ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO


TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO ESTILO ENEM

INTRODUÇÃO

CONTEXTUALIZAÇÃO - INFORMAÇÃO EXTERNA RELACIONADA AO TEMA - OBRA LITERÁRIA; CONTEXTO HISTÓRICO OU; TEÓRICO (FILÓSOFO, SOCIÓLOGO);

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA - PROBLEMA ENCONTRADO DENTRO DO TEMA E QUE DEVE SER SOLUCIONADO NA CONCLUSÃO;

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

TEMA PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Em "Jeca Tatu", obra de Monteiro Lobato, há uma construção caricata do homem campesino, representação do atraso que convencionou-se associar ao falar caipira. Nesse sentido, é perceptível, ainda na hodiernidade, a difusão de tais estereótipos pejorativos, uma vez que o preconceito linguístico representa uma mazela em relação aos direitos humanos no paísseja pela marginalização social, seja pelo preconceito exacerbado. 

DESENVOLVIMENTO

RETOMADA DA INTRODUÇÃO PROVANDO SEUS ELEMENTOS.

D1 (DESENVOLVIMENTO 1) - RETOMADA DO PROBLEMA APRESENTADO NA INTRODUÇÃO, PROVANDO-O E SE POSICIONANDO.

D1 = PROVA + POSICIONAMENTO.

D2 (DESENVOLVIMENTO 2) - RETOMADA DA CAUSA OU CONSEQUÊNCIA APRESENTADO NA INTRODUÇÃO, PROVANDO E POSICIONANDO.

D2 = PROVA + POSICIONAMENTO.

EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO


DESENVOLVIMENTO 1


De acordo com Vygotsky, a linguagem é o fator que concede ao homem a possibilidade de compreender e interpretar o mundo ao seu redor. Nessa perspectiva, privar indivíduos da expressão pessoal, baseado somente em uma visão purista da língua, é lhes cercear a criticidade e a própria manifestação de suas particularidades. Ademais, destaca-se o caráter cultural do falar, sobre o qual há desconhecimento e pouco interesse, elementos que fomentam as atitudes discriminatórias. 


DESENVOLVIMENTO 2

 

Consoante ao filósofo e linguista Saussure, a fala não pode ser entendida como estática ou única, uma vez que é ela um ente vivo, transformado constantemente pelas interações sociais. Nesse ínterim, a esfera de valores e formações distintas peculiares ao Brasil torna, também, nossa língua móbil e diversa, condição enriquecedora que, oposto ao que se vê hodiernamente, deve ser valorizada.

CONCLUSÃO

VOCÊ DEVE SOLUCIONAR O PROBLEMA ENCONTRADO NA INTRODUÇÃO POR MEIOS DE 4 ELEMENTOS:

AGENTE - INSTITUIÇÃO A QUAL SERÁ RESPONSÁVEL PELA AÇÃO - GOVERNO, ESCOLA, ETC.

AÇÃO - DEVE SER CONCRETA;

MODO - ESPECIFICAR COMO A AÇÃO OCORRERÁ;

FINALIDADE - OBJETIVO DA AÇÃO.

EXEMPLO DE CONCLUSÃO COM A TEMÁTICA PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Cabe às universidades e escolas promoverem no currículo da disciplina de Língua Portuguesa, planejamentos voltados para o estudo mais aprofundado da variabilidade linguística. Nesse ínterim, podem ser realizadas oficinas de leitura e encenação de manifestações artísticas regionais, que demonstrem o valor do diferente. Dessarte, será tangível, pelo saber, dissipar os pressupostos arraigados que segregam e rotulam inúmeros "Jecas" na atualidade.


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