PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

TEXTO I
Da onde surge o preconceito - Publicidade e Propaganda - UCDB
Fonte: Google imagens.

TEXTO II

Crescem protestos nos EUA pela morte de homem negro pela polícia

Crescem protestos nos EUA pela morte de homem negro pela polícia

Uma pessoa morreu enquanto a indignação segue aumentando em Minneapolis nesta quinta-feira (28), após uma segunda noite de intensos protestos pelo assassinato de um homem negro na segunda, sob custódia da polícia. Os manifestantes tinham planos de retornar às ruas desta cidade no norte dos Estados Unidos na noite desta quinta para continuar protestando contra a morte de George Floyd, de 46 anos, a mais recente de uma longa série de assassinatos de negros pela polícia. A Casa Branca informou que o presidente Donald Trump estava “muito preocupado” depois de ver as imagens “atrozes e espantosas” do assassinato e que ele exigiu que a investigação recebesse a máxima prioridade. Fonte: Revista Isto é.

TEXTO III

É mais comum do que se pensa. Crianças, mesmo as mais novas, demonstram preconceito e dificuldade para aceitar as diferenças. Além do racismo, é vítima comum da sinceridade cruel da meninada qualquer um que apresente uma característica "estranha" ao seu mundo, como gordinhos ("baleia" e "saco de areia"), os que usam óculos ("quatro-olhos") e os baixinhos ("tampinhas"). Sem falar de portadores de deficiência, gagos, tímidos etc. Folha de São Paulo, 25/11/2007 

TEXTO IV

Estabelecer um conceito sobre algo antes mesmo de conhecer o assunto a fundo é uma defesa do ser humano contra experiências potencialmente arriscadas, sejam quais forem. Mas, ao contrário da impressão geral, preconceito e discriminação não são sinônimos. O preconceito tem a ver com ideias que temos sobre alguma coisa, concebidas no nosso imaginário a partir do que aprendemos na escola, da forma de criação, formação cultural, entre outros fatores. Já discriminação é agir de acordo com esse conceito pré-concebido em sua mente.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
TEMA: COMO RECONHECER OS NOSSOS PRECONCEITOS?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Transitividade verbal

Implícitos e pressupostos