O QUE CADA ASSUNTO TRAZ? QUAIS REPERTÓRIOS SOCIOCULTURAIS PARA REDAÇÃO?

 1. CONSUMISMO

consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização. Ele está inserido na denominada: “Sociedade do Consumo”, onde ocorre o consumo massivo e desenfreado de bens e serviços que visa, sobretudo, o lucro das empresas e o desenvolvimento econômico.

# Sociedade do Espetáculo & Aceitação Social;

# Redes Sociais;

# Conceito de "loucura", de Foucault;

# Revolução Industrial;

# Consumismo e hipermodernidade de Gille Lipovetsky.

2. COMPETITIVIDADE




# Modo de Produção Capitalista;

# Revolução Industrial;

# Fenômeno intrínseco às sociedades contemporâneas;

Benjamin Franklin foi um intelectual de sua época (1706-1790) e uma frase marcante dele que ultrapassa fronteiras é “Remember that time is money”. 

# Segundo Milton Santos, a "competitividade leva ao emagrecimento moral".


3. CONECTIVIDADE




# Exclusão moderna / exclusão digital;

# 3ª Revolução Industrial;

#  Fenômeno de Pós-verdade;

Existe um mundo onde não há leis, um mundo onde tudo é permitido, e esse é um mundo chamado internet. Algumas pessoas usam a facilidade do anonimato para praticar atos covardes, golpes baixos e insultos, transformando a vida de outras pessoas num verdadeiro inferno. Tudo isso abre espaço para uma polêmica moderna, será que sabemos usar o acesso a conectividade?

# Obra "1984", de George Orwell;

# Ampliação da voz do ator social.


4. IMEDIATISMO



O avanço tecnológico pelo qual o mundo passou nos últimos anos, conduziu os anseios humanos a uma necessidade de satisfação rápida, visto a amplitude de possibilidades disponíveis para tanto. Ademais o desenvolvimento do mercado com a variedade de produtos e formas de atendimento, acentuou esse processo. Contudo nem sempre é possível ficar plenamente realizado e o hábito constante de se ter tudo o que se precisa à mão e de uma forma muito veloz, acabou criando uma profunda dificuldade de se relacionar com as frustrações. Logo é fundamental pensar no comportamento imediatista da sociedade assim como nas consequências disso para os indivíduos e as relações.

# "Modernidade Líquida", de Zigmunt Bauman;
 
# Dificuldade em lidar com frustrações;

# Byung-chul Han "Sociedade do Cansaço";

# Sociedade pós-moderna com grande exigência produtiva.


5. INDIVIDUALISMO


Então vieram outros tempos. Tempos em que o indivíduo tornou-se mais importante do que a massa, porque, enfim, a massa é alguma coisa incaracterística. A massa é apenas a massa. Se morre um indivíduo, com nome e sobrenome, com carteira de identidade, noiva, currículo escolar, aspirações, sonhos de sucesso, isso é uma tragédia e as pessoas todas se comovem com seu destino truncado. Se morre a massa, ninguém morreu porque a massa é incolor. Nestes tempos, os deuses são outros. Nem os deuses com caras humanas, como os gregos antigos, nem o Deus sem cara ou corpo, dos cristãos. O deus agora é a mercadoria e seu templo o supermercado. (Adaptado de BRAF, M. Alguém viu o Natal por aí? In: Carta Capital, 02/01/2014

# Modo de Produção Capitalista;

# "Modernidade Líquida", de Bauman;

# Obras "Era do Vazio"; "Sociedade da Decepção", de Lipovetsky;

# Inferência do mundo digital.


6. SUPERFICIALIDADE



As relações humanas estão superficiais, frias e sem empatia, seja com a família, no trabalho, ou em sociedade. As pessoas se "fecham" em mídias, curtidas, vídeos, tv e Internet, ou seja, cada vez mais longe da verdadeira realidade. A observação da realidade deve ser imparcial e com positividade para que, assim, seja possível ter energia para valorizar, mudar rotas, traçar novos objetivos, pois, quem se mantém sempre "entretido", não vive o presente.

# Era digital;

# Música "Desconstrução", Tiago Iorc;

# Relações "líquidas";

# Sistema capitalista.

7. ASSIMETRIA DE PODER




A noção pura de assimetria se refere a diferenças estruturais, que podem ser naturais ou adquiridas. No sistema internacional, o conceito aparece geralmente associado a conotações negativas, que se traduzem nos famosos diferenciais de poder político ou de poder econômico que separam os países do mundo.

# Lei do mais forte / Igualdade de gêneros?

# Deferência social;

# Abuso de poder;

# Machismo estrutural

8. MEDO



A sociedade atual é modelada pelo medo: medo da fome, medo do desemprego, medo da pobreza, medo do terrorismo, medo da guerra, medo das alterações clima, medo de epidemias e medo de estranhos. Medos de inimigos visíveis e invisíveis, alguns reais e outros criado e impingidos à nossa sociedade. Sob o medo da fome, milhares são obrigados a emigrar, deixando para trás o seu país e, por vezes, a sua cultura, em nome da abundância e prosperidade que nem sempre correspondem à realidade. Sob o medo do desemprego, as pessoas são levadas a aceitar empregos degradantes, tanto para a mente como para o corpo, tornando-se quase escravos dessa parca fonte de rendimentos, que poderá cessar quando já não servir os interesses dos patrões.”

(CIPRIANO, Pedro, A sociedade atual é modelada pelo medo, Nova Águia, número 8)

# "Medo Social", Thomas Hobbes;

# Violência;

# Pandemia;

# Ineficácia do Estado.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Transitividade verbal

Implícitos e pressupostos