MODELO DE REDAÇÃO PAES

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO (VALOR DA PROVA -10 PONTOS)

1) ATENDIMENTO AO TEMA PROPOSTO  (2 PONTOS). NO ENEM É A COMPETÊNCIA 2;

2) COESÃO ENTRE AS PARTES DO TEXTO (2PONTOS). NO ENEM É ACOMPETÊNCIA 4;

3) ESTRUTURA DO TEXTO- TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (2 PONTOS). NO EMEM É A COMPETÊNCIA 3;

4) ATENDIMENTO AO TIPO DE TEXTO PROPOSTO. NO ENEMCOMPETÊNCIA 2. (2PONTOS);

5) LÍNGUA PORTUGUESA.

CADA ERRO É -0,5.

NO PADRÃO UEMA / PAES GOSTA MUITO DE UTILIZAR TEMAS COM PERGUNTAS. O CANDIDATO DEVE SIM RESPONDER À PERGUNTA AO LONGO DE TODOS OS PARÁGRAFOS, LEMBRANDO QUE O POSICIONAMENTO DE RESPOSTA DEVE ESTAR CLARO NA INTRODUÇÃO.


TÍTULO OBRIGATÓRIO

NÃO USAR VERBOS NO TÍTULO;

NÃO USAR METÁFORAS NO TÍTULO;

USAR NO TÍTULO UMA ANTECIPAÇÃO DE TESE.

INTRODUÇÃO PAES


O TÍTULO SERÁ AVALIADO DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO E COERÊNCIA. 

1º PASSO DA INTRODUÇÃO UEMA É A ESCRITA DO REPERTÓRIO. NESSE CASO, FOI UTILIZADO COMO REPERTÓRIO UMA DAS OBRAS DO REFERIDO EDITAL. SEGUNDO PASSO É A ASSOCIAÇÃO DO REPERTÓRIO, VAI DE "ESSE CENÁRIO ATÉ FICTÍCIO". APRESENTAÇÃO DA TESE: "CAPACIDADE DE VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS (TESE 1 A SER RETOMADA DO D1) E TRANSMITIR IDEIAS POR MEIO DA LEITURA (TESE 2 A SER RETOMADA NO D2)". E, POR ÚLTIMO ATIVAÇÃO DO TEMA: "FONTE IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DA REALIDADE".

ESQUEMA DE INTRODUÇÃO PAES

REPERTÓRIO;

ASSOCIAÇÃO DO REPERTÓRIO;

APRESENTAÇÃO DE TESE 1 E 2;

ATIVAÇÃO DO TEMA.

DESENVOLVIMENTO 1 PAES


TÓPICO FRASAL - RETOMADA DE TEMA E TESE: "NESSA PERSPECTIVA ATÉ MUNDO REAL". TESE : "POSSIBILIDADE DE VIVER EXPERIÊNCIAS NOVAS". RETOMADA DE TEMA: "PRINCIPAIS FATORES PARA LITERATURA DE FICÇÃO". LEMBRA QUE O TEMA DEVE SER RETOMADO EM TODOS OS PARÁGRAFOS. REPERTÓRIO: GEORGE ORWELL. TERCEIRO E ÚLTIMO PASSO A ASSOCIAÇÃO DO REPERTÓRIO "OS LIVROS ATÉ A PALAVRA MUNDO" (ASSOCIAÇÃO) + OPINIÃO : "TRAZENDO...". PODERIA TER DESCRITO QUAIS SÃO ESSAS REFERÊNCIA CITADAS PARA FICAR MAISCOMPLETO.
ESQUEMA DE DESENVOLVIMENTO
1 - TÓPICO FRASAL;
2 - REPERTÓRIO;
3 - ASSOCIAÇÃO DO REPERTÓRIO + OPINIÃO.

DESENVOLVIMENTO DOIS PAES



MESMO ESQUEMA D1

ESQUEMA DE DESENVOLVIMENTO
1 - TÓPICO FRASAL;
2 - REPERTÓRIO;
3 - ASSOCIAÇÃO DO REPERTÓRIO + OPINIÃO.


CONCLUSÃO UEMA

É UMA CONCLUSÃO SEM EXIGIR OS 5 ELEMENTOSQUE O ENEM PEDE. 

PRIMEIRO MÉTODO DE CONCLUSÃO

PODE FAZER UMA CONCLUSÃO POR SÍNTESE: RETOMADA DA TESE.

PASSA UMA IDEIA PARA O CORRETOR QUE O TEXTO FOI PLANEJADO.

UMA SÍNTESE DO QUE VOCÊ ESCREVEU ANTES. NA CONCLUSÃO POR SÍNTESE NÃO PODE OCORRER INFORMAÇÃO NOVA.

FECHAMENTO. RETOMAR QUEM VOCÊ CITOU EM ALGUMMOMENTO DO SEU TEXTO.


PRIMEIRO PASSO É UMA RETOMADA DA TESE. DEPOIS UMASÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO1. EM SEGUIDA UMA SÍNTESE DO D2. POR ÚLTIMO, FECHAMENTO COM A CITAÇÃO.

SEGUNDO MÉTODO DE CONCLUSÃO PAES

CONCLUSÃO POR REFLEXÃO. DIZER O PORQUÊ DAQUELA CAUSA OU CONSEQUÊNCIA AFETAR A SOCIEDADE. LEMBRANDO QUE ESSA CONCLUSÃO DEVE ESTAR COESACOM SEU TEXTO. NOVAMENTE, A CONCLUSÃO NÃO PODE APARECER INFORMAÇÃO NOVA. ALÉM DISSO,VOCÊ IRÁ REFLETIR SOBRE O DESENVOLVIMENTO. E, POR ÚLTIMO, A RETOMADA DO REPERTÓRIO UTILIZADO, COMO UM TEÓRICO CITADO ANTERIORMENTE.


RETOMADA DE TESE. SEGUNDO PASSO, SÍNTESE DO 1. TERCEIRO PASSO,REFLEXÃO SOBRE O D2. NÃO PRECISA UM FECHAMENTO, CONTUDO É RECOMENDÁVEL.

TERCEIRA FORMA DE CONCLUSÃO PAES POR MINI INTERVENÇÃO

NÃO HÁ NECESSIDADE DOS CINCO CRITÉRIOS COMO O ENEM, APENAS A RESOLUÇÃO SIMPLES DE UM PROBLEMA.
NÃO PODE APARECER INFORMAÇÃO NOVA.
1º PASSO: RETOMADA DA TESE. 2º PASSO: MINI INTERVENÇÃO DO QUE VOCÊ PROBLEMATIZOU. NÃO HÁ NECESSIDADE OU OBRIGATORIEDADE DOS 5 ELEMENTOS DE INTERVENÇÃO DO ENEM, CONTUDO, VOCÊ NÃO PERDERÁ PONTUAÇÃO SE COLOCAR. ÚLTIMO PASSO: FECHAMENTO.AQUI É A RETOMADA DO REPERTÓRIO CITADO ANTERIORMENTE,UM TEÓRICO, POR EXEMPLO.


EM VERDE, RETOAMADA DA TESE. EM LARANJA, RESOLUÇÃO DOPROBLEMA.TERCEIRO PASSO, FECHAMENTO, O QUE NÃOOCORREU AQUI, MAS SERIA BOM TER FEITO.

MATERIAL PRODUZIDO POR PROFESSORA DRª KERLLY KARINE HERÊNIO.


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