PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

 TRAGÉDIAS CAUSADAS POR CHUVAS E ENCHENTES

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

O período de chuvas no início de 2020 deixou rastros de destruição na região sudeste do Brasil. Com o aquecimento global, isso tende a piorar. As chuvas de janeiro e fevereiro vieram com intensidade atípica em 2020 na região sudeste. Em Minas Gerais, centenas de cidades em estado de emergência e pelo menos 60 mortes. Em São Paulo, 7 mortes e milhares de desabrigados. No Rio de Janeiro, deslizamentos e prejuízo de milhões de reais. No Espírito Santo, centenas de desalojados e pelo menos 7 mortes. Cientistas de diversos centros de referência no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) têm apontado que as chuvas tendem a piorar na região mais rica e mais populosa do Brasil ao longo dos próximos anos. Disponível em: https://blogdacidadania.com.br/2020/02/especialistas-temem-desastre-urbano-no-sudeste-do-brasil/ - Acesso em: 17/02/2020.

Texto 2

A destruição e o caos que se repetem a cada nova temporada de chuvas fortes em diferentes regiões do país – como ocorreu neste verão em Belo Horizonte, Rio e São Paulo – têm ao menos dois fatores em comum: falta de planejamento urbano nas cidades afetadas; ausência de medidas para prevenção desse tipo de tragédia. Especialistas apontam que há uma série de ações que o poder público deveria tomar para, ao menos, reduzir o impacto de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos. São eventos recorrentes e catastróficos, que custam vidas e trazem transtornos de toda sorte – do trânsito travado à interrupção de serviços públicos essenciais, passando por prejuízos milionários à economia. Estudiosos atentam para a necessidade de permeabilização das cidades, ou seja, é preciso assegurar que a água da chuva passe pelo solo e seja absorvida – e não se acumule na superfície. São exemplos de áreas permeáveis: grandes espaços verdes (como parques) e locais com solo nu ou vegetação rasteira (jardins, gramados, arbustos). Não se deve descuidar, ainda, da manutenção das bacias de rios, da recuperação de matas ciliares (vegetação às margens de rios) e da implementação de políticas habitacionais que viabilizem a saída de moradores de zonas de risco. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/02/12/o-que-foi-feito-e-o-que-falta-fazer-para-evitar-mais-tragedias-causadas-por-chuva.ghtml - Acesso em: 17/02/2020.

Texto 3



Disponível em: https://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/2012/08/28/lixo-enchente-charge/ - Acesso em: 17/02/2020.

Texto 4



Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmoL2KSqlXMJYc7jp9wCCiy8af0ZFrrBVG7-vDWMWPQnwS7_G4diG1Cudo1UpGXXsi4sZkOxgK9NOu2TuoqWsnHbXoXPxCsvU1_X1bYccCati52y2wbW7IASmg6nDaWBFaOKXDhH_VvWC_/s1600/Charge.jpg - Acesso em: 17/02/2020.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre “Tragédias causadas por chuvas e enchentes: catástrofes naturais ou irresponsabilidade humana?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 


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