PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

 

Romantização de relacionamentos abusivos em séries e filmes populares

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Romantização de relacionamentos abusivos em séries e filmes populares, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Os filmes românticos são um gênero extremamente popular, contando com produções grandiosas, variadas e de alta rentabilidade. No geral, são feitos tendo em vista um público-alvo feminino, o que já aponta para uma possível discussão sobre gênero. Assim, deve-se pensar sobre o que está sendo oferecido para meninas e mulheres consumirem como entretenimento. Que tipos de comportamentos são tratados como românticos? Que tipo de homens está sendo exaltados nas telas? Que valores estão sendo perpetuados? Esses questionamentos devem existir, pois não se pode simplesmente aceitar tudo que os filmes românticos mostram como “ideal”. Na maioria das vezes, por conta de todo o contexto e da narrativa que o cinema constrói, o espectador não percebe que muitos dos relacionamentos de grandes filmes de romance têm aspectos tóxicos ou abusivos.Dísponivel em: <http://< http://jornalismojunior.com.br/a-romantizacao-de-homens-abusivos-no-cinema>(Adaptado)

TEXTO II

Exemplos famosos de casais que mantêm relacionamentos abusivos produzidos pela cultura pop americana são muito comuns na sociedade ocidental. Hardin e Tessa, de After da escritora Anna Todd, é um dos mais novos casais do momento. Entretanto, o enredo produzido já inicia problemático logo no primeiro livro, onde Hardin aposta a virgindade da protagonista a fim de ganhar reconhecimento dos amigos na disputa. Mesmo que Tessa perdoe este grande erro inicial num relacionamento, seu namorado ao longo da série se mostra agressivo, sem paciência e manipulador. Edward Cullen e Bella Swan, da Saga Crepúsculo, da autora Stephenie Meyer, é um histórico casal da cultura pop. Mas o que pensar deste stalker da protagonista que a vê dormindo sem o conhecimento dela, entra em sua casa sem ela saber, a persegue onde vai e literalmente deseja sugar seu sangue e a mantem ciente disso? Além de tudo isso, ambos desenvolvem dependência emocional e Edward frequentemente a manipula psicologicamente. Blair e Chuck, da série Gossip Girl, também são frequentemente apontados como meta de casal pelos jovens atualmente. A problemática desse casal é bem séria. Chuck tenta estuprar a amiga de Blair no primeiro episódio da série e após esse assédio sexual, ele assedia psicologicamente e moralmente Blair ao manipular a garota a praticar relação sexual com seu tio em prol de ganhos futuros. Além de todas as situações gravíssimas, ele a trata como propriedade e é agressivo com Blair.Disponível em:<https://labdicasjornalismo.com/noticia/10438/como-os-relacionamentos-abusivos-sao-romantizados-pelos-produtos-midiaticos-da-cultura-pop>(Adaptado) 

TEXTO III

Disponível em:<https://capricho.abril.com.br/comportamento/7-dicas-para-saber-se-e-namorolegal-ou-relacionamento-toxico/>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINTAXE

Orações subordinadas substantivas

SINTAXE - O SUJEITO