EXEMPLOS DE CONTEXTO HISTÓRICO NA REDAÇÃO
LEGENDA:
VERMELHO: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA;
VERDE: PROBLEMA;
AZUL: CAUSA OU CONSEQUÊNCIA;
PRETO: PROVA COM CONTEXTO HISTÓRICO;
ROXO: POSICIONAMENTO.
EXEMPLO 1:
1 A Revolução Técnico-científico-informacional, iniciada na segunda metade 2do século XX, inaugurou inúmeros avanços no setor de informática e 3telecomunicações. Tal processo foi acompanhado pela invasão da 4privacidade de usuários, em virtude do controle de dados efetuado por 5empresas de tecnologia. Tendo em vista que o uso de informações 6privadas de internautas pode induzi-los a adotar comportamentos 7intolerantes ou a aderir a posições políticas.
EXEMPLO 2:
TEMA: SAÚDE MENTAL
INTRODUÇÃO
1Durante a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto atingiu também indivíduos com 2doenças mentais, visto que eram considerados “inúteis” e uma ameaça à 3sociedade. De forma análoga, no Brasil atual, as pessoas com tais distúrbios 4ainda sofrem um preconceito intenso, que cresce à medida que o número de 5casos aumenta. Discriminação pré-estabelecida na sociedade hodierna, torna-se, 6enquanto possuidor de problemas inerentes da saúde mental, um invisível social.
EXEMPLO 3
TEMA: SAÚDE MENTAL
DESENVOLVIMENTO 1
1Convém ressaltar, a princípio, que as doenças mentais são vistas 2hierarquicamente inferiores às físicas pelo Estado, por isso, tamanha displicência 3quanto a elas, uma vez que os atores sociais não incluem essas pessoas como 4prioridade, um padrão a se enquadrar nas exigências sociais . Sob tal ótica, 5percebe-se a analogia da situação atual com a Grécia Antiga, onde o período foi 6marcado pela saturação de corpos exuberantes, descartando a preocupação com 7o psicológico. No entanto, vê-se relativo atraso, pois, no século XXI a mentalidade 8ainda se encontra em paralelo com a dos tempos da Grécia Antiga.
EXEMPLO 4
TEMA: SAÚDE MENTAL
DESENVOLVIMENTO 1
1Em primeiro lugar, o cuidado com a saúde mental ainda é negligenciado no país. 2De acordo com a historiografia brasileira, é possível observar que, por muito 3tempo, patologias psicológicas eram demonizadas e associadas a forças do mal, 4devido às influências católicas existentes sobre a sociedade. Nos dias atuais, 5essa depreciação ainda existe, de modo que o assunto continua a ser um tabu 6em diversos núcleos familiares conservadores. Por isso, é comum que, indivíduos 7que sofrem com manifestações claras de desordens relacionadas à saúde mental 8sejam cunhados, pejorativamente, de "loucos" e até impedidos de procurar ajuda 9profissional por amigos e familiares.
Comentários
Postar um comentário