PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
TEXTO I
TEXTO II
EAD é muito mais do que tecnologia
Normalmente, as pessoas associam o ensino a distância com a necessidade de uma alta tecnologia, intermediada por plataformas digitais com acesso à internet. Claro que, não só a educação usa esse instrumento. Mas, também empresas que desejam vender online, já que é possível encontrar dentre uma lâmpada bulbo led 20w. Entre outros tipos de produtos e serviços, em ambientes online. Além das questões de infraestrutura e conectividade, a implementação de novas modalidades de ensino de forma rápida, devido à pandemia, evidenciou a necessidade de preparação dos professores e gestores de escola. Os professores compartilham de várias inseguranças. Em relação às questões mais técnicas, como por exemplo, dar a aula online, gravar vídeos, preparar materiais que possam ser compartilhados com os alunos, entre outros. A preocupação soma-se, ainda, com a participação dos estudantes. Afinal de contas, explicar geometria usando uma caixa grande de madeira dentro de sala de aula é algo bem diferente de ensinar online, principalmente quando os professores não têm tanto domínios das ferramentas. Nesse sentido, percebeu-se que há um déficit de formação de professores em TICs e metodologias ativas, algo que torna difícil o engajamento. Além do mais, esse preparo exige tempo, não ocorre do dia para a noite. Entretanto, a pandemia do novo coronavírus não deixou espaço para especialização dos educadores. Por isso, há a tendência dos professores em reproduzir o modelo presencial, utilizando o mesmo calendário e grade curricular. Segundo os especialistas, esse é o principal problema, pois a postura pedagógica em ensino EAD é diferente. Ora, podemos comparar com o próprio comportamento de todas as pessoas na internet. Quando vamos comprar assoalho de madeira maciça online, as pesquisas que realizamos e toda a nossa tomada de decisão é bastante diferente em relação à compra em um estabelecimento físico. Na sala de aula, o feedback entre aluno e professor é direto e permanente. Basta olhar ao redor para perceber se há o engajamento dos alunos, se a classe está compreendendo o que está sendo ensino, etc. No ensino a distância, não há esse controle. Daí a necessidade de pensar em soluções e repensar as práticas. Por isso, muito mais do que intermédio das tecnologias e da internet, o EAD também requer uma reflexão sobre metodologias, o que exige ainda mais dos professores diante do cenário de pandemia da Covid-19. Fonte: Ensino interativo.
TEXTO III
TEMA: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Comentários
Postar um comentário