Conhecendo um pouco sobre o inglês instrumental
O que é inglês instrumental? Como
surgiu?
O inglês instrumental é o nome que damos, aqui no Brasil, a uma proposta também conhecida mundialmente como: “English for Specific Purposes”
(E.S.P), que traduzindo significa: “inglês para fins específicos”. Essa é uma
área de estudo da língua inglesa para atender um determinado setor profissional. Um exemplo comum dessa abordagem de ensino é o ‘inglês para
negócios’, também conhecido como Business English, o qual existe para
atender a empresários, executivos e outros profissionais.
O que o inglês instrumental tem de diferente quando comparado ao
inglês já conhecido e/ou estudado em escolas regulares e/ou curso de
idiomas?
Inicialmente, essa é uma forma de ensinar e aprender a língua inglesa, com
vistas a que você desenvolva a habilidade de ler e entender textos em inglês,
usando estratégias específicas de leitura, e que surgiu com a necessidade de promover uma
aprendizagem mais rápida e eficaz em uma determinada área profissional e
em outros contextos pessoais.
Aqui no Brasil, de um modo geral, inglês instrumental pode ser compreendido como uma abordagem de ensino e aprendizagem da língua inglesa, que
trata o inglês com um foco mais técnico e científico e/ou de caráter geral. O
foco desta disciplina é permitir que o/a estudante leia e compreenda textos
em inglês de uma área específica, fazendo uso de estratégias que normalmente já são utilizadas em textos na sua própria língua, acrescentando-as a
outras mais próprias dessa disciplina.
• E a gramática? Como fica?
A gramática não é excluída. Ela é sim um aspecto que também vamos estudar nesta disciplina, porém com uma diferença:
• O estudo da gramática restringe-se a um mínimo necessário e normalmente é aplicado e associado ao (con) texto. Não há uma exposição de
muitas regras ou normas.
Certo? Já que estamos falando em leitura e compreensão de texto, vamos
agora dedicar um pouco desta aula para tratar dos níveis de compreensão
textual existentes, os quais são classificados em três tipos:
I - Compreensão geral do texto
É uma leitura rápida, pela qual você poderá captar somente informações
básicas e genéricas do texto. O foco nesse tipo de compreensão é o assunto
do texto.
II - Compreensão dos pontos principais do texto
Trata a leitura com uma maior atenção às informações principais do texto.
Você, enquanto lê, dedica uma atenção maior a cada parágrafo para identificar aspectos específicos que normalmente lhe possam interessar.
III - Compreensão detalhada
Há uma profunda atenção a detalhes do texto. É um tipo de leitura que toma
mais tempo.
Como estamos tratando de compreensão textual, vamos conhecer agora
uma estratégia de leitura utilizada pelo inglês instrumental e conhecida
como SKIMMING.
Esta técnica significa ler ou examinar superficialmente, permitindo rapidez
e maior eficiência na leitura de textos. Durante a sua aplicação, você pode
ler o texto somente para descobrir o assunto principal abordado pelo autor.
É uma atividade de leitura de compreensão geral e requer uma visão global
do texto. Não há preocupação com o significado de todas as palavras que
são apresentadas. Contudo, há mais atenção voltada para o sentido geral
do texto. Fazendo uso desta técnica, normalmente você atenta para o título,
subtítulo, legendas, ilustrações, cognatas etc.
Resumo
O inglês instrumental é uma área de estudo que foca uma determinada
habilidade linguística. As quatro habilidades existentes são: ouvir, falar, ler e
escrever. O inglês instrumental é um processo que auxilia, dando dicas facilitadoras para ler e entender um texto em inglês.
A gramática precisa sim ser estudada, mas de um modo mais simples e mais
aplicada ao texto para uma compreensão cada vez melhor. Entre as técnicas
utilizadas pelo inglês instrumental temos o skimming. O skimming é uma
leitura rápida que se faz do texto para somente saber o assunto abordado. É
uma visão mais geral do texto.
Para um melhor entendimento de como funciona esta técnica, através de
um texto na língua portuguesa, realize a seguir um exercício envolvendo a
técnica skimming.
Atividade de Aprendizagem:
Leia o texto abaixo e responda:
Texto 1
880 milhões de analfabetos
A Organização para Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas
(Unesco) afirma que 20% da população mundial nunca foi à escola.
São homens e mulheres que não sabem escrever o próprio nome.
(Nova Escola, Junho/Julho de 2000, p. 36)
1. Qual é o assunto geral abordado no texto?
2. Qual informação apresentada no texto que você consideraria como um
ponto principal?
Comentários
Postar um comentário