Redação Enem

Resultado de imagem para desenvolvimento da redação

TÍTULO

Facultativo no Enem.
Caso o faça:
Dever ser centralizado, só a 1ª inicial maiúscula. Nele, não pode haver ponto final, entretanto, outros pontos podem ser utilizados. Se fizer uma interrogação, a resposta deve estar, obrigatoriamente, ao longo da redação. 

As aspas no título devem ser colocadas em apenas um dos termos, pois ele já está em evidência. 

Lembre-se ainda que uma palavra usada no título não deve ser repetida na 1ª linha da introdução. 

A criatividade também deve ser levada em consideração, pois um título sem criatividade ocorre uma perda de ponto de argumentação. 

O que é um título não criativo? É aquele que copia o tema, por exemplo. Não existe tema-título há muitos anos no vestibular. Além disso, títulos banais, simplórios demais também perdem ponto de argumentação. Uma dica é você transformar o argumento principal no seu título, assim você não perderá ponto de argumentação neste quesito.

INTRODUÇÃO

É a entrada da redação, e obrigatoriamente, apresenta-se o tema com a tese do candidato. Essa seria a crítica principal que o vestibulando vai seguir durante toda a redação. Tudo o que for dito na introdução, deve ser provado no desenvolvimento e solucionado na conclusão. Se fizer uma pergunta, por exemplo, ele deve ser respondida ao longo do texto.
Resultado de imagem para introdução da redação

DESENVOLVIMENTO


É bom salientar que um texto argumentativo tem no mínimo 3 parágrafos. Embora uma redação padrão de vestibular, 4 parágrafos são ideais. Dessa forma, um bom desenvolvimento compõe-se em 2 parágrafos.
Para cada parágrafo, o ideal é ter no mínimo 4 linhas e no máximo 6 linhas. Isso não é regra, mas uma orientação. Dentro dos parágrafos de desenvolvimento, deve-se provar o problema encontrado sobre o tema que foi apresentado na introdução, assim como também sustentar a crítica realizada no primeiro parágrafo. Essa comprovação é feita por meio de exemplos ou de argumento de autoridade (paráfrase), a citação não é benquista.
Lembre-se sempre de que um argumento de autoridade deve ter em média duas linhas e não compor o parágrafo inteiro. O importante não é parafrasear ou expor exemplos, mas argumentar a informação que tiver.
 Resultado de imagem para desenvolvimento da redação

CONCLUSÃO


O último parágrafo ou fechamento do texto. O lugar de uma solução para o problema apresentado na introdução. Como é o parágrafo para respostas, não pode haver perguntas. O questionamento poderá ser feito entre a introdução e o último parágrafo de desenvolvimento, na conclusão não. 
Também não é bom colocar argumento de autoridade de referência à coletânea da prova, contudo, não é proibido. Há pessoas que conseguem muito bem pôr uma referência na conclusão, mas não é uma tarefa fácil e muitos não conseguem, por isso falo para evitar.
Resultado de imagem para conclusão da redação

ESQUEMA PARA PRODUÇÃO DE REDAÇÃO
INTRODUÇÃO:
1) CONTEXTUALIZAÇÃO;
2) PROBLEMA (APRESENTAÇÃO DO TEMA);
3) TESE (CRÍTICA - O QUE O PROBLEMA SIGNIFICA, A CAUSA OU CONSEQUÊNCIA)
ITENS 1, 2 E 3 NO PRIMEIRO PARÁGRAFO.
DESENVOLVIMENTO:
4) PROVAS:
4.1) 2ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA INTRODUÇÃO - PROBLEMA - ARGUMENTO 1 = PROVA + CRÍTICA;
4.2) 3ª PARÁGRAFO: RETOMADA DA INTRODUÇÃO - TESE - ARGUMENTO 2 = PROVA + CRÍTICA.
CONCLUSÃO:
5) PROPOSTA DE INTERVENÇÃO = SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA CITADO NA INTRODUÇÃO. INTERVENÇÃO COM DUAS AGÊNCIAS.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

CRASE

Implícitos e pressupostos