PADRÃO UEMA - UEMASUL DE REDAÇÃO (PAES 2021)
De acordo com o Edital:
11.10 As questões de Língua Portuguesa e Literatura e a produção textual terão como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias recomendadas como leitura obrigatória: - Macunaíma, de Mário de Andrade - Esconderijos do tempo (Coletânea de poemas), de Mário Quintana
11.11 Na produção textual, o candidato deverá escrever texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema indicado pela banca elaboradora.
11.12 A prova será realizada no horário das 13h às 18h (5 horas de duração)
A prova do processo da Universidade Estadual do Maranhão é bem parecida com a do Enem, mas não se engane, só é parecida, temos algumas minúcias que a transformam em um padrão próprio.
Os temas são sociais, igual ao estilo de temáticas do Enem, contudo você não irá encontrar uma problemática a ser solucionada. O que você deve fazer é formular um posicionamento crítico sobre o tema e transformá-lo em argumento principal. Essa tese será confeccionada na introdução, provada no desenvolvimento e refletida na conclusão.
Espera professora, então o texto é dissertativo-argumentativo?
Sim, o texto é o mesmo do Enem, mas produzido em uma perspectiva diferente. Uma vez que na introdução você não irá apresentar um problema e nem solução na conclusão.
O que devo fazer então? Como produzir?
Temas sociais;
Texto dissertativo-argumentativo;
Introdução: contextualização (USO DA OBRA LITERÁRIA DO EDITAL) + argumento principal (reflexão crítica acerca do tema);
Desenvolvimento: prova + posicionamento;
Conclusão: retomada do argumento da introdução + reflexão final (fechamento).
Aí está o esquema da prova de Redação da UEMA. Só gostaria de acrescentar que no padrão da UEMA é de suma importância a utilização das obras literárias recomendadas no Edital, seja na contextualização ou mesmo no desenvolvimento. No ano de 2020 as obras são "Macunaíma", de Mário de Andrade e, "Esconderijos do Tempo", de Mário Quintana.
Fonte: Profª Drª Kerlly Karine P. Herênio.
Comentários
Postar um comentário