PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

 

TEMA: O consumismo e a cultura de ostentação no Brasil.


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O consumismo e a cultura de ostentação no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Na história da Idade Moderna, até o final do século XVIII o valor do cidadão na sociedade era medido pelos títulos de nobreza que ele acumulava. Era essa característica que, antes mesmo de um ser humano nascer, determinava qual posição ele ocuparia na escala social. Com a Revolução Francesa (1789-1799) e o enforcamento — literal — da nobreza, o valor do cidadão na sociedade ocidental começou a ser medido não mais pelos títulos, mas pelos bens acumulados e poder de consumo, realidade que só foi potencializada até os dias atuais. Esse breve resumo histórico/sociológico nos ajuda a compreender o comportamento de muitos jovens nas redes sociais.

A lógica parece simples: quanto mais caro e ostentador, mais audiência e seguidores. Por isso, muitos aspirantes a famosos nas redes sociais apostam em ostentar um custo de vida elevado na tentativa de alcançar o sucesso. Os seguidores parecem ficar hipnotizados em acompanhar uma realidade tão distante da sua, principalmente se tratando de um país desigual como o Brasil.

Disponível em: <https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/olhar-strano/influenciadores-e-a-cultura-da-ostentacao/

TEXTO II

Disponível em: <https://filosofiaprimeira.wordpress.com/2013/10/17/cultura-da-ostentacao/charge-ostentacao/>

 

TEXTO III

“Nota-se então a busca incessante pela identidade e individualidade em meio a um caos consumista sendo o consumo do luxo um motor ou veículo para se obter esse desejo. Severiano (2001) relata que existe uma dissolução da individualidade do sujeito de maneira tão forte que ele só tem o objeto como base de referência e apoio de reconhecimento o que acaba gerando uma relação com o consumidor onde o produto se torna parte fundamental daquele. “

Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2802-1.pdf> 

 

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