Possíveis temas de redação para o Enem 2024
1. Violência infantil
Esse tema pode cair no Enem porque casos de exploração sexual de crianças e jovens têm sido bastante noticiados. Um exemplo disso é o líder religioso da igreja Lagoinha que foi preso em junho deste ano, suspeito de abusar de adolescentes. É importante destacar que a violência infantil envolve diversas outras questões, tais como: negligência e abandono, tortura, trabalho infantil, violência física e psicológica, bullying e cyberbullying, etc.
2. Representação feminina na política
Após as eleições de 2022, o tema de mulheres na política ganhou ainda mais visibilidade. Isso porque, apesar dos avanços, a participação feminina nesse setor ainda é pequena, se comparada a dos homens. Na última eleição, 91 mulheres foram eleitas a deputadas federais, o que representa 17,7% do total de 513 parlamentares. Esses dados mostram a importância de debater sobre representatividade, democracia, participação política e cidadania. Como o Enem trata de questões sociais e políticas, o tema é uma boa aposta para a prova.
3. Proteção das reservas indígenas
Este tema deve ser dominado pelos alunos. Isso porque, em 2023, o debate sobre o marco temporal, tese de que os povos indígenas só podem reivindicar terras onde já viviam em 1988, ganhou força. "A temática vai ao encontro daquilo que prega o vestibular: defesa das minorias, garantia plena dos direitos humanos e exercício da cidadania".
4. Racismo estrutural no Brasil
O racismo estrutural é um problema que atinge o Brasil há séculos. Acontecimentos contemporâneos mostram como a questão ainda afeta o país. Um exemplo disso é o preconceito contra o jogador de futebol Vini Jr. durante jogo do campeonato LaLiga. Outro caso divulgado pela mídia em 2023 é o vídeo de duas influenciadoras dando macaco de pelúcia e banana de presente a duas crianças negras . Diante dessa situação, o tema do racismo estrutural tem grandes chances de ser cobrado na redação do Enem.
5. Impactos e desafios das novas tecnologias
Com a popularização do ChatGPT, diversas questões foram levantadas pela sociedade. De que forma utilizar o recurso nas escolas e a possibilidade de substituição do trabalho humano pelas tecnologias são duas problemáticas debatidas. "Vale reflexões envolvendo os prós e contras do uso dessas tecnologias, bem como as suas consequências para a sociedade". As inteligências artificiais merecem um destaque especial na hora dos estudos.
6. Segurança nas escolas
No Brasil, o número de ataques em escolas apenas nos anos de 2022 e 2023 é maior do que o registrado nos 20 anos anteriores, de acordo com apuração da BBC News Brasil. Diante da gravidade da situação no país, o tema de segurança nas instituições de ensino pode ser cobrado no Enem. Ainda destaca-se que o assunto engloba outros tópicos, como a medicalização da vida. "A escola e os pais, na tentativa de encaixar as crianças e os adolescentes nos padrões da sociedade, produzem problemas que serão tratados como demandas para os profissionais da saúde, os quais abusam do uso de medicamentos".
7. Vacinação
Na esfera da saúde, o assunto pode ser uma boa aposta, considerando como a pandemia de Covid-19 deu ênfase a importância de se vacinar. "Os movimentos antivacinas ainda encontram eco e o Brasil enfrenta problemas com a baixa aderência às campanhas".
8. Etarismo
O etarismo é uma forma de discriminação baseada na idade, que marginaliza e subestima as pessoas mais velhas. Essa atitude perpetua estereótipos negativos e limita oportunidades, impedindo a inclusão e valorização de suas contribuições. Acredita-se que o assunto possa ser cobrado no Enem por conta do caso de Bauru (SP), quando uma mulher de 40 anos sofreu preconceito por ingressar no curso de Biomedicina. Colegas de sala alegaram que “ela era muito velha para a universidade”.
9. Preservação ambiental
Apesar de assuntos relacionados à natureza já terem sido cobrados na prova, como em 2008, quando o tema foi "Como preservar a floresta Amazônica", acredita-se que novas abordagens sobre a preservação do meio ambiente podem ser dadas. "É conveniente o aluno estar atento a todas as questões que envolvem esse assunto. Pode ser desde a questão do lixo, passando-se pela questão do controle do desmatamento e das mudanças climáticas".
10. Demência digital
Demência digital é um termo usado para descrever o declínio cognitivo e funcional que ocorre devido ao uso excessivo ou dependência de tecnologia digital. Pessoas que sofrem de demência digital podem apresentar dificuldades de concentração, perda de memória, ansiedade, diminuição da interação social e dificuldades no desempenho de tarefas diárias. Com as tecnologias cada vez mais presentes em todas as atividades humanas, aposta-se no tema de demência digital para o Enem 2024.
11. Trabalho análogo à escravidão
O trabalho análogo à escravidão refere-se a situações em que pessoas são submetidas a condições de trabalho degradantes, com restrição de liberdade, coerção e exploração. Geralmente, envolve trabalhadores submetidos a jornadas exaustivas, salários irrisórios, condições insalubres, violência física e psicológica, além da privação de direitos básicos. Em 2023, o assunto ganhou evidência com os casos das vinícolas do sul do país, o que faz com que ele se torne uma boa aposta para redação do Enem.
Comentários
Postar um comentário