TUTORIAL SOBRE REDAÇÃO ENEM - ESTRUTURA E REDAÇÃO PRONTA.

 


TEMA: RACISMO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO ENTRE 5 A 7 LINHAS

DEVE-SE APRESENTAR UMA CONTEXTUALIZAÇÃO (INFORMAÇÃO EXTERNA RELACIONADA AO TEMA). EXISTEM TRÊS TIPOS DE CONTEXTUALIZAÇÕES MAIS ADEQUADAS PARA INTRODUÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO; OBRA LITERÁRIA; TEÓRICOS. ALÉM DISSO, DEVE-SE APRESENTAR UM PROBLEMA ENCONTRADO DENTRO DO TEMA, BEM COMO A CONSEQUÊNCIA DESSE PROBLEMA.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:

1.         No dizer de Hegel, “a humanidade é explicada pelo seu processo histórico” -  2.assertiva   refletida em uma realidade envolta no estruturalismo discriminatório. 3.Observa-se que o Racismo Ambiental representa a continuidade do preconceito e 4.invisibilidade em relação às ditas minorias sociais.  Aquele que não possui condições 5.financeiras é “empurrado” para as áreas mais suscetíveis a catástrofes ambientais. 6.Consequencia-se na perpetuação do processo de marginalização dos atores sociais 7.– carga recaída sobre os grupos étnicos mais vulnerabilizados.

Contextualização por meio de teórico.

Apresentação do problema.

Consequência do problema.

DESENVOLVIMENTO

SÃO DOIS PARÁGRAFOS, CADA UM COM UM MÍNIMO DE 5 LINHAS E, MÁXIMO DE 9. SÃO CONSIDERADOS PARÁGRAFOS DE RETOMADA ARGUMENTATIVA, UMA VEZ QUE DEVE-SE RETOMAR O PROBLEMA NO DESENVOLVIMENTO1 (D1) E, A CONSEQUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO 2 (D2). A RETOMADA SE DÁ DA SEGUINTE MANEIRA: PROVA + POSICIONAMENTO.

D1

1.Em primeiro plano, a Constituição Federal, no Artigo 6º, assegura o direito à moradia 2.ao cidadão brasileiro. Entretanto, atores sociais em situação de vulnerabilidade são 3.descreditados, em sua maioria, pela população, pois são considerados invisíveis. 4.Essa situação discriminatória é continuada até a hodiernidade e tem suas raízes 5.em um passado longínquo de marginalização das minorias. O processo histórico 6.que desconsidera o cidadão vulnerável, aliado à inoperância do Estado que, não 7.assegura os direitos básicos da população tupiniquim. Corrobora-se, dessa forma, 8.na perpetuação do Racismo Estrutural, e, consequentemente, no Ambiental, uma 9.vez que o ator social continuará com a situação de vulnerabilidade climática.

PROVA

POSICIONAMENTO

D2

1.Em segundo plano, observa-se que o analista do discurso Michel Pêcheux viabiliza 2.a percepção sobre a teoria do “Assujeitamento” a qual reflete que a cognição 3.humana tem a capacidade de continuidade de processos discriminatórios, pois 4.afirma que há uma “reprodução ideológica de forma inconsciente”. Nesse ínterim, 5.a situação de vulnerabilidade ambiental é consequência de pensamentos 6.discriminatórios e descrédito dessas minorias – se um grupo social não tem 7.representatividade social, ocorrerá a perpetuação discriminatória desses atores .

PROVA

POSICIONAMENTO

CONCLUSÃO 5 A 7 LINHAS

PARA A CONCLUSÃO SÃO EXIGIDOS AGENTE, DETALHAMENTO DO AGENTE, AÇÃO, MODO E FINALIDADE. O DETALHAMENTO PODE SE REFERIR A QUALQUER UM DOS ELEMENTOS, AQUI SUGERE-SE DO AGENTE PARA FACILITAÇÃO. O NÃO CUMPRIMENTO DE UM DESSES 5 ELEMENTOS, CANDIDATO PERDERÁ 40 PONTOS DA COMPETÊNCIA 5.

AGENTE – UMA INSTITUIÇÃO, NÃO SE TRATA DE UMA PESSOA;

AÇÃO – DEVE SER CONCRETA, NADA DE ABSTRAÇÃO COMO “CONSCIENTIZAÇÃO”;

MODO – É ESPECIFICAR COMO A AÇÃO OCORRERÁ;

FINALIDADE -OBJETIVO DA AÇÃO.

 

O Governo, por meio do Ministério das Cidades e da Educação, deve agir no planejamento urbano – em que o Estado se empenhe em melhorar a moradia e saneamento das minorias, formulando projetos de execução para uma equidade cidadã, que prevê urbanização de áreas inóspitas. No educacional, o Ministério da Educação deve criar um programa nas escolas, no qual produza uma cartilha que incentive a pluralidade social. É por meio do pensamento crítico que a visão preconceituosa sobre as minorias será abolida.

AGENTE

DETALHAMENTO DO AGENTE

AÇÃO

MODO

FINALIDADE

Material produzido por Drª Kerlly Karine P. Herênio.

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