fragmento de texto além desse limite será desconsiderado. Utilize apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em
material transparente. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá
o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. Receberá nota zero a redação que: a) tiver até 7
(sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”; b) fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativoargumentativo; c) apresentar parte do texto deliberadamente desconectado do tema proposto.
TEXTO I
A ideia da Terra como fonte inesgotável de recursos
para a geração de riquezas e o progresso material tem sido
muito criticada diante dos graves impactos ambientais que
têm afetado o nosso planeta.
A visão iluminista da ciência e da técnica, que tem
como fundamento a dominação e a exploração da natureza
a serviço dos homens, aprisionou o pensamento em uma
racionalidade fragmentadora, que dilacera a realidade em
detrimento do entendimento da interação complexa entre
natureza e sociedade.
Disponível em: http://aguasdobrasil.org/edicao-03/educacao-ambientalpara-a-gestao-de-recursos-hidricos-da-nascente-a-foz.html.
Acesso em: 01 dez. 2018 (adaptado).
TEXTO II
TEXTO III
Em março de 2009, foi promulgada a Resolução CNRH
n.º 98, que estabeleceu princípios, fundamentos e diretrizes
para a educação, o desenvolvimento de capacidades, a
mobilização social e a informação para a Gestão Integrada de
Recursos Hídricos (GIRH) no Sistema Nacional de
Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). As
diretrizes propostas pela referida resolução objetivam a
democratização das informações ambientais e contribuem
para o fortalecimento de uma consciência crítica e o incentivo
à participação e à solidariedade na preservação do equilíbrio
dos recursos hídricos, com fundamento nas seguintes
definições legais.
I. Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) – a
gestão em que todos os usos da água são
considerados interdependentes, sob o enfoque
ecossistêmico e da sustentabilidade.
II. Desenvolvimento de capacidades em GIRH – os
processos formativos que contribuem para a
ampliação de conhecimentos e competências de
indivíduos e grupos sociais, contribuindo para a
qualificação das instituições do SINGREH, para a
gestão integrada dos recursos hídricos e para a
implementação da Política Nacional de Recursos
Hídricos (PNRH).
III. Programas de educação ambiental em GIRH – os
processos de ensino aprendizagem que contribuem
para o desenvolvimento de capacidades, de indivíduos
e grupos sociais visando à participação e ao controle
social, na GIRH e na implementação da PNRH, bem
como a qualificação das instituições do SINGREH.
IV. Mobilização social para a GIRH – os processos que
sensibilizam, envolvem ou convocam a sociedade para
a atuação crítica e continuada, orientada pelas políticas
de recursos hídricos, meio ambiente e educação
ambiental, visando ao fortalecimento da cidadania
ambiental.
V. Comunicação em GIRH – processos de comunicação
educativos, que compreendem a produção, a
acessibilidade e a socialização de informações
pertinentes à implementação da GIRH e que favorecem
o diálogo entre as instituições do SINGREH e entre o
SINGREH e a sociedade, contribuindo para o
fortalecimento da participação e do controle social na
gestão democrática da água.
Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 01 dez. 2018 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa apresentando proposta
de intervenção que respeite os direitos humanos sobre o seguinte tema.
Eficiência nos usos da água no Brasil: impactos da escassez desse recurso natural
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