PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

 TEXTOS MOTIVADORES - PADRÃO ENEM

TEXTO I

Fonte: Google Imagens.


TEXTO II

O ser humano é aquilo que a educação faz dele,esse pensamento célebre,do filósofo iluminista Kant,reflete uma das mais poderosas armas em busca da democracia - o conhecimento.Este,ao se aliar a juventude,torna-se um grande mecanismo na busca pela democracia.Sob essa ótica,convém analisarmos como tem sido a participação política dos jovens no Brasil atual.                                  Primeiramente,pode-se inferir que através de manifestações podemos cobrar pelos direitos constitucionais.Segundo o filósofo pré-socrático Heráclito - "Nada é permanente,salvo a mudança"- é possível perceber que toda a velha política deve ser transformada,se quisermos mudar a atual,e por isso a juventude torna-se a maior idealizadora de um futuro melhor,já que os adultos perderam a esperança de lutarem por um país melhor. Nesse sentido, é imprescindível o ensino de política no Brasil. A  Constituição cidadã de 1988 garante a educação como garantia fundamental e por esse motivo é inconcebível percebermos o quanto a educação é sucateada.Esse direito tão essencial, na evolução de um pensamento mais crítico,é que pode desenvolver nos jovens o prazer de irem às ruas cobrarem pelos direitos de todos os cidadãos,conforme dita a democracia.                                                    A participação política,portanto,está intimamente ligada ao conhecimento sobre o funcionamento da administração pública.O governo deve,pois,investir na educação do ensino fundamental visando a preparação dos jovens para o entendimento do cenário político atual.Espera-se,com isso,que busquemos melhorias sociais através das cobranças por um gerenciamento público realmente socializado.

TEXTO III

Fonte: Google Imagens.
TEXTO IV

Na década de 80, o Brasil viu uma juventude levantar-se frente ao regime militar e lutar por maior participação política. Esse movimento viria a ser conhecido como "Diretas já", que, apesar de não ter atingido seu objetivo principal à época, tornou-se um marco da nossa ainda recente democracia. Apesar do papel crucial dessa faixa etária para transformações políticos-sociais, na contemporaneidade a juventude se mostra indiferente. O descrédito em relações aos políticos e à intensificação da desvalorização da cidadania são os principais causadores dessa apatia. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a falta de credibilidade aos políticos é um fenômeno mundial. No Brasil, destacando os inúmeros casos de corrupções, o momento de crise em diversas esferas da sociedade aponta para uma falência do modelo tradicional de participação política. Segundo dados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), há uma diminuição da quantidade de adolescentes ,entre 16 e 18 anos, que votam sem estarem na faixa da obrigatoriedade.Essa falta de engajamento, a longo prazo, resultará em uma maior consolidação de crise política, social e econômica, bem como à ameaça da própria cidadania. Outra questão relevante é a falta de acesso a uma educação de qualidade que valorize os conceitos ligados à cidadania e participação social. Na Grécia Antiga , visto a importância da política para a construção de um Estado, existia a escola peripatética que, influenciada pelo filósofo Aristóteles, estudava-se política como um saber prático e fundamental . Assim, em um Estado Democrático de Direito, o jovem deve compreender seu protagonismo no que se refere a conquistar o bem comum. É evidente, portanto, que o jovem tem um papel fundamental na construção nacional. Cabe ao Ministério da Educação, incentivar escolas públicas e privadas , a fazerem uma abordagem da questão política fora do senso comum. Mostrar, por meio de aulas de história e sociologia, um histórico da participação da juventude em grandes eventos nacionais . Associado a isso, colocar todo conhecimento em prática com a formação de representantes e grêmios estudantis. Assim, os alunos terão a oportunidade de praticarem sua cidadania dentro do âmbito escolar e , por consequência, garantir uma melhor formação cidadã.


PROPOSTA (Enem) 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “O jovem e a política”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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