CONTEXTOS HISTÓRICOS PARA REDAÇÃO VESTIBULARES

 Exemplos de alusões históricas

Os itens a seguir são pautados a título de exemplo. Para referenciá-los em sua redação, é necessário um aprofundamento nesses itens, que você possui nas aulas de história e em outros artigos. Também não se esqueça do fator comparativo entre a situação do passado e do presente, da relação estrita entre o tema e a alusão histórica, além de se manter atento à oficialidade do contexto histórico.

  • Surgimento da democracia
  • Redações que exijam reflexões sobre a democracia, o sistema democrático e temas equivalentes, como cidadania e direitos humanos podem recorrer à alusões sobre o surgimento da democracia. É possível citar o berço grego da democracia, bem como a implementação dos ideais da república após a revolução francesa e a consolidação após a Segunda Guerra Mundial. 

  • Revolução Industrial e Modernidade
  • Pode ser referenciada em textos que falem sobre a produção industrial, consumo e consumismo, sobre o liberalismo econômico e suas consequências nos dias atuais, sobre a relação entre desenvolvimento econômico e meio ambiente e sobre a forma de vida contemporânea. Todas essas questões integram o mundo moderno e as formas de viver na sociedade contemporânea.

  • Movimentos artísticos
  • Movimentos artísticos, em especial os que vieram após a modernidade retratam contextos históricos e sociais interessantes e que podem ser usados na redação. Artes contemporâneas como o dadaísmo, por exemplo, surge no contexto da Primeira Guerra Mundial, com artistas questionando a sociedade da época, inclusive o que se considerava como arte.  

  • Nazismo e fascismo
  • A ideologia nazi-fascista provocou a morte de milhões de pessoas na Europa e seus líderes protagonizaram a Segunda Guerra Mundial. Caracterizada pelo autoritarismo, pela perseguição de outras etnias e pela ideia de superioridade branca, a apologia a símbolos nazistas e fascistas hoje é crime. No entanto, será que estamos livres dessa ideologia nefasta? É possível fazer alusão ao nazi-fascismo, respeitando suas características essenciais.

  • Pré e pós-guerras
  • Toda guerra possui um marco e deixa um legado para a sociedade em que se insere. Seja a Primeira ou Segunda Guerra Mundial, seja a Guerra do Paraguai no Brasil, ou a guerra ao terror na contemporaneidade, sempre é possível associar temas às mudanças provocadas após os conflitos. Também existem os conflitos internos e as guerras civis, como a Guerra de Canudos, que exemplifica a repressão com que as revoltas populares são tratadas no Brasil.

  • Colonização 
  • O período colonial produziu grande parte dos problemas e desafios enfrentados na humanidade, podendo se relacionar com os mais diversos assuntos, especialmente aqueles de temática social, como o racismo, a violência, a pobreza e os latifúndios. O Brasil colônia é um período extenso, de quase 300 anos, com escravização de negros em um regime de exploração e distribuição desigual de terra que é base das injustiças sociais de hoje.

  • Imperialismo
  • Assim como o período colonial, o imperialismo é responsável por um rastro de pobreza e miséria, em especial no continente africano. Trata-se da divisão arbitrária de países africanos e asiáticos com o intuito de explorar e exercer domínio. A ideologia imperialista está presente nos dias de hoje, principalmente nos países do ocidente. É possível referenciar esse período em redações que demandam uma análise humanitária de relações internacionais, como as migrações e os refugiados. 

  • Ditadura militar
  • A ditadura militar é um período que mancha a história democrática brasileira e seu legado deixa consequências negativas até os dias atuais, seja na ideologia autoritária de parte da população, ou sobre as diversas famílias brasileiras que ainda hoje aguardam justiça sobre os crimes desse período. O golpe militar é uma época de privação de direitos, liberdades individuais e perseguição aos que discordavam do regime.

  • Terrorismo
  • O terrorismo é um problema contemporâneo, mas que possui sua história, causas e características próprias, que muito tem a ver com o imperialismo já citado neste artigo. A guerra ao terror, os fundamentalismos religiosos e o papel dos órgãos internacionais na contenção de atentados e crises humanitárias são temas que podem trazer esta questão à tona. 

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    SINTAXE

    Orações subordinadas substantivas

    SINTAXE - O SUJEITO