PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Resultado de imagem para idoso
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A necessidade de respeito ao idoso no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I 
LEI Nº 10741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. 
TÍTULO I Disposições Preliminares 
Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. 
Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. 
Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm

Texto II
Ônibus que passa direto do ponto ao ver idosos sinalizando, passageiros que utilizam a cadeira especial e ignoram a presença dos mais velhos, fazem parte do desrespeito aos idosos quando o assunto é transporte público no Rio de Janeiro, conforme mostrou o RJ TV 1º edição. A reportagem acompanhou duas senhoras tentando utilizar o transporte público: Regina e Martha. Regina, que mora no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, precisou pegar um ônibus para Copacabana, na Zona Sul da cidade, onde tem médico. Para conseguir utilizar o transporte coletivo, a senhora de 74 anos contou que chega a ficar meia hora no ponto de ônibus. “O idoso é muito maltratado pelos motoristas, eles não param, fica esticando o braço e eles não param”, disse. Eu tô falando com você e está me dando vontade de chorar. A garganta fica fechada”, desabafou. Ao conseguir pegar o transporte, Regina deparou-se com outro problema: a falta de iniciativa dos outros passageiros em oferecer o acento especial ao idoso. “É uma falta de respeito com os mais velhos. A gente vai em pé. As mulheres ainda levantam, pior são os homens. Eles fingem que estão dormindo”, descreveu.
Com Martha, também com mais de 60 anos, a situação se repetiu. Quatro ônibus passaram, ela fez sinal durante mais de meia hora, debaixo do sol, mas os motoristas não pararam. “Está ardendo a minha pele. Me sinto mal, super-mal, Triste; e já estou chateada, nervosa”, confessou. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/10/imagens-mostram-desrespeito-aos-idosos-no-transporte-publico-do-rio.html 

Instruções: 
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. 

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: 
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”. • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos. 
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Fonte adaptada de http://www.fbvestibular.fariasbrito.com.br/sites/default/files/11153517_proposta_de_redacao_no_07_-_daniel_victor_-_georgenes.pdf

REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DA TEMÁTICA

DOCUMENTÁRIOS/REPORTAGENS/ENTREVISTAS 
• A Velhice em Machado de Assis
http://www.portaldoenvelhecimento.com/acervo/entrevistas/entrevistas/entrevistas15.htm 
• Longevidade no Brasil – Globo Repórter
https://www.youtube.com/watch?v=U1obfP-55BA 
• Sem medo de envelhecer
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2015/02/22/interna_revista_correio,471846/sem-medo-de-envelhecer.shtml

OBRAS LITERÁRIAS

VELHICE

Vínicius de Moraes

Virá o dia em que eu hei de ser um velho experiente Olhando as coisas através de uma filosofia sensata E lendo os clássicos com a afeição que a minha mocidade não permite. 
Nesse dia, Deus talvez tenha entrado definitivamente em meu espírito 
Ou talvez tenha saído definitivamente dele. 
Então, todos os meus atos serão encaminhados no sentido do túmulo 
E todas as ideias autobiográficas da mocidade terão desaparecido: 
ficará talvez somente a ideia do testamento bem escrito. 
Serei um velho, não terei mocidade, nem sexo, nem vida. 
Só terei uma experiência extraordinária.Fecharei minha alma a todos e a tudo 
Passará por mim muito longe o ruído da vida e do mundo. 
Só o ruído do coração doente me avisará de uns restos de vida em mim. 
Nem o cigarro da mocidade restará. 
Será um cigarro forte que satisfará os pulmões viciados 
E que dará a tudo um ar saturado de velhice. 
Não escreverei mais a lápis 
E só usarei pergaminhos compridos. 
Terei um casaco de alpaca que me fechará os olhos. 
Serei um corpo sem mocidade, inútil, vazio, 
Cheio de irritação para com a vida, 
Cheio de irritação para comigo mesmo. 
O eterno velho que nada é, nada vale, nada teve 
O velho, cujo único valor é ser o cadáver de uma mocidade criadora. 

• A Velhice – Simone de Beauvoir – Do tratamento que as sociedades primitivas davam aos idosos até conquistas e problemas existentes nas sociedades atuais, a autora propõe uma mudança radical na sociedade, de forma a desmistificar as hipocrisias que cercam a velhice. Uma obra que alcançou repercussão em todo o mundo, levantando questões e soluções para os idosos. 

Memorial de Aires – Machado de Assis 
No seu último romance, Machado de Assis investiga a velhice, fazendo, ao mesmo tempo, um elogio das relações conjugais, com extrema simplicidade e estilo depurado. 

MÚSICAS 

1. Envelhecer, Arnaldo Antunes. 
2. O homem velho, Caetano Veloso. 
3. When I´m 64, Beatles. 
4. Envelhecer é uma arte, Adoriran Barbosa. 
5. Forever Young, Bob Dylan.

PENSADORES

1. Ecléa Bosi. Memória e Sociedade: lembrança de velhos Ensaio polifônico sobre a memória e suas relações com a vida dos imigrantes e operários da cidade de São Paulo, elaborado a partir de depoimentos de pessoas idosas – de ‘lembranças de velhos’. Uma fonte preciosa de ensinamentos sobre o mundo do trabalho no Brasil.

2. Aristóteles. “Velhice não deveria ser entendida como doença, pois não é algo contrário à natureza.” 

3. Simone de Beauvoir. “A velhice é menos árida nos indivíduos que, em sua idade adulta, foram capazes de sentimentos calorosos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Transitividade verbal

Implícitos e pressupostos