Conhecendo um pouco sobre o inglês instrumental

Resultado de imagem para ingles instrumental
O que é inglês instrumental? Como surgiu? 
O inglês instrumental é o nome que damos, aqui no Brasil, a uma proposta também conhecida mundialmente como: “English for Specific Purposes” (E.S.P), que traduzindo significa: “inglês para fins específicos”. Essa é uma área de estudo da língua inglesa para atender um determinado setor profissional. Um exemplo comum dessa abordagem de ensino é o ‘inglês para negócios’, também conhecido como Business English, o qual existe para atender a empresários, executivos e outros profissionais.

O que o inglês instrumental tem de diferente quando comparado ao inglês já conhecido e/ou estudado em escolas regulares e/ou curso de idiomas?

Inicialmente, essa é uma forma de ensinar e aprender a língua inglesa, com vistas a que você desenvolva a habilidade de ler e entender textos em inglês, usando estratégias específicas de leitura, e que surgiu com a necessidade de promover uma aprendizagem mais rápida e eficaz em uma determinada área profissional e em outros contextos pessoais. 
Aqui no Brasil, de um modo geral, inglês instrumental pode ser compreendido como uma abordagem de ensino e aprendizagem da língua inglesa, que trata o inglês com um foco mais técnico e científico e/ou de caráter geral. O foco desta disciplina é permitir que o/a estudante leia e compreenda textos em inglês de uma área específica, fazendo uso de estratégias que normalmente já são utilizadas em textos na sua própria língua, acrescentando-as a outras mais próprias dessa disciplina.

• E a gramática? Como fica? 

A gramática não é excluída. Ela é sim um aspecto que também vamos estudar nesta disciplina, porém com uma diferença: 

• O estudo da gramática restringe-se a um mínimo necessário e normalmente é aplicado e associado ao (con) texto. Não há uma exposição de muitas regras ou normas. Certo? Já que estamos falando em leitura e compreensão de texto, vamos agora dedicar um pouco desta aula para tratar dos níveis de compreensão textual existentes, os quais são classificados em três tipos: 
I - Compreensão geral do texto 
É uma leitura rápida, pela qual você poderá captar somente informações básicas e genéricas do texto. O foco nesse tipo de compreensão é o assunto do texto. 
II - Compreensão dos pontos principais do texto 
Trata a leitura com uma maior atenção às informações principais do texto. 
Você, enquanto lê, dedica uma atenção maior a cada parágrafo para identificar aspectos específicos que normalmente lhe possam interessar. 
III - Compreensão detalhada 
Há uma profunda atenção a detalhes do texto. É um tipo de leitura que toma mais tempo. Como estamos tratando de compreensão textual, vamos conhecer agora uma estratégia de leitura utilizada pelo inglês instrumental e conhecida como SKIMMING. Esta técnica significa ler ou examinar superficialmente, permitindo rapidez e maior eficiência na leitura de textos. Durante a sua aplicação, você pode ler o texto somente para descobrir o assunto principal abordado pelo autor. É uma atividade de leitura de compreensão geral e requer uma visão global do texto. Não há preocupação com o significado de todas as palavras que são apresentadas. Contudo, há mais atenção voltada para o sentido geral do texto. Fazendo uso desta técnica, normalmente você atenta para o título, subtítulo, legendas, ilustrações, cognatas etc. 

Resumo 
O inglês instrumental é uma área de estudo que foca uma determinada habilidade linguística. As quatro habilidades existentes são: ouvir, falar, ler e escrever. O inglês instrumental é um processo que auxilia, dando dicas facilitadoras para ler e entender um texto em inglês. A gramática precisa sim ser estudada, mas de um modo mais simples e mais aplicada ao texto para uma compreensão cada vez melhor. Entre as técnicas utilizadas pelo inglês instrumental temos o skimming. O skimming é uma leitura rápida que se faz do texto para somente saber o assunto abordado. É uma visão mais geral do texto. Para um melhor entendimento de como funciona esta técnica, através de um texto na língua portuguesa, realize a seguir um exercício envolvendo a técnica skimming.

Atividade de Aprendizagem: 

Leia o texto abaixo e responda: 

Texto 1  
880 milhões de analfabetos 
A Organização para Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (Unesco) afirma que 20% da população mundial nunca foi à escola. São homens e mulheres que não sabem escrever o próprio nome. (Nova Escola, Junho/Julho de 2000, p. 36) 

1. Qual é o assunto geral abordado no texto?
2. Qual informação apresentada no texto que você consideraria como um ponto principal? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Transitividade verbal

Implícitos e pressupostos