PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

 

Consequências das chuvas fortes no Brasil: enchentes, inundações, alagamentos e deslizamentos

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consequências das chuvas fortes no Brasil: enchentes, inundações, alagamentos e deslizamentos, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

 

Dísponivel em: <https://ilhadoconhecimento.com.br/enchentes-e-deslizamentos/>

TEXTO II

O número de mortos em desastres causados por excesso de chuva no Brasil teve um aumento expressivo em 2022.

Nos primeiros 5 meses de 2022, 457 pessoas morreram em desastres causados pelo excesso de chuva no Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base nos dados das defesas civis municipais. Atualizado em 31 de maio, o número inclui 100 das 106 mortes ocorridas no desastre em Recife na última semana.

O total de 457 óbitos representa um aumento de 57% em relação a 2021, quando o número de mortos pela chuva no ano todo foi de 290 pessoas.

Desde 2019 o número de mortes pela chuva já vinha crescendo em relação aos anos anteriores. Foram 297 mortos em 2019 e 216 em 2020. Como comparação, entre 2014 e 2018 morreram menos de 100 pessoas por ano por causa da chuva.

Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61651974>(Adaptado) 

TEXTO III

As enchentes são fenômenos prioritariamente naturais. Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água. Esse extravasamento é um processo natural nas zonas de inundação dos rios, chamadas de vales fluviais ou planícies de inundação. As enchentes ocorrem de forma periódica, com destaque para as épocas mais chuvosas do ano.

Não obstante, a ação do homem no espaço natural potencializa esse fenômeno. Nesse contexto, a ocupação do espaço natural e a sua transformação pela ação antrópica provocam o aumento da intensidade das enchentes. Sendo assim, com base no contexto humano, as enchentes são provocadas, entre outros, pela ocupação desordenada do espaço, pela impermeabilização do solo, pela eliminação da vegetação nativa e pela deposição irregular de resíduos sólidos.

Disponível em:<https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/enchentes.htm>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINTAXE

Orações subordinadas substantivas

SINTAXE - O SUJEITO