ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Período Composto por Subordinação
Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental do período e tem um ou mais de seus termos sob forma de oração subordinada. É tão grande a dependência de uma subordinada em relação à principal que, se a dissociarmos do período, não apresentará sentido algum, ficando completamente vazia de significação.
Período
É o enunciado formado por uma ou mais orações. O período pode ser simples ou composto.
Simples
Quando o enunciado é constituído de uma só oração - oração absoluta.
Composto
Quando o enunciado for constituído de duas ou mais orações. As orações podem ser compostas por coordenação ou por subordinação.
Exemplos de período simples
✘ A lua é o símbolo dos apaixonados.
✘ Vamos ao shopping?
✘ Comprei um vestido novo.
✘ Marcos está cortando o cabelo.
Locuções verbais (verbos que se unem para expressar uma ação) são considerados um só verbo.
Exemplos de período composto
✘ Queria ir à praia, mas está chovendo.
✘ Vamos ao shopping para comprar um presente.
✘ O aluno disse que perdeu o trabalho.
✘ Estudei, estudei, estudei e fui bem nas provas.
O período composto é estruturado pelo número de orações e são organizados pelas conjunções ou por pontuação.
Subordinadas
Do ponto de vista sintático, as orações subordinadas são termos dependentes da oração principal.
Exemplo
✘ Desejo-lhe que sejas feliz.
Esse período é composto por duas orações: [Desejo-lhe] e [que sejas feliz]. A oração [que sejas feliz] depende da oração principal para estar plena de significado. O que explica o termo subordinada, que tem por sinônimo dependente, sujeita a outra, desempenhando a função de um termo da principal. No caso, a oração subordinada [que sejas feliz] poderia ser substituída pelo substantivo felicidade. [Desejo-lhe felicidade]. Do ponto de vista sintático, as orações subordinadas são termos acessórios da oração principal.
Tipos de Subordinadas
Do ponto de vista sintático, as orações subordinadas são termos acessórios da oração principal. As orações subordinadas são de três tipos: Substantivas, Adjetivas e Adverbiais.
Subordinadas Substantivas
As orações subordinadas substantivas são assim chamadas porque elas desempenham funções comparáveis às exercidas por um substantivo e, por consequência, desempenham a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou aposto da oração principal.
✘ É indispensável que estejamos presentes.
A oração substantiva é introduzida pelas conjunções integrantes QUE ou DE QUE e SE. Poderíamos formar a seguinte oração equivalente: [É indispensável a presença.]
Estrutura sintática absoluta
Para analisarmos as orações substantivas, é importante lembrar da estrutura sintática básica das orações: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito sujeito + verbo transitivo direto + objeto direto sujeito + verbo transitivo indireto + objeto indireto sujeito + verbo intransitivo
Subordinadas Substantivas
As orações subordinadas substantivas são sempre introduzidas pelas conjunções integrantes e podem ser substituídas por um nome da oração principal.
As orações subordinadas substantivas podem ser subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas.
Substantivas Subjetivas
Exercem a função de sujeito da oração principal. São formadas por por verbos ou locuções, tais como: é bom, é preciso, é necessário, é conveniente etc.
✘ É necessário que todos colaborem.
A oração [que todos colaborem] pode ser substituída por [a colaboração] e está ocupando lugar do sujeito na estrutura sintática. verbo de ligação + predicativo do sujeito + OSS Subjetiva
Substantivas Predicativas
Exercem a função de predicativos da oração principal.
✘ Meu desejo é que sejas vitorioso.
A oração [que sejas vitorioso] pode ser substituída por [tua vitória] e está ocupando o lugar de um predicativo do sujeito na estrutura sintática. sujeito + verbo de ligação + OSS Predicativa
Substantivas Completivas Nominais
Exercem a função de complemento nominal da oração principal, isto é, que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio da oração principal.
✘ Tenho esperança de que a educação melhore.
A oração [de que a educação melhore] pode ser substituída por [da melhoria da educação] e está complementando o sentido de um nome na estrutura sintática. sujeito + verbo transitivo direto + objeto direto + OSS Completiva Nominal
Comentários
Postar um comentário