TUTORIAL SOBRE REDAÇÃO ENEM - ESTRUTURA E REDAÇÃO PRONTA.
TEMA:
RACISMO AMBIENTAL
INTRODUÇÃO
ENTRE
5 A 7 LINHAS
DEVE-SE APRESENTAR UMA CONTEXTUALIZAÇÃO (INFORMAÇÃO EXTERNA
RELACIONADA AO TEMA). EXISTEM TRÊS TIPOS
DE CONTEXTUALIZAÇÕES MAIS ADEQUADAS PARA INTRODUÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO; OBRA
LITERÁRIA; TEÓRICOS. ALÉM DISSO, DEVE-SE APRESENTAR UM PROBLEMA ENCONTRADO DENTRO DO TEMA, BEM COMO A CONSEQUÊNCIA DESSE PROBLEMA.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:
1. No dizer de Hegel, “a humanidade é explicada pelo seu
processo histórico” - 2.assertiva refletida em uma realidade envolta no
estruturalismo discriminatório. 3.Observa-se
que o Racismo Ambiental representa a continuidade do preconceito e 4.invisibilidade
em relação às ditas minorias sociais. Aquele que não possui condições 5.financeiras
é “empurrado” para as áreas mais suscetíveis a catástrofes ambientais. 6.Consequencia-se
na perpetuação
do processo de marginalização dos atores sociais 7.– carga recaída sobre os grupos étnicos mais vulnerabilizados.
Contextualização por meio de
teórico.
Apresentação
do problema.
Consequência do problema.
DESENVOLVIMENTO
SÃO DOIS PARÁGRAFOS, CADA
UM COM UM MÍNIMO DE 5 LINHAS E, MÁXIMO DE 9. SÃO CONSIDERADOS PARÁGRAFOS DE
RETOMADA ARGUMENTATIVA, UMA VEZ QUE DEVE-SE RETOMAR O PROBLEMA NO
DESENVOLVIMENTO1 (D1) E, A CONSEQUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO 2 (D2). A RETOMADA
SE DÁ DA SEGUINTE MANEIRA: PROVA + POSICIONAMENTO.
D1
1.Em primeiro plano, a Constituição
Federal, no Artigo 6º, assegura o direito à moradia 2.ao cidadão
brasileiro. Entretanto, atores sociais em situação de vulnerabilidade são
3.descreditados, em sua maioria, pela população, pois são considerados
invisíveis. 4.Essa situação discriminatória é continuada até a hodiernidade e
tem suas raízes 5.em um passado longínquo de marginalização das minorias. O
processo histórico 6.que desconsidera o cidadão vulnerável, aliado à
inoperância do Estado que, não 7.assegura os direitos básicos da população
tupiniquim. Corrobora-se, dessa forma, 8.na perpetuação do Racismo Estrutural,
e, consequentemente, no Ambiental, uma 9.vez que o ator social continuará com a
situação de vulnerabilidade climática.
PROVA
POSICIONAMENTO
D2
1.Em segundo plano, observa-se que o analista do discurso Michel
Pêcheux viabiliza 2.a percepção sobre a teoria do “Assujeitamento” a qual reflete
que a cognição 3.humana tem a capacidade de continuidade de processos
discriminatórios, pois 4.afirma que há uma “reprodução ideológica de forma
inconsciente”. Nesse ínterim, 5.a situação de
vulnerabilidade ambiental é consequência de pensamentos 6.discriminatórios e
descrédito dessas minorias – se um grupo social não tem 7.representatividade
social, ocorrerá a perpetuação discriminatória desses atores .
PROVA
POSICIONAMENTO
CONCLUSÃO
5
A 7 LINHAS
PARA A CONCLUSÃO SÃO
EXIGIDOS AGENTE, DETALHAMENTO DO AGENTE, AÇÃO, MODO E FINALIDADE. O
DETALHAMENTO PODE SE REFERIR A QUALQUER UM DOS ELEMENTOS, AQUI SUGERE-SE DO
AGENTE PARA FACILITAÇÃO. O NÃO CUMPRIMENTO DE UM DESSES 5 ELEMENTOS, CANDIDATO
PERDERÁ 40 PONTOS DA COMPETÊNCIA 5.
AGENTE – UMA INSTITUIÇÃO,
NÃO SE TRATA DE UMA PESSOA;
AÇÃO – DEVE SER CONCRETA,
NADA DE ABSTRAÇÃO COMO “CONSCIENTIZAÇÃO”;
MODO – É ESPECIFICAR COMO
A AÇÃO OCORRERÁ;
FINALIDADE -OBJETIVO DA
AÇÃO.
O Governo, por meio do Ministério das Cidades e da Educação, deve agir no
planejamento urbano – em que o Estado se empenhe em melhorar a moradia e
saneamento das minorias, formulando projetos de execução
para uma equidade cidadã, que prevê urbanização de áreas inóspitas.
No educacional, o Ministério da Educação deve criar um programa nas escolas,
no qual produza uma cartilha que incentive a pluralidade
social. É por meio do pensamento crítico que a visão preconceituosa sobre as minorias será
abolida.
AGENTE
DETALHAMENTO DO AGENTE
AÇÃO
MODO
FINALIDADE
Material produzido por Drª Kerlly Karine P. Herênio.
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