PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

 TEMA:

Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Recentemente, faz-se presente uma das maiores crises humanitárias vividas no Brasil. Os yanomamis vêm sofrendo com desnutrição, malária, entre outros. A proposta é que você desenvolva uma redação sobre o seguinte tema: "Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena" 

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

TEXTO I

Fonte: JC Online

TEXTO II

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo indivíduo tem direito a uma vida com dignidade e com respeito, porém não se observa isso na realidade, com o povo indígena yanomami vivendo em uma situação de fome e de doenças. Dessa forma, é evidente que existe uma grave crise humanitária no território yanomami, com os principais problemas sendo o garimpo ilegal na região e a péssima condição da saúde física desse povo. Diante dessa realidade desumana, o problema do garimpo ilegal ameaça constantemente a vida e a segurança do povo yanomami. Conforme uma pesquisa feita pelo Hutukara Associação Yanomami (HAY), em 2020, a atividade ilegal avançou 30% no território indígena, no mesmo ano em que o G1 Roraima noticiou casos de estupro e de mortes entre os índios por causa desse avanço, o que evidencia que essa mineração está ameaçando cada vez mais a integridade física e mental de um dos povos originários do Brasil. Desse modo, a dignidade do povo yanomami não será respeitada e a Carta Magna não será efetivada em sua plenitude. Além dessa realidade de desrespeito com os indígenas, outro grande problema dessa crise é a péssima condição da saúde física do povo em questão. Em conformidade com os dados do Ministério da Saúde, em 2023, mais de 500 crianças morreram por causa da desnutrição e da fome e, ainda segundo esse órgão público, vários indígenas apresentam casos de malária, o que denuncia tanto a situação precária desse povo quanto a falta de um atendimento médico apropriado para o auxílio deles. Nesse sentido, a saúde dos yanomamis continuará se deteriorando e os seus direitos previstos na Constituição não serão cumpridos. Em suma, para resolver o problema da saúde dos indígenas, cabe ao Ministério da Saúde, órgão que coordena a política nacional de saúde, promover o auxílio médico para o povo yanomami, pois é imperativo garantir o bem-estar de um dos povos originários do Brasil, por meio de campanhas de saúde que visam à recuperação da integridade física e mental desse povo, para que os indígenas não sofram mais com a fome e com as doenças. Ademais, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública resolver o problema do garimpo ilegal, a fim de que seja barrado o avanço dessa prática nas terras indígenas. Assim, a dignidade do povo yanomami será respeitada e os direitos previstos na Constituição federal serão efetivados. Fonte: Brasil Escola.

TEXTO III

Durante a 1ª Geração do Romantismo, no século XIX, uma imagem romantizada e heroica do indígena é criada, motivada em especial por meio das obras do escritor José de Alencar, como uma forma de associar esses indivíduos ao nacionalismo brasileiro. Entretanto, na contemporaneidade, os indígenas representam um dos grupos sociais mais marginalizados e discriminados. Assim, é imprescindível analisar o cerne desse problema, a citar, a perpetração de estereótipos nocivos e o descaso governamental para com estas populações. Sob essa problemática, os povos indígenas são perseguidos e exterminados desde a chegada do homem branco, no século XVI, por meio da imposição do Catolicismo sobre as religiões tradicionais e sobreposição da língua portuguesa aos idiomas indígenas. Ademais, a colonização corroborou no apagamento sistemático de suas culturas, além da manutenção de uma visão etnocêntrica. Dessa forma, o indígena é visto, perante a sociedade, como uma figura folclórica e não civilizada. Outrossim, o Estado falha em garantir os direitos constitucionais das populações indígenas, não assegurando a segurança e integridade dos territórios indígenas. Dessa maneira, com a fiscalização e punição negligenciada, o garimpo e o desmatamento se espalha nas terras demarcadas, trazendo violência e desnutrição. De acordo com a Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, há pelo menos trinta adolescentes da tribo yanomami grávidas de garimpeiros, após serem embriagadas e violentadas sexualmente. Estima-se que, segundo dados do Ministério da Saúde, 36% das crianças yanomamis apresentam quadro grave de déficit de peso. Portanto, para assegurar que a crise humanitária dos yanomamis seja resolvida, cabe ao Ministério dos Povos Originários, juntamente com o Ministério da Saúde, capacitar e enviar profissionais qualificados às terras yanomamis, a fim de acompanharem os indivíduos desnutridos e vítimas de violência. Além disso, o Estado deve endurecer as penas contra o garimpo ilegal, em especial em territórios indígenas. Desta maneira, o primeiro passo na garantia dos direitos humanos do povo yanomami terá sido dado. Fonte: Brasil Escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Transitividade verbal

Implícitos e pressupostos