ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO ESTILO ENEM
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO - INFORMAÇÃO EXTERNA RELACIONADA AO TEMA - OBRA LITERÁRIA; CONTEXTO HISTÓRICO OU; TEÓRICO (FILÓSOFO, SOCIÓLOGO);
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA - PROBLEMA ENCONTRADO DENTRO DO TEMA E QUE DEVE SER SOLUCIONADO NA CONCLUSÃO;
CAUSA OU CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
TEMA PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Em "Jeca Tatu", obra de Monteiro Lobato, há uma construção caricata do homem campesino, representação do atraso que convencionou-se associar ao falar caipira. Nesse sentido, é perceptível, ainda na hodiernidade, a difusão de tais estereótipos pejorativos, uma vez que o preconceito linguístico representa uma mazela em relação aos direitos humanos no país, seja pela marginalização social, seja pelo preconceito exacerbado.
DESENVOLVIMENTO
RETOMADA DA INTRODUÇÃO PROVANDO SEUS ELEMENTOS.
D1 (DESENVOLVIMENTO 1) - RETOMADA DO PROBLEMA APRESENTADO NA INTRODUÇÃO, PROVANDO-O E SE POSICIONANDO.
D1 = PROVA + POSICIONAMENTO.
D2 (DESENVOLVIMENTO 2) - RETOMADA DA CAUSA OU CONSEQUÊNCIA APRESENTADO NA INTRODUÇÃO, PROVANDO E POSICIONANDO.
D2 = PROVA + POSICIONAMENTO.
EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO 1
De acordo com Vygotsky, a linguagem é o fator que concede ao homem a possibilidade de compreender e interpretar o mundo ao seu redor. Nessa perspectiva, privar indivíduos da expressão pessoal, baseado somente em uma visão purista da língua, é lhes cercear a criticidade e a própria manifestação de suas particularidades. Ademais, destaca-se o caráter cultural do falar, sobre o qual há desconhecimento e pouco interesse, elementos que fomentam as atitudes discriminatórias.
DESENVOLVIMENTO 2
Consoante ao filósofo e linguista Saussure, a fala não pode ser entendida como estática ou única, uma vez que é ela um ente vivo, transformado constantemente pelas interações sociais. Nesse ínterim, a esfera de valores e formações distintas peculiares ao Brasil torna, também, nossa língua móbil e diversa, condição enriquecedora que, oposto ao que se vê hodiernamente, deve ser valorizada.
CONCLUSÃO
VOCÊ DEVE SOLUCIONAR O PROBLEMA ENCONTRADO NA INTRODUÇÃO POR MEIOS DE 4 ELEMENTOS:
AGENTE - INSTITUIÇÃO A QUAL SERÁ RESPONSÁVEL PELA AÇÃO - GOVERNO, ESCOLA, ETC.
AÇÃO - DEVE SER CONCRETA;
MODO - ESPECIFICAR COMO A AÇÃO OCORRERÁ;
FINALIDADE - OBJETIVO DA AÇÃO.
EXEMPLO DE CONCLUSÃO COM A TEMÁTICA PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Cabe às universidades e escolas promoverem no currículo da disciplina de Língua Portuguesa, planejamentos voltados para o estudo mais aprofundado da variabilidade linguística. Nesse ínterim, podem ser realizadas oficinas de leitura e encenação de manifestações artísticas regionais, que demonstrem o valor do diferente. Dessarte, será tangível, pelo saber, dissipar os pressupostos arraigados que segregam e rotulam inúmeros "Jecas" na atualidade.
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