TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Título

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Dever ser centralizado, só a 1ª inicial maiúscula. Nele, não pode haver ponto final, entretanto, outros pontos podem ser utilizados. Se fizer uma interrogação, a resposta deve estar, obrigatoriamente, ao longo da redação. 
As aspas no título devem ser colocadas em apenas um dos termos, pois ele já está em evidência. 
Lembre-se ainda que uma palavra usada no título não deve ser repetida na 1ª linha da introdução. 
A criatividade também deve ser levada em consideração, pois um título sem criatividade ocorre uma perda de ponto de argumentação. 
O que é um título não criativo? é aquele que copia o tema, por exemplo. Não existe tema-título há muitos anos no vestibular. Além disso, títulos banais, simplórios demais também perdem ponto de argumentação. Uma dica é você transformar o argumento principal no seu título, assim você não perderá ponto de argumentação nesse quesito.
Lembre-se de que no Enem o título NÃO é obrigatório.

Introdução
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É a entrada da redação, e obrigatoriamente, apresenta-se o tema com a tese do candidato. Essa seria a crítica principal que o vestibulando vai seguir durante toda a redação. Tudo o que for dito na introdução deve ser provado no desenvolvimento e solucionado na conclusão. Se fizer uma pergunta, por exemplo, ele deve ser respondida ao longo do texto.

Desenvolvimento
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É bom salientar que um texto argumentativo tem no mínimo 3 parágrafos. Embora uma redação padrão Enem, 4 parágrafos são ideais. Dessa forma, um bom desenvolvimento compõe-se em 2 parágrafos.
Para cada parágrafo, o ideal é ter no mínimo 5 linhas e no máximo 9 linhas. Isso não é regra, mas uma orientação. Dentro dos parágrafos de desenvolvimento, deve-se provar o problema encontrado sobre o tema que foi apresentado na introdução, assim como também sustentar a crítica realizada no primeiro parágrafo. Essa comprovação é feita por meio de exemplos ou de argumentos de autoridade (citação ou paráfrase).
Lembre-se sempre de que uma citação deve ter em média uma linha e meia, não compor o parágrafo inteiro. O importante não é citar, parafrasear ou expor exemplos, mas argumentar a informação que tiver.

Conclusão

O último parágrafo ou fechamento do texto. O lugar de uma solução para o problema apresentado na introdução. Como é o parágrafo para respostas, não pode haver perguntas. O questionamento poderá ser feito entre a introdução e o último parágrafo de desenvolvimento, na conclusão não. 
Também não é bom colocar citação, contudo, não é proibido. Há pessoas que conseguem muito bem pôr uma citação na conclusão, mas não é uma tarefa fácil e muitos não conseguem, por isso falo para evitar.

Questões estruturais a serem evitadas no texto argumentativo:

- não repetir palavras na mesma linha e nem entre uma linha e outra; 
- "onde" só relaciona antecedente lugar;
- erros de acentuação, ortografia;
- utilização de vocabulário inadequado como vulgarismos, gírias, palavras rebuscadas demais e arcaísmos;
- erro de margem;
- parágrafo longo ou curto;
- uso de clichês;
- mudança de pessoa discursiva;
- uso direcionado de 2ª pessoa;
- intromissão;
- letra ruim;
- pontuação errada;
- usar "conclui-se que " e a palavra "solução" na conclusão.

Questões argumentativas a serem evitadas:

- não apresentar o tema na introdução;
- não apresentar a crítica/problema na introdução;
- não colocar provas no desenvolvimento;
- não elaborar proposta de solução na conclusão.

Prova zerada:

- fuga ao tema;
- ferir os direitos humanos;
- fuga à tipologia textual;
- plágio.
*Autora: Kerlly Herênio - professora, corretora de redação, especialista em Gêneros textuais, mestre em Linguística, doutora em redação.

ESQUEMA PARA PRODUÇÃO DE REDAÇÃO

INTRODUÇÃO:

1) CONTEXTUALIZAÇÃO;
2) PROBLEMA (APRESENTAÇÃO DO TEMA);
3) TESE (CRÍTICA - O QUE O PROBLEMA SIGNIFICA, A CAUSA OU CONSEQUÊNCIA)
ITENS 1, 2 E 3 NO PRIMEIRO PARÁGRAFO.

DESENVOLVIMENTO:

4) PROVAS:
4.1) 2ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA INTRODUÇÃO - PROBLEMA - ARGUMENTO 1 = PROVA + CRÍTICA;
4.2) 3ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA INTRODUÇÃO - TESE - ARGUMENTO 2 = PROVA + CRÍTICA.

CONCLUSÃO:

5) PROPOSTA DE INTERVENÇÃO = SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA CITADO NA INTRODUÇÃO. INTERVENÇÃO COM DUAS AGÊNCIAS.


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