PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Senac PR - Cursos

Texto I 

A humanização é vista como a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento. O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) destaca a importância da conjugação do binômio “tecnologia” e “fator humano e de relacionamento”. Há um diagnóstico sobre o divórcio entre dispor de alta tecnologia e nem sempre dispor da delicadeza do cuidado, o que desumaniza a assistência. Por outro lado, reconhece-se que não ter recursos tecnológicos, quando estes são necessários, pode ser um fator de estresse e conflito entre profissionais e usuários, igualmente desumanizando o cuidado. Assim, embora se afirme que ambos os itens constituem a qualidade do sistema, o “fator humano” é considerado o mais estratégico pelo documento do PNHAH, que afirma: (…) as tecnologias e os dispositivos organizacionais, sobretudo numa área como a da saúde, não funcionam sozinhos – sua eficácia é fortemente influenciada pela qualidade do fator humano e do relacionamento que se estabelece entre profissionais e usuários no processo de atendimento. Ministério da Saúde, 2000). (Adaptado de Suely F. Deslandes, Análise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalar. Ciência & saúde coletiva. Vol. 9, n. 1, p. 9-10. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: . Acesso em: 08.01.2020

Texto II 

Nascido em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi gradualmente transformando-se em símbolo de ineficiência, atraso e mau atendimento. Seus baixos níveis de qualidade impulsionaram a criação de diversos planos governamentais de humanização, sobretudo a partir dos anos 2000. Entra aí o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), do Ministério da Saúde, que foi substituído pela Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS) em 2003. Mas qual a explicação para todos esses anos com resultados tão pouco efetivos? Quais têm sido os desafios que distanciam as instituições públicas do sucesso da humanização hospitalar? O que pode ser feito pelos secretários de saúde para, com poucos recursos, realmente avançar nesse processo de transformação? Vamos pensar juntos nas respostas para essas perguntas? Então continue a leitura! Disponível em: . Acesso em: 08.01.2020.

Texto III 

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) está entre os cinco hospitais mais bem avaliados no Brasil quando o assunto é atendimento humanizado. A conquista foi divulgada por meio de nota à imprensa, na manhã desta terça-feira (14), que destacou também a quantidade de atendimentos que foram realizados em 2019. Reconhecido nacionalmente como um dos mais humanizados do país, o hospital cumpriu 97% da meta de implementação das diretrizes de humanização propostas pelo Ministério da Saúde. Esse índice coloca o hospital da Ufal entre os cinco mais bem avaliados no Brasil nesse processo de diretrizes nacionais para HU’s. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2020.

Texto IV 

DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO 
• Má remuneração de servidores e falta de políticas remuneratórias por desempenho; 
• Ausência de programas de capacitação e ascensão na carreira – muito devido à rigidez dos estatutos dos servidores públicos;
 • Inexistência de um sistema de avaliação de performance efetivo – os existentes são meramente burocráticos, sem qualquer poder de transformação; 
• Cultura organizacional fraca, dificultando o comprometimento das equipes de saúde – fator motivado principalmente pela alta rotatividade dos cargos de alto escalão; 
• Amplitude do sistema, que cobre as dimensões continentais do país e atende às infinitas peculiaridades regionais de seus usuários – a solução passa pela descentralização, com reforço nas transferências constitucionais orçamentárias a estados e municípios, além de fortalecimento da atuação dos Tribunais de Contas, para análise e eventuais punições contra uso inadequado de recursos; 
• Baixo investimento em TI, que gera improdutividade, induz a erros e ocasiona insatisfação pelo atendimento demorado e pouco eficiente. 

Em pleno século XXI, os usuários dos serviços públicos ainda perdem horas em filas para agendar consultas e exames, o que poderia ser solucionado com a simples implementação de um sistema de gestão com agendamento eletrônico. Em muitas cidades, agentes comunitários de saúde visitam famílias com pranchetas, perdendo produtividade e ainda correndo riscos de extravio de papel. Em relação a isso, é essencial reforçar que é sim possível produzir mudanças práticas na gestão sem comprometer as finanças públicas ou aumentar impostos. Um SUS mais acolhedor, ágil e confortável demanda tecnologia. Disponível em: BLOG HUMANIZAÇÃO ESCOLAR.

PROPOSTA (Enem) 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios para implantar um sistema de humanização no atendimento à saúde no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

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