Cognatos, skimming e scanning


Resultado de imagem para técnicas de leitura em inglês

Existem diferentes estilos de leituras para diferentes situações. Páginas na internet, romances, livros textos, manuais, revistas, jornais e correspondência são alguns exemplos de leitura que as pessoas fazem todos os dias. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura.

Caro(a) estudante,
Acreditamos que já é do seu conhecimento que há estilos de leituras diferentes para situações diversas. Jornais, revistas romances, manuais, correspondências são leituras diárias das pessoas conforme suas necessidades de informação, trabalho ou lazer. Algumas técnicas podem facilitar a leitura, pois atendem diretamente o objetivo da leitura. Vamos tratar nesta aula dos cognatos e das técnicas skimming e scanning. Continue atento(a).

O que são cognatos?

Cognatos são palavras que, por terem a mesma origem, são parecidas em diferentes idiomas. Assemelham-se na escrita e no significado e têm a mesma raiz.
Veja alguns exemplos de cognatos:
Ar – português
Aire- espanhol
Air – francês
Air – inglês

Chocolate, crime, social, hotel, apartment, violence, responsible, computer são cognatos. Em que os cognatos podem ajudá-lo (a) numa leitura de um texto em inglês?
Ao ler um texto em inglês, procure fazer uso de palavras parecidas como apoio. Elas o(a) ajudarão a descobrir o sentido geral do texto e, consequentemente, o(a) levarão a deduzir o significado das palavras desconhecidas que não são cognatas.
Tenha cuidado, contudo, com os falsos cognatos que, também, derivam do latim ou do grego e que possuem a grafia semelhante ou igual a outras palavras em português, mas cujo sentido é diferente.

Eis alguns exemplos de falsos cognatos:

Actually (adv.) - na verdade, de fato
Application (subst.) - inscrição, registro, uso
Argument (subst.) - discussão
Assist (v.) - ajudar, dar assistência
Confident - (adj.) confiante
Data (subs.) – dados, informações
Fabric (subs.) - tecido
Lunch (subs.) - almoço
Prejudice (subs.)- preconceito
Pretend (v.) fingir

Atividade de Aprendizagem

1. Vamos agora fazer uma atividade para compreender como as palavras cognatas podem ajudar num texto em língua inglesa. Então, leia o texto e sublinhe as palavras cognatas:

Texto 1 - The Smithsonian Institution

The Smithsonian Institution is an independent federal establishment dedicated to public education, basic research, and national service in the arts, science and history. Its 12 museums and the National Zoo possess more than 70 million objects and specimens. About one percent of the total is on public display, with the rest used for research.
Fonte: http://www.fundinguniverse.com/company-histories

a. O texto acima tem cerca de 50 palavras. Quantas dessas palavras são cognatas?
b. O que você consegue extrair do texto considerando estas palavras?
c. Marque a resposta de acordo com o texto apresentado acima:
O que é a ‘Smithsonian Institution’?
(a) Escola (b) Museu (c) Instituto de Educação
d. Quantos objetos o público pode ver no Instituto?
e. Escreva um pequeno texto em português descrevendo o que você compreendeu acerca do texto.

Scanning e skimming

O scanning e o skimming são diferentes estilos de leituras. Se o leitor está procurando por uma informação específica, deve utilizar a técnica scanning. Mas, se esse leitor estiver explorando ou revendo um documento, ele deve usar a técnica skimming.

Scanning

Observando o exercício acima, você pode notar que, ao fazer o levantamento das palavras parecidas, você é capaz de responder as perguntas relacionadas ao texto. No entanto, além de usar os cognatos como um ponto de apoio, outra estratégia aplicada nas questões ‘letra c’ e ‘letra d’ recebe o nome de scanning .
Esta estratégia, como dito anteriormente, consiste numa leitura rápida usada para buscar informações específicas dentro de um texto, sem ler cada palavra. Em outras palavras, ao utilizar a técnica de scanning, o leitor faz uma rápida visualização do texto da mesma forma que um scanner funciona quando “lê” as informações que se encontram na folha de papel que está sendo escaneada. Um scanning ocorre quando você normalmente procura um número em um catálogo telefônico, quando procura datas, quando usa ícones do computador, quando lê somente as manchetes do jornal para buscar o assunto que lhe interessa etc. 

Veja, então, algumas dicas sobre como usar esta estratégia:

a. Leia a pergunta.
b. Decida que tipo de informação você está procurando (ex.: número, data, nome... ).
c. Procure somente essa informação. Não é preciso ler todas as palavras de cada frase.
d. Observe se o autor utiliza indicadores como números, letras, marcadores e palavras como em primeiro lugar, em segundo lugar etc.
e. Procure por palavras em itálico, negrito ou em outra fonte ou de outra cor.

Atividade de Aprendizagem

Vamos agora fazer mais um exercício envolvendo o scanning. Busque apoio das palavras cognatas.

Texto 2 - CHINA’S BOOMING EXPORT BUSINESS

China’s economy is developing at a rapid pace with double-digit growth rates in export business and an expected increase of 40 per cent by 2010. With an estimated trade volume of nearly 2 trillion US dollars in 2006, China handles more cargo than any other country in the world. Given these growth rates, it is not surprising that the Chinese logistics sector increased by more than 12 per cent last year.
In order to support the booming industry, the government is currently investing massively in the country’s infrastructure. Over the next few years, the Chinese government wants to improve and extend the existing road and railway networks as well as maritime harbours and airports.
For transport logistics, Shanghai is one of the most attractive locations in China. It is the second largest city in the country and has good links to the most important industrial regions. And Shanghai is also a modern and welcoming host for visitors and business people from China and around the world.

Com base no texto acima, responda:

1. Qual o país que tem apresentado um grande crescimento econômico?
2. Qual o papel da logística na economia da China?
3. Qual a cidade da China que é vista como um local atrativo?

Skimming

Após “escanear” o documento, você deve usar a técnica de skimming. O termo skimming tem vários significados, mas, originalmente, significa o processo de tirar a nata do leite. Por extensão, skimming também significa o ato de fazer uma leitura rápida de um texto para retirar a sua essência, as suas partes mais importantes, ou seja, em sentido figurado, a sua “nata”.
Desta forma, a técnica de leitura skimming é utilizada para que possamos identificar as principais ideias de um texto, em especial quando temos muito material para ser lido e pouco tempo para fazê-lo.
Bortoletto,(2010), em artigo sobre técnicas de leitura, explica que “diferentemente do scanning, skimming é mais abrangente; exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir ideias e outras habilidades de leitura mais avançadas.”
Ao praticar o skimming, o leitor pode valer-se de algumas estratégias tais como ler primeiramente o título, os subtítulos, a primeira frase de cada parágrafo e as legendas das ilustrações, ou ler o primeiro e último parágrafo.

Resumo
Nesta aula, apresentamos os cognatos. Os cognatos são as palavras parecidas e que ajudam a ter uma ideia sobre o texto. Outra estratégia de leitura estudada nesta aula e que funciona como ferramenta para uma boa compreensão de texto é o scanning. É também uma leitura rápida usada para
detectar informações mais específicas do texto, sem que se precise ler e entender todo o texto. Ela é fácil de perceber. Uma forma que pode direcionar para a sua compreensão se refere às dicas dadas na seção anterior. Basta segui-las para chegar ao objetivo de cada pergunta. Você pôde verificar também que o skimming é uma técnica que exige um conhecimento mais abrangente sobre leitura e maior habilidade para compreensão do texto.
Para fechar esta unidade, é importante você notar que as perguntas dos exercícios acima direcionaram para a busca de determinadas respostas. Nossa sugestão é que você procure ficar atento às palavras parecidas, cognatos.
Elas possibilitam ao leitor ter uma ideia mais geral sobre o texto, permitindo obter as respostas necessárias quando um exercício envolver as estratégias conhecidas como skimming e scanning.

Brainstorming: uma tempestade de ideias

Olá!
Nesta aula teremos algumas atividades aplicadas a textos da área de logística. A estratégia de leitura que você irá usar agora é o brainstorming . A aula a seguir tratará desta estratégia.
Iniciaremos com uma atividade prática de texto.

Atividade de Aprendizagem

1. Com a turma, discuta as seguintes questões:
a. Você conhece a palavra business? O que este termo significa em português?
b. Faça uma lista de palavras e expressões relacionadas à área de BUSINESS e dê o seu significado ou definição.

Estratégia de Leitura: Brainstorming

Para realizar a atividade acima, você utilizou uma técnica chamada brainstorming (tempestade de ideias), uma associação livre de ideias a partir de uma ou mais palavras. É utilizada de forma consciente ou inconsciente quando se tenta descobrir significados e para isso ativamos o nosso conhecimento prévio adquirido ao longo da vida. Ao lermos um texto, visualizamos primeiramente o título. Este desperta o interesse de quem lê e costuma resumir a ideia central do texto. A partir do título, já podemos imaginar aquilo que será tratado e conseguimos reunir informações que já temos armazenadas sobre aquele tema por meio da experiência e conhecimentos anteriores.

Atividade de Aprendizagem

Agora vamos praticar mais um pouco de leitura e compreensão textual. Leia o texto a seguir e responda as perguntas referentes a ele.

Texto 1 - BUSINESS
Now let us take a look at how another author describes the word business. In the book you’re in business! Building Business English Skills, John Thomas French defines business in different ways. First, business is defined as a human activity related to material things, which is necessary for civilization. Then he presents another definition: business is the activity of producing and distributing goods and services and it is found in all societies, even the simplest ones. According to this writer, business may include the production of goods (making airplanes, building buildings, constructing paper boxes), and it can provide the financing for the activities of production (the securing of capital for business activities:
lending money, trading stocks and bonds, and selling insurance policies). Finally, he expands its meaning by saying that other forms of business include merchandising, i.e. the selling of products, and providing services such as accounting, distributing and repair.
Source: French,J.T. You’re in business!Building English Skills. Reading, Mass:Addison-Wesley Publishing Company, 1984.p.3

Concentrando-se também nas palavras cognatas, leia o texto novamente prestando atenção aos detalhes e responda as seguintes questões.

a. Qual o nome do livro de John Thomas French citado no texto?
b. Quais são as duas principais definições que ele faz da palavra business?
c. Em que tipo de sociedades nós podemos encontrar negócios?
d. O que os negócios incluem e fornecem?
e. Como o autor define merchandising?

Resumo
Em poucas palavras, quando se lê um texto, a estratégia de leitura brainstorming (tempestade cerebral), unida aos cognatos, skimming e scanning que fazem parte do inglês instrumental, permite identificar e pensar a respeito daquilo que já se conhece sobre um determinado assunto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Transitividade verbal

Implícitos e pressupostos