FUNÇÕES DA LINGUAGEM
O tema Funções da Linguagem é um assunto muito visto e presente na vida de todos os estudantes que estão cursando escolas em nosso país e também aqueles que estão prestando provas de Enem e Vestibulares.
Sabe também que o assunto é uma dificuldade para muitos estudantes, e por este motivo decidir montar este texto para vocês com intuito de facilitar e mostrar que este pode ser mais fácil do que se parece. Então vamos lá!
Pode-se dizer que a linguagem é a expressão do pensamento em palavras na forma oral, escrita e linguagem de sinais. As funções da linguagem estão dividas em seis tipos, e são elas:
Classificação das Funções da Linguagem
- Função emotiva (expressiva)
- Função denotativa (referencial ou informativa)
- Função conativa (apelativa)
- Função metalinguística
- Função poética
- Função fática
Vale ressaltar que cada uma dessas classificações tem um papel fundamental frente a elementos que estão presentes em nossa comunicação, e determinam qual o ponto a que se quer chegar dos atos comunicativos.
Seis tipos de Funções da Linguagem
Como citamos acima, as funções da linguagem são segmentadas em seis tipos que iremos esclarece-las citando exemplo para vocês. Confira:
1. Função emotiva (expressiva)
Caracterizada pela subjetividade com o objetivo de emocionar. É centrada no emissor, ou seja, quem envia a mensagem. A mensagem não precisa ser clara ou de fácil entendimento.
Exemplo: Nós te amamos!
2. Função denotativa (referencial ou informativa)
Possui a finalidade de informar, notificar, anunciar, indicar, referenciar. A informação é objetiva sobre a realidade, um bom exemplo de função denotativa são as notícias.
Exemplo: “De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres.”
3. Função conativa (apelativa)
Procura convencer o leitor, dar conselhos ou ordens. A função conativa está em livros didáticos, manuais, livros de autoajuda e textos publicitário.
Exemplo: Você não pode perder o desconto dessa semana!
4. Função metalinguística
Usa a mesma linguagem para explicar a mesma mensagem. Explica um código usando o próprio código.
Exemplo: Uma poesia que fale sobre poesia.
5. Função poética
Muitos confundem com a função emotiva. A emotiva tem como objetivo emocionar o leitor. Já a função poética se importa mais com a mensagem em si e a forma de como ela será transmitida. As palavras são usadas no sentido figurado.
6. Função fática
Interação entre emissor e receptor. Essa é a linguagem que mais usamos no dia a dia.
Exemplo: Telefonemas, cumprimentos, saudações.
Agora que você já pode conhecer um mais mais sobre as funções da linguagem, deixaremos um diagrama para facilitar ainda mais seu entendimento.
Comentários
Postar um comentário