O USO DE MÚSICAS NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR

O uso de músicas, filmes e livros demonstra o repertório sociocultural do candidato e rende pontos na Competência 3. Não é comum encontrar redações que citem músicas e, por isso, seu uso ainda demonstra criatividade por parte do estudante. 

Classe Média

Max Gonzaga

Eu não "to nem aqui"
Se morre gente ou tem enchente em Itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta
Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida

Temáticas: desigualdade social, pobreza, criminalidade, violência urbana, preconceito, conflitos de classes sociais, relações sociais e desemprego.

Nego Drama

Racionais Mc’s

Me vê, pobre, preso ou morto
Já é cultural
Histórias, registros
Escritos
Não é conto
Nem fábula
Lenda ou mito

Temáticas: racismo, desigualdade racial, pobreza, desigualdade social, violência urbana, violência policial, criminalidade e preconceito.

Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)

O Rappa

As grades do condomínio
São pra trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão

Temáticas: opressão, censura , alienação, segurança pública, violência urbana, desigualdade social, discriminação e transformações sociais.

Desconstrução

Tiago Iorc

Quando se viu pela primeira vez
Na tela escura de seu celular
Saiu de cena pra poder entrar
E aliviar a sua timidez
Vestiu um ego que não satisfez
Dramatizou o vil da rotina
Como fosse dádiva divina
Queria só um pouco de atenção
Mas encontrou a própria solidão

Temáticas: depressão, redes sociais, padrões de beleza e estética, solidão, modernidade, e individualismo.

Que País É Este

Legião Urbana

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Temáticas: corrupção, desigualdade social, exploração, alienação, capitalismo, criminalidade e violência.

Até Quando?

Gabriel, O Pensador

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!

Temáticas: desigualdade social, racismo, pobreza, criminalidade, tráfico de drogas, violência policial, violência urbana, capitalismo, opressão e movimento social.

Boa Esperança

Emicida

Por mais que você corra irmão
Pra sua guerra vão nem se lixar
Esse é o xis da questão
Já viu eles chorar pela cor do orixá?
E os camburão o que são?
Negreiros a retraficar
Favela ainda é senzala jão
Bomba relógio prestes a estourar

Temáticas: escravidão, desigualdade racial, racismo, discriminação, pobreza, desigualdade social, pobreza e relações sociais.

Triste, Louca Ou Má

Francisco, El Hombre

Triste, louca ou má
Será qualificada ela
Quem recusar
Seguir receita tal
A receita cultural
Do marido, da família

Temáticas: machismo, violência contra mulher, violência doméstica, sexualidade, discriminação, feminismo, liberdade, padrões de beleza e estética e empoderamento feminino.

Fonte: quero bolsa (modificado).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Transitividade verbal

Implícitos e pressupostos