Conhecendo um pouco sobre o inglês instrumental

Resultado de imagem para ingles instrumental
O que é inglês instrumental? Como surgiu? 
O inglês instrumental é o nome que damos, aqui no Brasil, a uma proposta também conhecida mundialmente como: “English for Specific Purposes” (E.S.P), que traduzindo significa: “inglês para fins específicos”. Essa é uma área de estudo da língua inglesa para atender um determinado setor profissional. Um exemplo comum dessa abordagem de ensino é o ‘inglês para negócios’, também conhecido como Business English, o qual existe para atender a empresários, executivos e outros profissionais.

O que o inglês instrumental tem de diferente quando comparado ao inglês já conhecido e/ou estudado em escolas regulares e/ou curso de idiomas?

Inicialmente, essa é uma forma de ensinar e aprender a língua inglesa, com vistas a que você desenvolva a habilidade de ler e entender textos em inglês, usando estratégias específicas de leitura, e que surgiu com a necessidade de promover uma aprendizagem mais rápida e eficaz em uma determinada área profissional e em outros contextos pessoais. 
Aqui no Brasil, de um modo geral, inglês instrumental pode ser compreendido como uma abordagem de ensino e aprendizagem da língua inglesa, que trata o inglês com um foco mais técnico e científico e/ou de caráter geral. O foco desta disciplina é permitir que o/a estudante leia e compreenda textos em inglês de uma área específica, fazendo uso de estratégias que normalmente já são utilizadas em textos na sua própria língua, acrescentando-as a outras mais próprias dessa disciplina.

• E a gramática? Como fica? 

A gramática não é excluída. Ela é sim um aspecto que também vamos estudar nesta disciplina, porém com uma diferença: 

• O estudo da gramática restringe-se a um mínimo necessário e normalmente é aplicado e associado ao (con) texto. Não há uma exposição de muitas regras ou normas. Certo? Já que estamos falando em leitura e compreensão de texto, vamos agora dedicar um pouco desta aula para tratar dos níveis de compreensão textual existentes, os quais são classificados em três tipos: 
I - Compreensão geral do texto 
É uma leitura rápida, pela qual você poderá captar somente informações básicas e genéricas do texto. O foco nesse tipo de compreensão é o assunto do texto. 
II - Compreensão dos pontos principais do texto 
Trata a leitura com uma maior atenção às informações principais do texto. 
Você, enquanto lê, dedica uma atenção maior a cada parágrafo para identificar aspectos específicos que normalmente lhe possam interessar. 
III - Compreensão detalhada 
Há uma profunda atenção a detalhes do texto. É um tipo de leitura que toma mais tempo. Como estamos tratando de compreensão textual, vamos conhecer agora uma estratégia de leitura utilizada pelo inglês instrumental e conhecida como SKIMMING. Esta técnica significa ler ou examinar superficialmente, permitindo rapidez e maior eficiência na leitura de textos. Durante a sua aplicação, você pode ler o texto somente para descobrir o assunto principal abordado pelo autor. É uma atividade de leitura de compreensão geral e requer uma visão global do texto. Não há preocupação com o significado de todas as palavras que são apresentadas. Contudo, há mais atenção voltada para o sentido geral do texto. Fazendo uso desta técnica, normalmente você atenta para o título, subtítulo, legendas, ilustrações, cognatas etc. 

Resumo 
O inglês instrumental é uma área de estudo que foca uma determinada habilidade linguística. As quatro habilidades existentes são: ouvir, falar, ler e escrever. O inglês instrumental é um processo que auxilia, dando dicas facilitadoras para ler e entender um texto em inglês. A gramática precisa sim ser estudada, mas de um modo mais simples e mais aplicada ao texto para uma compreensão cada vez melhor. Entre as técnicas utilizadas pelo inglês instrumental temos o skimming. O skimming é uma leitura rápida que se faz do texto para somente saber o assunto abordado. É uma visão mais geral do texto. Para um melhor entendimento de como funciona esta técnica, através de um texto na língua portuguesa, realize a seguir um exercício envolvendo a técnica skimming.

Atividade de Aprendizagem: 

Leia o texto abaixo e responda: 

Texto 1  
880 milhões de analfabetos 
A Organização para Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (Unesco) afirma que 20% da população mundial nunca foi à escola. São homens e mulheres que não sabem escrever o próprio nome. (Nova Escola, Junho/Julho de 2000, p. 36) 

1. Qual é o assunto geral abordado no texto?
2. Qual informação apresentada no texto que você consideraria como um ponto principal? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações subordinadas substantivas

PROPOSTA DE REDAÇÃO

ORAÇÕES SUBORDINADAS