Como diminuir períodos longos na redação

O problema que trataremos neste post é muito comum e tem comprometido bastante a nota dos estudantes na redação. Para que isso não aconteça em seus textos, separamos exemplos e dicas sobre como diminuir períodos longos na redação. Confira:

Por que eles são um problema?

Períodos muito extensos atrapalham a leitura, tornam o texto cansativo, e interferem, também, na coesão e na coerência textual. Tem gente por aí deixando o leitor até sem fôlego! É comum, ainda, que muitos produzam um parágrafo inteiro com apenas um período. Imagine, 6 ou 7 linhas, que é  tamanho médio de um parágrafo, ocupado por um período só?

Períodos mais curtos, além de deixarem o texto mais claro e objetivo, diminuem o risco de possíveis problemas com conjunções, vírgulas e concordâncias. Vamos analisar juntos:

Parágrafo frasal

Um importante aspecto a ser discutido são os cursos de licenciatura voltados para a formação do profissional que atuará como professor e que apresentam uma defasagem no ensino de metodologias que respeitem a condição de pessoas com deficiências, como os surdos e por isso os docentes não são aptos a atender às necessidades específicas desses alunos, o que acaba os desmotivando e como consequência disso, as taxas de evasão escolar crescem, como foi comprovado pelo Censo em 2010, quando dados que apontam que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não possuem o ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução.

Extremamente confusa a leitura, não é?

Agora veja o mesmo parágrafo reestruturado:

Um importante aspecto a ser discutido são os cursos de licenciaturavoltados para a formação do profissional que atuará como professor, e que apresentam uma defasagem no ensino de metodologias que respeitem a condição de pessoas com deficiências, como os surdos. Devido a isso, os docentes não são aptos a atender às necessidades específicas desses alunos, o que acaba os desmotivando. Como consequência disso, as taxas de evasão escolar crescem. Em 2010, o Censo apresentou dados que apontam que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não possuem o ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução.

Percebam que há vírgulas e conectivos ao longo do parágrafo, que é, agora, composto por 5 períodos.

Então, aqui vão as dicas:

Estabeleça o número de linhas para cada período

Cada período deverá ocupar de duas a três linhas no máximo!

Coloque ponto final e use conectivos

Eles são fundamentais para retomar a ideia anterior e dar progressão a ela. Se a frase estiver ficando longa demais, opte por parar um pouco e iniciar a oração seguinte com, por exemplo, “além disso” ou “ademais”.

Use pronomes demonstrativos

Os corretores dos vestibulares são instruídos a valorizar o bom uso de termos para retomada, como o caso dos pronomes, quando usados corretamente. 

Use corretamente as vírgulas

Elas possuem a função de explicar, restringir ideias, destacá-las, dentre outros. Quando usadas bem, garantem que a sua ideia seja facilmente compreendida. 

Releia seus períodos

Observe se a ideia de cada um está completa ou sendo retomada adequadamente em seguida. Assim, eles ficarão mais curtos, mas manterão a coerência textual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINTAXE

Orações subordinadas substantivas

SINTAXE - O SUJEITO