Estratégias de leitura - Inglês Instrumental

 6 super estratégias de leitura em Inglês – Pense Bem Aulas

Objetivos 

Conhecer técnicas apropriadas à leitura de textos em inglês. Explorar o uso de estratégias metacognitivas de leitura.

1.1 Conceito básico 

Estratégias de leitura são recursos que os leitores usam para facilitar a compreensão textual. Elas variam conforme o texto a ser lido, facilitando a interação entre o leitor e o texto. Assim, podemos ler um texto para: captar as informações gerais, obter pontos principais ou extrair detalhes, por exemplo. Dessa forma, encontrar um meio estratégico para promover a leitura de maneira prática é de fundamental importância. Vejamos algumas técnicas de leitura que podem facilitar a sua compreensão textual.

1.2 Palavras cognatas 

Palavras da língua inglesa que se assemelham tanto na grafia quanto no significado à Língua Portuguesa. Podemos encontrar cognatos com as seguintes características: 

a) Perfeitos: palavras que têm grafia e significado iguais, por exemplo: hospital, radio, piano, hotel, rude, nuclear, social, capital, etc. 

b) Muito semelhantes: palavras cuja grafia tem diferença mínima e possuem igual significado em ambos os idiomas. Por exemplo: gasoline, history, spiritual, member, superlative, group, etc. 

c) Pouco semelhantes: são palavras que apresentam leve semelhança com as da língua portuguesa. Nessas situações, às vezes, por não serem muito parecidas, é preciso arriscar o significado do termo. Por exemplo: training, stable, valuable, etc.

É importante saber que além dos termos cognatos (ou transparentes), existem os falsos cognatos; ou seja, palavras semelhantes em duas línguas, mas de sentidos totalmente diversos. Por exemplo, a palavra barracks, que pessoas podem achar que significa “barraca” em português, na verdade, tem o sentido de “quartel” em nossa língua. O verbo da língua inglesa to pretend também surpreende muitas pessoas, que logo pensam em “pretender”; no entanto to pretend significa dizer “fingir”. Assim sendo, é preciso sempre estar atento aos falsos cognatos.

 1.3 Dicas tipográficas

 Recursos visuais que ajudam na compreensão do texto complementando as informações nele contidas fazendo com que se tenha uma ideia melhor do assunto em questão abordado. Compreendem:

 • Números – 1984, 8%, 500,00, $ 100, & 10, 1st. 

• Tipo especial – negrito, itálico etc.

 • Símbolos – =, $, &, ``` : %.

 • Letras maiúsculas – A, P, M, F, T etc

 • Divisão em parágrafos 

• Títulos, subtítulos 

• Gráficos 

• Fotografias 

• Tabelas 

• Pontuação: aspas, parênteses, etc. Em texto que aborde, por exemplo, a proibição do fumo em lugares públicos, podemos encontrar elementos no texto que facilitem a sua compreensão, conforme a Figura abaixo:

1.4 Palavras-chave 

Palavras que estão associadas especificamente ao assunto do texto - geralmente substantivos; embora adjetivos e verbos também possam ocupar essa função. Um texto sobre multimídia pode apresentar palavras-chave que tenham relação com imagem, som, texto, gráficos, configuração de computadores, etc. Algumas dessas palavras poderão vir acompanhadas de adjetivos, como por exemplo: virtual, stereo, top, etc.; como nos exemplos: This computer has an extraordinary stereo sound system and also a virtual reality glasses. Its stereo sound system is 7.1 with dolby and when associated with the virtual reality glasses the user will have a sensational video gaming experience. 

1.5 Palavras repetidas 

Palavras que se repetem várias vezes no texto, apontando uma relação com a sua ideia central. Diferente do português, a língua inglesa utiliza o recurso da repetição para mostrar que certas palavras são significativas dentro do texto, apontando pistas para definir o tema tratado. 

1.6 Seletividade 

Consiste em extrair do texto somente o que é relevante ao objetivo da leitura, identificando os seus pontos principais. A seletividade está associada àquilo que o leitor pretende alcançar com a leitura de um determinado texto, isto é, ela pressupõe uma atitude consciente do leitor diante dele. Sendo assim, é importante que ele tenha em mente o que pretende apreender do texto. Assim, a leitura consiste em detectar os pontos principais e; consequentemente, explorar informações significativas de acordo com o seu objetivo. Resumo As estratégias de leitura referem-se aos recursos utilizados pelo leitor para facilitar a compreensão das informações contidas no texto. Dentre as técnicas básicas destacam-se: a identificação de palavras cognatas, dicas tipográficas, palavras-chave, palavras repetidas, o uso da seleção de informações; além do conhecimento prévio do leitor, seja em relação ao assunto abordado no texto ou mesmo ao vocabulário específico empregado. 

Atividades de aprendizagem 1. 

O que você conhece sobre a World Wide Web? 

De que ela é formada? 

Quando ela surgiu e para que ela foi desenvolvida? 

Como ela pode ser acessada?

 Formule e verifique as suas hipóteses com a leitura do texto. Poste suas respostas no ambiente virtual de aprendizagem. 

The World Wide Web The World Wide Web (usually called the Web, or web, abbreviated as WWW or W3) is a system or interlinked hypertext documents accessed via the Internet. It is the most popular part of the Internet, partly because it displays most information in a visually appealing format. A website is a collection of interconnected web pages, which are documents or information resource that is suitable for World Wide Web and can be accessed through a web browser and displayed on a monitor or mobile device. With a web browser, people can view pages that may text, images, videos, sound and other multimedia and navigate between them via hyperlinks. This information is usually in HTML or XHTML format, and may provide navigation to other web pages via hypertext links. The web contains millions of websites and billions of web pages. Using concepts from earlier hypertext systems, British engineer and computer scientist Sir Tim Berners-Lee wrote a proposal in March 1989 for what would eventually become the World Wide Web. At CERN in Geneva, Switzerland, Berners-Lee and Belgian computer scientist Robert Cailliau proposed in 1990 to use hypertext “... to link and access information of various kinds as a web of nodes in which the user can browse at will”, and they publicly introduced the project in December. “The World Wide Web was developed to be a pool of human knowledge, and human culture, which would allow collaborators in remote sites to share their ideas and all aspects of a common project.”

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